O que é o Selo Procel?

Combate ao desperdício de energia: esse é o assunto principal […]

Publicado por Frigelar | 24 de março de 2020

Atualizado em 25 de setembro de 2020

Combate ao desperdício de energia: esse é o assunto principal que abordaremos no artigo de hoje. Mais do que economia de dinheiro, o selo procel existe para ajudar o consumidor a entender quais aparelhos têm melhor eficiência energética e controlar o uso de eletricidade no mundo. Por isso, hoje vamos entender melhor o que esse selo significa e dar mais um passo rumo ao consumo cada vez mais consciente de energia. Preparados?

Entendendo mais sobre o selo Procel

Bom, primeiramente, vamos responder à pergunta que dá título a esse artigo: o que é o Selo Procel? Com informações diretas do site oficial do programa, fica mais fácil entender, garantindo veracidade de conteúdo. Instituído por Decreto Presidencial em 8 de dezembro de 1993, o Selo Procel significa “Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica”. 

A sua criação tem “o objetivo de estimular a disponibilidade, no mercado brasileiro, de equipamentos cada vez mais eficientes.” Pensando nisso, o programa estabeleceu índices de consumo de energia e desempenho de eletrodomésticos, entregando o selo apenas para os equipamentos do mercado que atingem esses índices pré-estabelecidos. 

Desta forma, o selo procel é um jeito de ajudar o consumidor a adquirir um novo equipamento eficiente, contribuindo, também, para o consumo sustentável de energia, economia de luz mensal e, por consequência, à sustentabilidade do planeta. 

O consumo de energia e o selo Procel

Classificação de eficiência

Quem já é familiarizado com o Selo Procel, sabe que ele tem diferentes classificações de energia. Quem não conhece ainda, vai descobrir aqui com a gente. Mesmo após receber o selo de eficiência, cada equipamento também recebe uma classificação dentro do sistema do Selo Procel. 

Essa classificação ocorre através de conceitos distribuídos por letras de A a G. Cada equipamento, após uma série de testes com supervisão do InMetro, recebe um conceito de acordo com a sua eficiência no consumo de energia. Quanto mais próximo da letra A, mais eficiente, quanto mais próximo da letra G, menos eficiente (e maior o gasto de energia). 

O resultado desse programa é imensurável em termos de benefícios para o bolso dos consumidores e para o planeta. Porém, todo ano o site divulga um relatório com dados importantíssimos que essa atitude traz para todos nós. Para quantificar e mostrar isso para vocês, nós trouxemos o link do último relatório divulgado até a produção deste artigo, tendo como base os dados de 2018. Para termos uma pequena noção, lá vemos que a economia de energia chegou a 23 bilhões de kWh, equivalente ao consumo anual de 12,12 milhões de residências. Impressionante, não é?

Para ver todo o relatório (e de outros anos anteriores também), basta acessar aqui

Outras formas de economizar energia

Mais do que escolher um equipamento com selo procel A, também vamos dar outra dica legal para você: na hora de comprar um ar-condicionado, escolha um com tecnologia inverter. Esse tipo de equipamento pode economizar até 60% de energia se comparado aos modelos tradicionais. Confira algumas opções dos modelos aqui

Acesse nossas redes sociais e fique ligado em mais dicas e promoções

Agora que você checou essas dicas especiais, é hora de se conectar com a gente. Abaixo você consegue acessar nossas redes clicando em cada link. Vemos vocês por lá! 

Blog

Facebook

Instagram

Veja também!

Como resfriar rapidamente um ambiente com ar-condicionado

Entenda mais sobre as funcionalidades do aparelho e como ajudá-lo a gelar mais

Continue Lendo...

Turbine o seu ventilador para resfriar um ambiente rapidamente

Até mesmo a forma como se posiciona o aparelho influencia na sua capacidade de reduzir a sensação térmica

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!