Serras Mármore e Circular: quais as diferenças?
Publicado por Frigelar | 19 de dezembro de 2022
Atualizado em 16 de agosto de 2023
Conforme a marca e design dos produtos, as serras mármore e circular podem até serem semelhantes na estética, mas a utilização de ambas é bem diferente. Aplicar a serra errada, no material errado pode causar danos ao aparelho e a segurança do usuário.
De modo geral, existem no mercado os seguintes tipos de serras elétricas:
- Serra mármore;
- Serra circular;
- Serra tico-teco;
- Serra fita
Além dessas, existem também as manuais — mais utilizadas em marcenarias e para uso doméstico, como:
- Serrote;
- Serrote de costas;
- Serra de arco;
- Serra universal.
Possuir o conhecimento exato sobre as funcionalidades da serra mármore e da serra circular proporcionam o trabalho correto. Assim garantem segurança, respeitando a vida útil do aparelho, além de melhor acabamento e resultado no material a ser trabalhado. Nesse conteúdo vamos explicar tudo sobre estes tipos de serra.
Serra Mármore: o que é e para que serve?
Confira este modelo na Frigelar: Serra Mármore Profissional EOS MAX PRO
A principal característica da serra mármore está em seu disco diamantado ser menor, se comparado com a serra circular. O disco da serra mármore trabalha em alta rotação e a máquina é recomendada para materiais mais rígidos.
A serra mármore é indicada para cortar mármore, basalto, concreto, granito, telha, tijolo e até madeira, mas é fundamental que seja utilizado o disco correto para cada tipo de material.
Até alguns anos atrás a serra mármore era conhecida no Brasil pelo nome da fabricante japonesa que trouxe os primeiros modelos para nosso país. Atualmente várias marcas de qualidade comercializam o produto.
O ótimo acabamento proporcionado pela serra mármore fez com que o equipamento logo se popularizasse na construção civil. Além disso, o fato de ser uma serra compacta e leve, sem perder a potência, torna a serra mármore muito útil para ter em casa, já que não ocupa muito espaço e é de fácil manuseio.
A serra mármore possui regulagens de profundidade, geralmente até 38mm, e de ângulo, até 45°. Assim proporcionam a melhor operação por parte do usuário e o melhor acabamento do serviço a ser executado. A serra ainda conta com uma trava no interruptor, que impede um acionamento involuntário do equipamento.
Serra Circular: O que é e para que serve?
Confira este modelo na Frigelar: Serra Circular Profissional EOS Max Pro
A serra circular possui um disco maior, se comparado a serra mármore. Os mais utilizados na serra circular são os discos de 185mm. É ideal para serrar madeira e derivados, mas também é possível ser utilizada em alumínio e plásticos, desde que utilizando o disco adequado.
Com rotação mais baixa, a serra circular é ideal para realizar cortes retos. Ela ainda oferece ajuste de profundidade de corte e de ângulo, que pode variar de 0° a 48°. A serra circular ainda possui proteção móvel do disco que se abre para que o trabalho seja realizado e se fecha automaticamente após ser utilizada.
Entre os principais modelos da serra circular estão:
- Bancada: que é fixa na mesa;
- Esquadria: ideal para corte transversais e longitudinais;
- Meia esquadria: comcondução horizontal e inclinação vertical que permitindo vários ângulos de corte;
- Manual: que é a mais utilizada, devido a sua portabilidade e facilidade de ser levada para qualquer local.
Mas qual a diferença entre as serras mármore e circular?
A principal diferença está nos discos utilizados, na velocidade de rotação e nos materiais onde são executadas as serras. Enquanto a serra mármore possui discos geralmente de 110mm, a serra circular costuma utilizar discos de 185mm.
A média de velocidade de rotação da serra mármore é de 12.000 RPM e a média de velocidade de rotação da serra circular é de 6.000 RPM.
Enquanto a serra mármore é ideal para materiais duros, como pisos, cerâmica, mármore, granito etc. A serra circular tem como seu principal objetivo o corte de madeira, mas existem discos específicos para alumínio, plástico, entre outros. Independente da serra a ser utilizada, tenha muito cuidado se o disco é o ideal para o material de corte desejado.
Ambas as serras possuem um ângulo ajustável de até 45°, potência média de 1.500w e opções nas voltagens 11v e 220v. Nos dois modelos existem dispositivos de segurança no interruptor
Tipos de serras mármore e circular
Serra Mármore Profissional EOS MAX PRO
Como exemplo de serra mármore, a Frigelar apresenta o modelo Serra Mármore Profissional EOS Max Pro, que pode ser adquirido nas voltagens 110v ou 220v.
Possui alta performance, com design leve, compacto e ergonômico que facilita o manuseio para o trabalho. Indicada para uso na construção civil, utiliza disco de corte adequado para cada material. Ela possui ainda base em Inox de alta resistência com ajuste de altura e ângulo até 45°.
A serra mármore da EOS é rolamentada, o que garante a alta durabilidade e eficiência, com maior desempenho e menos esforço. O interruptor contra pó também é um atrativo, pois é selado e ajuda a prolongar a vida útil do aparelho.
Serra Circular Profissional EOS Max Pro
No quesito serra circular, nossa dica é a Serra Circular Profissional EOS Max Pro, que também é disponibilizada nas voltagens 110v e 220v.
Conta com alta performance, é leve, compacta e com punho ergonômico que facilita o manuseio para o trabalho. Indicada para uso profissional, conta com sistema de segurança triplo para evitar riscos ao usuário. Sua capacidade de corte é de 45° a 90° em direções transversais, longitudinais e de esquadrias com maior facilidade.
A serra circular da EOS ainda possui um guia de corte com mira a laser, que garante cortes muito mais precisos e profissionais. Além disso, ela é 100% rolamentada, conta com empunhadura emborrachada, bocal direcionador para saída de resíduos, sistema de gatilho com acionamento duplo, sistema de proteção de disco móvel e motor com dupla isolação.
Vale ressaltar que os produtos EOS são garantia de durabilidade e confiança, pois são desenvolvidos atendendo aos mais rígidos controles de qualidade internacionais e obedecendo às melhores práticas fabris.
Cuidados com a serras mármore e circular
A utilização tanto da serra mármore, quanto da serra circular é simples, mas requer cuidados para que um simples corte não vire um acidente.
A dica inicial é de o disco deve estar instalado corretamente e bem firme na serra. Além disso, o material que será cortado também deve estar bem fixado em uma base ou superfície que não gere irregularidades que comprometam o trabalho e causem problemas de insegurança ao usuário.
Na utilização das duas serras, o usuário deve segurar firme no cabo e mantendo a distância necessária das partes móveis do equipamento, principalmente do disco.
Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) sempre são bem-vindos para garantir a segurança com a máquina, mas também com o material a ser cortado, que pode saltar algum detrito ou parte do item.
Então, gostou do nosso guia sobre as diferenças entre a serra mármore e a serra circular? A Frigelar comercializa serra mármore e serra circular nas voltagens 110v e 220v, além de discos com diversas especificações e especialidades. Além disso, você encontra elas na linha EOS, marca própria da Frigelar.
Portanto, se você procura por serras mármore ou circular, ou alguma outra ferramenta para os seus serviços, a Frigelar é o lugar certo. Confira as opções no site, no APP ou na loja mais próxima da sua casa.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.