Quais produtos colocar em uma câmara fria?

Você sabe quais produtos são mais indicados para armazenar em uma câmara fria? Confira dicas para estocar seus itens da melhor forma.

Publicado por Frigelar | 28 de fevereiro de 2023

Atualizado em 12 de julho de 2023

A refrigeração de produtos e alimentos são essenciais em diversos setores. Embora o freezer e os expositores possam ser ótimos em algumas aplicações, nem sempre são os mais indicados, por conta do espaço, capacidade de estocagem e do consumo de energia. Assim, as câmaras frias podem se tornar os equipamentos mais indicados para o seu estabelecimento. Mas quais produtos colocar em uma câmara fria?

Nesse conteúdo vamos abordar os tipos de produtos que podem ser armazenados em uma câmara fria e algumas vantagens na comparação com freezers e expositores verticais. Confira:

O que é uma câmara fria?

Antes de tudo, vamos explicar rapidamente o que é uma câmara fria.

A câmara fria é uma estrutura refrigerada com temperatura controlada, utilizada para armazenar alimentos, bebidas, medicamentos e outros produtos que precisam ser mantidos a uma temperatura específica.

Elas são equipadas com um sistema de refrigeração que mantém a temperatura constante, protegendo os produtos contra a degradação e a proliferação de bactérias. As câmaras frias são amplamente utilizadas em supermercados, padarias, bares, restaurantes, indústrias alimentícias, centros de distribuição e indústrias farmacêuticas para garantir a qualidade e a segurança dos produtos armazenados.

Quais produtos podem ser melhor armazenados?

Uma câmara fria pode ser usada para armazenar uma ampla variedade de produtos, incluindo alimentos e bebidas. Dentro dos produtos que são melhor armazenados em uma câmara fria, podemos citar:

Alimentos frescos: carnes, peixes, frutas e legumes podem ser mantidos a temperaturas refrigeradas na câmara fria para prolongar sua vida útil. Importante salientar que cada produto possui uma temperatura recomendada para a melhor conservação, além de uma apresentação em termos de embalagens e condições de estocagem.

Bebidas: cervejas, refrigerantes e sucos podem ser mantidos a uma temperatura adequada na câmara fria para manter seu frescor. Conforme o tamanho da empresa e o fluxo de venda desses produtos, o comércio pode deixar nos freezers ou expositores verticais apenas as quantidades necessárias aos clientes e ir repondo conforme o fluxo da loja. Dessa forma a câmara fria funcionaria como um pulmão para esse abastecimento diário.

Ainda para aplicação de bebidas, a câmara pode ser equipada com portas de vidro e na mesma estrutura de estocagem, possuir prateleiras para que o cliente retire essas bebidas diretamente da câmara por uma lateral. Dessa forma ela elimina o uso de freezers, permitindo que o abastecimento e a frente de venda estejam na mesma estrutura. Essas câmaras são chamadas de walkin coolers. Esses walkins otimizam espaços, atualmente tão disputados dentro das lojas e conveniências.

As câmaras Walkin Coolers são ótimas para otimizar o espaço dentro dos estabelecimentos.
As câmaras Walkin Coolers são ótimas para otimizar o espaço dentro dos estabelecimentos.

Produtos lácteos: queijos, leites e derivados lácteos também exigem um armazenamento em local frigorificado pra a correta conservação de todas as suas propriedades.

Produtos farmacêuticos: medicamentos que precisam ser mantidos a temperaturas específicas para garantir sua eficácia também podem ser armazenados na câmara fria.

Um exemplo desses produtos são as vacinas, que exigem rigorosos processos de controle e monitoramento rotineiro das suas condições de conservação.

Vale lembrar que a temperatura da câmara fria pode variar dependendo do tipo de produto armazenado, e é importante seguir as instruções de armazenamento adequadas para cada tipo de produto. Por sinal, esse controle exato de temperatura é uma grande vantagem da câmara fria. Também é necessário compreender a aplicação e as rotinas de abastecimento para um correto dimensionamento da câmara frigorífica.

Quais as vantagens de utilizar uma câmara fria?

Entre as vantagens de utilizar a câmara fria está seu tamanho e a flexibilidade no armazenamento, adequado conforme a necessidade da empresa. Tanto em pequenas câmaras frias, como em grandes áreas refrigeradas, a precisão e o controle da temperatura, proporciona grande segurança, seja para um fabricante, um distribuidor ou um varejista que comercializa o produto em questão.

Entre as diversas vantagens na utilização da câmara fria, ressaltamos abaixo alguns pontos essenciais:

Proteção de alimentos e bebidas

A câmara fria mantém os alimentos e bebidas a uma temperatura adequada, evitando a proliferação de bactérias e prolongando sua vida útil.

Melhor conservação de textura e sabor

Ao armazenar alimentos e bebidas a temperaturas adequadas, é possível preservar a textura e o sabor originais, evitando quebras e perdas de qualidade.

Redução de desperdício

Ao prolongar a vida útil dos alimentos e bebidas, é possível reduzir o desperdício, o que é benéfico tanto financeiramente quanto do ponto de vista ambiental.

Conformidade com regulamentos sanitários

Armazenar alimentos e bebidas em uma câmara fria possibilita atender as normas e regulamentos sanitários, garantindo a segurança alimentar para o consumidor. Atualmente sistemas de monitoramento permitem geração de relatórios para acompanhamento das condições do produto conservado, garantindo o cumprimento de todas as exigências que os órgãos de fiscalização determinarem.

Redução de área de estocagem e melhora no consumo de energia

Na comparação com múltiplos freezers, uma câmara fria leva vantagem no que diz respeito ao espaço que ocupa, uma vez que permite a estocagem vertical dos produtos. Aproveitando melhor a questão da altura dos espaços disponíveis no estabelecimento com uma área menor é possível acomodar uma quantidade maior de produto.

Outro ponto é que a câmara, na comparação com diversos freezers, por conta da flexibilidade na estocagem, vai promover uma redução no consumo de energia, mesmo que ambos estejam estocando a mesma quantidade de produto.

Maior flexibilidade na diversidade de produtos

Sendo bem dimensionadas, as câmaras frigoríficas podem trabalhar com vários produtos diferentes, desde que todos tenham as mesmas exigências de temperaturas. Dessa forma é possível segmentar os espaços para cada tipo de produto estocado, facilitando a reposição na área de vendas e permitindo um melhor controle e gerenciamento dos estoques do estabelecimento comercial.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Aqui na Frigelar você garante as melhores opções de câmaras frias com alta qualidade, segurança e desempenho. Acompanhe no site, no APP ou na loja mais próxima da sua casa.

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!