A importância da qualidade da água para a sua saúde

Saiba os cuidados que devemos ter com a qualidade da água

Publicado por Cristiane | 17 de janeiro de 2019

Atualizado em 14 de maio de 2021

É fundamental que você conheça a importância da qualidade da água, pois assim você ficará ainda mais atento ao seu corpo e à sua saúde. Quando a água está limpa e adequada para o uso, você pode desfrutar de um melhor funcionamento corporal, como:

  • A água é fundamental na eliminação de substâncias tóxicas do organismo, via urina;
  • Ela atua na regulação da temperatura corporal. Quando o clima está muito quente, o corpo começa a produzir e liberar suor. Quando este entra em contato com a pele, ele evapora e resfria o corpo;
  • Outra importância da qualidade da água é que, ao ingeri-la, você está contribuindo para o funcionamento adequado dos seus olhos, pois evita o ressecamento e realiza a limpeza das córneas;
  • As membranas que envolvem todo o sistema nervoso são lubrificadas pelo liquor, que é rico em água. Os fluidos presentes nas articulações protegem os ossos do atrito e também são compostos por água.

Ou seja: para um corpo forte, saudável e com bom funcionamento do organismo, beba somente água purificada.

Importância da hidratação

A importância da qualidade da água também pode ser vista sob a ótica de uma hidratação adequada, pois um adulto deve ingerir, em média, dois litros de água todos os dias para que seu corpo funcione adequadamente. Além de beber, você também pode ingerir água comendo alimentos onde ela esteja presente em grande quantidade, como frutas e verduras.

A quantidade de água que uma pessoa precisa tomar por dia também varia de acordo com as atividades que ela realiza no dia e o seu estado de saúde atual. Quando o corpo humano está desidratado, ele costuma apresentar alguns sinais, como:

  • Sede;
  • Boca seca;
  • Lábios rachados;
  • Urina mais escura.

Lembre-se que seu organismo pode ficar bastante tempo sem comida, mas não sem água. Então, não esqueça de se hidratar corretamente todos os dias, principalmente em dias mais quentes e em que você pratique exercícios físicos.

mulher jovem bebendo água
Não espere sentir sede para beber água

Quatro benefícios da água tratada para a sua saúde

1. Melhora o funcionamento do sistema gastrointestinal

O funcionamento do seu intestino e sua absorção de nutrientes é mais eficaz quando a ingestão de água é feita de maneira regular. Se você tem problemas relacionados ao trânsito intestinal, por exemplo, é importante que você verifique se você está bebendo água suficiente.

2. Aumenta a disposição para o dia a dia

Beber água é indispensável por diversos motivos, incluindo o bom funcionamento do seu organismo, o que inclui o seu cérebro e a sua musculatura. Então, quando você não consome água de maneira adequada, acaba se sentindo mais cansado e com pouca vitalidade muscular.

Com isso, a manifestação de dores de cabeça se tornam frequentes, por exemplo, como um dos sintomas de má hidratação do seu cérebro. Então, se você deseja estar sempre bem disposto, tome água todos os dias na quantidade adequada.

3. Regula o funcionamento do sistema renal

Seus rins precisam de bastante água para funcionar. Quando o consumo desse líquido fica abaixo do normal, existem chances reais de formação de cálculos, principalmente quando essa água não é adequada para o consumo humano.

4. Deixa a pele, unha e cabelos brilhantes e bonitos

A água também é uma forte aliada do seu visual. Além de hidratar as células da sua pele, deixando-a mais saudável e bonita, a água também auxilia no crescimento e no fortalecimento das suas unhas e dos seus cabelos.

Cuidados que devemos ter com a água

Como vimos, a maior parte do corpo de uma pessoa é composta de água, o que a torna essencial para o funcionamento adequado. Entretanto, se ela não for de boa qualidade, pode acabar transmitindo várias doenças. Por isso, é essencial que você tenha sempre em mente a importância da qualidade da água.

Por mais que a água chegue tratada na sua casa, é recomendável que você a filtre antes de bebê-la. Para facilitar o processo de filtração da água e contar com qualidade para alcançar todos os benefícios mencionados até aqui, a melhor opção é apostar num purificador. Além de garantir uma água potável e sem impurezas, o aparelho é prático e pode ser utilizado com bastante facilidade.

Com um purificador instalado em sua casa, toda a água que você utiliza em seu dia a dia estará nas condições ideais para consumo. O aparelho é muito eficiente no controle de bactérias, de impurezas e até na redução do cloro da água.

Atualmente, existem vários modelos de purificadores e você pode escolhê-los conforme a sua necessidade, desde equipamentos que trabalham na refrigeração da água até aparelhos com design elaborados para se encaixar perfeitamente em sua decoração. O mais importante é que você controle o que consome e que aplique esse hábito em todos os lugares que frequenta.

purificador de água consul instalado sobre bancada
O purificador oferece água pura e fresca a qualquer hora

Além de aparelhos específicos para a sua casa, você também pode encontrar modelos para o ambiente corporativo. Em seu trabalho, o consumo de água também merece atenção, afinal também tem ligação direta com sua saúde. Basta encontrar o modelo que mais combina com sua empresa e investir na qualidade da sua saúde e de seus colaboradores.

Aposte em um purificador de água

Depois de entender todos os benefícios em sua saúde, é preciso colocar o plano em prática para aproveitar ao máximo as vantagens da água saudável. Na Frigelar, você encontra aparelhos purificadores de água que são perfeitos para a sua casa e/ou empresa.

Conheça os modelos e escolha o que combina mais com você. Se preferir, você pode continuar navegando no nosso blog e conhecer mais dicas e vantagens que podem mudar o seu conceito de bem-estar.


Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!