Dutos de ar do ar-condicionado: por que limpar?

Entenda porque é tão importante fazer a limpeza regular nos dutos de ar dos seus aparelhos

Publicado por Frigelar | 5 de abril de 2022

Atualizado em 19 de outubro de 2022

Se nas nossas casas o ar-condicionado já se tornou um aparelho de grande necessidade, ele ganhou ainda mais relevância nos ambientes empresariais, comerciais e setores em escritórios. Não apenas pelo conforto, mas o ar-condicionado se tornou indispensável pela circulação do ar em ambientes com um grande número de pessoas. Por isso é sempre importante manter limpo os dutos de ar do seu aparelho.

Além de refrigerar o ambiente, o ar-condicionado também acaba auxiliando na circulação e filtra o ar que respiramos. Diferentemente do split, os aparelhos em edificação com locais amplos possuem dutos. É através desses dutos que passa todo o ar que refrigera os ambientes nesses locais.

Mas por que fazer a limpeza dos dutos?

Como o ar-condicionado é responsável por filtrar o ar do ambiente refrigerado, é importante ressaltar que os dutos acabam acumulando todas as impurezas, bactérias e ácaros que circulam pelo local.

Essa sujeira armazenada dentro dos dutos, com o passar do tempo, vai acabar circulando junto com o ar no seu ambiente de trabalho, e vamos respirar essas bactérias. Pessoas com alergias e problemas respiratórios podem sofrer ainda mais com esse ar circulando no local.

Além dos problemas respiratórios e as doenças que esse ar pode trazer para o ambiente, você também irá perceber uma queda de desempenho do aparelho. Será perceptível a dificuldade que o aparelho terá para refrigerar o local, peças sendo comprometidas, além de exigir uma maior potência e, consequentemente, um maior gasto de energia.

Problemas que indicam sujeira nos dutos:

Água pingando

Se você perceber um pinga-pinga de água no seu ar-condicionado, é recomendado procurar um técnico e descobrir o problema o mais breve. Esse fato nunca é algo normal, então é bom você sempre ficar atento e procurar uma manutenção o quanto antes para não comprometer a vida útil do aparelho.

Dificuldade de ventilação

Uma dificuldade na ventilação do aparelho é outro grande indício de que algo está errado. Se você reparar que o seu ar-condicionado está demorando mais a resfriar o ambiente ou está gelando menos, pode ser um sinal de que tem sujeira impedindo a circulação nos dutos. O acúmulo de sujeira nos dutos do aparelho pode entupir e impedir uma melhor circulação do ar.

Consumo de energia

Em consequência da dificuldade de ventilação, o consumo de energia do aparelho é outro indício de problemas. Justamente por estar com dificuldades em refrigerar o ambiente, o ar-condicionado acaba exigindo uma potência maior do que o normal e, consequentemente, aumentará o seu consumo de energia.

Problemas respiratórios

Com o acúmulo de bactérias, sujeiras e micro-organismos que ficam armazenados nos dutos do aparelho, o ar que circula no ambiente acaba sendo prejudicial a saúde. Pessoas com problemas respiratórios como asma, bronquite, sinusite e rinite, são as primeiras a sentirem a diferença do ar e acabam alertando algum problema no local.

Sujeira acumulada na saída dos dutos de ar.

Para fazer a manutenção e limpeza dos dutos, é sempre recomendado que você procure o auxilio e serviços de profissionais especializados para esse trabalho. Fazer essa manutenção de forma adequada é muito importante para que não comprometa ainda mais a vida útil do aparelho.

E garantindo mais segurança, você tem a opção de contratar os serviços da Agyx, que é uma empresa com profissionais especializados em manutenção, instalação e limpeza do seu ar-condicionado. A Agyx oferece toda a qualidade, confiança e suporte técnico que você precisar para os seus aparelhos.

Aqui na Frigelar você encontra as melhores marcas e modelos de ar-condicionado e sempre com as melhores ofertas do mercado. Confira as ofertas no nosso site, no APP e nas nossas lojas!

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!