Por que optar por válvula de expansão eletrônica?

Os diferenciais da válvula de expansão eletrônica e como ela pode melhorar os compressores

Publicado por Frigelar | 10 de agosto de 2022

Atualizado em 23 de setembro de 2022

Eficiência e precisão são pontos sempre relevantes quando se procura uma boa válvula de expansão. Mas é possível encontrar essas características com menos investimentos em equipamentos para o sistema de frio, além de facilidade para instalação? A resposta é sim! As válvulas de expansão eletrônicas podem oferecer todas essas vantagens.

As válvulas de expansão eletrônica Full Gauge Controls são utilizadas de maneira segura e confiável em equipamentos de alta eficiência. Isso permite aumentar a vida dos compressores no frio alimentar ou sistemas de climatização. Seu grande diferencial é a ótima performance e economia de energia elétrica, além de fácil instalação e configuração.

Por outro lado, sabe-se que o valor do superaquecimento pode impactar fortemente no tempo necessário de compressor ligado. E, consequentemente, isso também provocaria o aumento do consumo de energia do sistema de refrigeração. Neste caso, refere-se à utilização de uma válvula termostática.

E se tratando da válvula termostática, existe a necessidade de um técnico para fazer o monitoramento e a regulagem manual. Já na válvula eletrônica não há essa dependência, o que garante um sistema de refrigeração mais estável. Esse é um dos principais diferenciais entre uma válvula eletrônica para uma válvula termostática.

Impacto da válvula termostática x válvula eletrônica

Quando utilizado um controlador tradicional de temperatura em conjunto com uma válvula termostática, o ajuste do superaquecimento acaba dependendo da ação de um técnico. Este especialista vai efetuar o monitoramento da câmara fria e ainda fazer a regulagem manual do superaquecimento.

A temperatura externa na qual está exposto o condensador também impacta na performance do controle de superaquecimento. Desta forma, a amplitude térmica presente em determinadas regiões do país ou as próprias estações do ano, reduzem a eficiência do sistema de refrigeração.

Quando aplicado uma válvula de expansão eletrônica no mesmo sistema de refrigeração, o superaquecimento se mantém estável. Isso, mesmo com a variação da temperatura no ambiente do condensador.

A Válvula de Expansão Eletrônica da Full Gauge Controls

Linha Valex

A linha Valex da Full Gauge Controls conta com instrumentos compactos que oferecem soluções completas.

A Full Gauge Controls disponibiliza ao mercado a linha Valex, composta por dois modelos de drivers para comandar válvulas de expansão eletrônica para as capacidades mais usuais em sistemas de refrigeração:

VX-1025E plus Com controle unipolar de até 500 passos;

VX-1050E plus Com controle bipolar de até 6500 passos configuráveis.

Ambos drivers se conectam a modelos de vários fabricantes válvulas.

Os controladores VX-1025E plus e VX-1050E plus possuem recursos que permitem ajuste dinâmico do grau de superaquecimento útil, mesmo em condições de distúrbios ou variações de carga. Uma malha de controle PID em tempo real, corrige alterações no superaquecimento e, as válvulas eletrônicas, não possuem seu desempenho comprometido por variações de pressão.

Mas vale lembrar que VX-1025E plus e VX-1050E plus são apenas os controladores e as válvulas não vêm inclusas. Para selecionar suas válvulas e saber qual o modelo ideal para a sua instalação, você pode baixar o APP FG Toolbox. Nele há uma ferramenta para seleção de válvulas chamada VEE Selector. O aplicativo está disponível gratuitamente na “loja de aplicativos” do seu celular.

Você encontra os controladores no site da Frigelar, onde pode encontrar o ideal para a sua necessidade. Confira aqui os controladores da Full Gauge!

Controlador Full Gauge TC900E Power.

A linha Valex da Full Gauge Controls conta com instrumentos compactos e integrados que oferecem uma solução completa, sendo totalmente configurável para controle de diversos modelos de válvulas de expansão eletrônica. Além de controle de superaquecimento, garantem a temperatura ambiente, degelos, pressão, ventilação, iluminação e alarmes.

Ou seja, estes produtos substituem o controlador ou termostato da instalação, pois são responsáveis pelos processos de refrigeração, além do fluxo de líquido.

Os instrumentos da linha Valex também recebem informações do transdutor de pressão e faz o recolhimento “pump down”. Assim, acaba não necessitando mais de um pressostato mecânico para esse procedimento, tudo isso através de programações configuradas pelo usuário técnico.

A possibilidade de gerenciamento e monitoramento através do software Sitrad Pro também é outro ponto de destaque. Desta forma é possível controlar as instalações a distância, alterar parâmetros, gerar relatórios e muitos mais, tudo através da internet.

Válvulas de Expansão Eletrônica e Fluidos Refrigerantes

Os instrumentos da linha Valex da Full Gauge Controls são compatíveis com 23 tipos de fluidos refrigerantes, incluindo R290 e R600a. A seleção do gás deve ser feita nas configurações do controlador antes do “start up” da instalação.

Sobre o controle do fluido refrigerante dentro do sistema de refrigeração, o drive recebe informações do transdutor de pressão e sensor de temperatura. Com essas informações é possível tomar as decisões para o melhor posicionamento e alto rendimento no sistema, obedecendo as configurações do superaquecimento conforme projeto do cliente e instalador.

Este e outros produtos da marca, você encontra na Frigelar e sempre com as melhores ofertas do mercado. Aqui você pode ficar por dentro de todas as opções de produtos, peças e ferramentas para refrigeração. Nos acompanhe no site, no APP ou visite alguma de nossas lojas.

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Como Fazer a Limpeza em Liquidificadores com Design Prático

Saiba como fazer a limpeza em liquidificadores de forma adequada e prática, além de garantir seu alto desempenho e durabilidade.

Continue Lendo...

Escolhendo a Chaleira Elétrica que Combina com seu Estilo de Vida

Saiba como analisar as melhores opções enquanto estiver escolhendo a chaleira elétrica ideal para a sua casa.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!