O que é o Selo Procel?

Criado em 1993, o Selo Procel ajuda o consumidor a entender quais aparelhos têm melhor eficiência

Publicado por Cristiane | 24 de março de 2020

Atualizado em 15 de março de 2023

Combate ao desperdício de energia: esse é o assunto principal que abordaremos no artigo de hoje. Mais do que economia de dinheiro, o Selo Procel existe para ajudar o consumidor a entender quais aparelhos têm melhor eficiência energética.

Por isso, hoje vamos entender melhor o que esse selo significa e dar mais um passo rumo ao consumo cada vez mais consciente de energia. Veja:

Entendendo mais sobre o Selo Procel

O Selo Procel é uma das iniciativas do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica para incentivar a economia de energia no país. A etiqueta funciona como uma sinalização para o consumidor e tem a finalidade de destacar os eletrodomésticos mais econômicos do mercado. 

A sua criação tem “o objetivo de estimular a disponibilidade, no mercado brasileiro, de equipamentos cada vez mais eficientes.” Pensando nisso, o programa estabeleceu índices de consumo de energia e desempenho de eletrodomésticos, entregando o selo apenas para os equipamentos do mercado que atingem esses índices pré-estabelecidos. 

Desta forma, o Selo Procel é um jeito de ajudar o consumidor a adquirir um novo equipamento eficiente, contribuindo, também, para o consumo sustentável de energia, economia de luz mensal e, por consequência, à sustentabilidade do planeta. 

torre de energia
O uso consciente de energia é um dos objetivos para garantir a sustentabilidade

Classificação de eficiência

Quem já é familiarizado com o Selo Procel sabe que ele tem diferentes classificações de energia. Quem não conhece ainda, vai descobrir aqui.

Mesmo após receber o selo de eficiência, cada equipamento também recebe uma classificação dentro do sistema do Selo Procel. Essa classificação ocorre através de conceitos distribuídos por letras de A a G.

Cada equipamento, após uma série de testes com supervisão do Inmetro, recebe um conceito de acordo com a sua eficiência no consumo de energia. Quanto mais próximo da letra A, mais eficiente, quanto mais próximo da letra G, menos eficiente (e maior o gasto de energia). 

O resultado desse programa é imensurável em termos de benefícios para o bolso dos consumidores e para o planeta. Todo ano, o site divulga um relatório com dados importantíssimos: para ter uma ideia, só em 2018, a economia de energia chegou a 23 bilhões de kWh, equivalente ao consumo anual de 12,12 milhões de residências. Veja todo o relatório.

Outras formas de economizar energia

Mais do que escolher um equipamento com Selo Procel A, também vamos dar outra dica legal para você: na hora de comprar um ar-condicionado, escolha um com tecnologia inverter. Esse tipo de equipamento pode economizar até 60% de energia se comparado aos modelos tradicionais.

Acesse nossas redes sociais:

Facebook

Instagram

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!