Problemas com a exposição da condensadora no ar

Entenda como o excesso de sol na condensadora dificulta o seu desempenho e aumenta o consumo

Publicado por Frigelar | 21 de fevereiro de 2022

Atualizado em 19 de outubro de 2022

Adquirir um ar-condicionado pode ser um pouco mais complexo do que parece. Não basta só comprar e instalar o aparelho, mas você também deve ter consciência na hora de escolher a potência do seu ar e também pensar bem no local que vai instalá-lo. Se você apenas instalar o aparelho sem pensar no local mais adequado, pode ter problemas com a exposição da condensadora no ar-condicionado. Isso pode ter um maior consumo de energia e ainda exigir um desempenho desnecessário.

Não basta escolher o ar-condicionado pensando na sua potência de BTUs, antes mesmo disso você deve pensar no local que irá fazer a instalação do aparelho. Sempre é recomendado que o aparelho não fique exposto ao sol e, de preferência, fique em lugares mais arejados. Mas você sabe o porquê dessas dicas e recomendações? Vamos te explicar o que acontece.

As dificuldades que o sol pode causar à condensadora:

Instalar o ar-condicionado em algum lugar que o deixe exposto ao sol pode prejudicar bastante o seu desempenho e exigir que consuma mais energia do que o normal. O sol quente na condensadora do ar irá dificultar o seu processo de refrigeração e o seu aparelho vai precisar de mais potência para atingir a temperatura desejada por você.

Nessa situação, a condensadora tem mais dificuldade para expulsar o calor que faz nela, e será mais demorado e difícil para ela refrigerar o esperado. Com essa mesma lógica, isso também se aplica em situações que o seu ar-condicionado seja instalado em lugares abafados, como a garagem de casa, por exemplo.

Lugares fechados como garagem e dispensa, vão aquecer durante o dia e manter o local abafado, sendo ainda mais complicado para o ar-condicionado expulsar o calor do ambiente e liberar sua refrigeração no cômodo.

O seu ar-condicionado sofrendo com a exposição a luz solar, vai precisar que o mesmo seja mais exigido e o seu motor trabalhe ainda mais. Isso vai necessitar mais potência e a consequência disso será uma refrigeração mais demorada, além de um aumento na sua conta de luz, devido a um maior consumo de energia.

Mas como eu posso resolver isso?

Telhado para proteger a condensadora do ar-condicionado.

Caso o seu ar-condicionado já esteja instalado em algum local que a condensadora fique exposta ao sol, uma solução para você corrigir esse problema é construir um telhadinho em cima do aparelho. Com essa proteção na condensadora contra a luz solar, você consegue diminuir o excesso de calor no ar-condicionado e ele terá um desempenho melhor para refrigerar a sua casa.

Vale lembrar que, mesmo construindo um telhadinho ou toldo para proteger o seu ar-condicionado do sol, você ainda deve cuidar para que as entradas e saídas de ar não sejam trancadas. É importante que elas fiquem livres para respirar e facilitar o seu funcionamento.

Caso você realmente precise instalar o ar-condicionado em um local abafado ou que acabe ficando exposto ao sol, você pode pensar em comprar um aparelho com uma potência de BTUs maior do que o necessário. Isso é recomendado pois a luz solar irá exigir mais potência do seu aparelho.

E se você ainda não tem o seu ar-condicionado e pretende comprar com as nossas dicas, lembre-se também que na Frigelar você pode contratar nossos profissionais da AGYX para realizarem o serviço de instalação do seu aparelho.

A AGYX é uma empresa especializada em instalação e manutenção de ar-condicionado. Possui uma rede de profissionais altamente capacitados, oferece um serviço com agendamento e disponibiliza até seis meses de garantia do seu trabalho.

E na procura de um novo aparelho de ar-condicionado, aqui na Frigelar você encontra diversos modelos que irão transformar a sua casa. Confira as nossas ofertas no site, no aplicativo e nas nossas lojas!

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!