O que é o Selo Procel?
Publicado por Cristiane | 24 de março de 2020
Atualizado em 15 de março de 2023
Combate ao desperdício de energia: esse é o assunto principal que abordaremos no artigo de hoje. Mais do que economia de dinheiro, o Selo Procel existe para ajudar o consumidor a entender quais aparelhos têm melhor eficiência energética.
Por isso, hoje vamos entender melhor o que esse selo significa e dar mais um passo rumo ao consumo cada vez mais consciente de energia. Veja:
Entendendo mais sobre o Selo Procel
O Selo Procel é uma das iniciativas do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica para incentivar a economia de energia no país. A etiqueta funciona como uma sinalização para o consumidor e tem a finalidade de destacar os eletrodomésticos mais econômicos do mercado.
A sua criação tem “o objetivo de estimular a disponibilidade, no mercado brasileiro, de equipamentos cada vez mais eficientes.” Pensando nisso, o programa estabeleceu índices de consumo de energia e desempenho de eletrodomésticos, entregando o selo apenas para os equipamentos do mercado que atingem esses índices pré-estabelecidos.
Desta forma, o Selo Procel é um jeito de ajudar o consumidor a adquirir um novo equipamento eficiente, contribuindo, também, para o consumo sustentável de energia, economia de luz mensal e, por consequência, à sustentabilidade do planeta.
Classificação de eficiência
Quem já é familiarizado com o Selo Procel sabe que ele tem diferentes classificações de energia. Quem não conhece ainda, vai descobrir aqui.
Mesmo após receber o selo de eficiência, cada equipamento também recebe uma classificação dentro do sistema do Selo Procel. Essa classificação ocorre através de conceitos distribuídos por letras de A a G.
Cada equipamento, após uma série de testes com supervisão do Inmetro, recebe um conceito de acordo com a sua eficiência no consumo de energia. Quanto mais próximo da letra A, mais eficiente, quanto mais próximo da letra G, menos eficiente (e maior o gasto de energia).
O resultado desse programa é imensurável em termos de benefícios para o bolso dos consumidores e para o planeta. Todo ano, o site divulga um relatório com dados importantíssimos: para ter uma ideia, só em 2018, a economia de energia chegou a 23 bilhões de kWh, equivalente ao consumo anual de 12,12 milhões de residências. Veja todo o relatório.
Outras formas de economizar energia
Mais do que escolher um equipamento com Selo Procel A, também vamos dar outra dica legal para você: na hora de comprar um ar-condicionado, escolha um com tecnologia inverter. Esse tipo de equipamento pode economizar até 60% de energia se comparado aos modelos tradicionais.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.