Você conhece o sistema de ar-condicionado VRF?

Um VRF pode utilizar diversos modelos diferentes de evaporadoras, como a cassete, piso teto ou duto

Publicado por Frigelar | 3 de junho de 2020

Atualizado em 21 de outubro de 2020

Fluxo de Gás Refrigerante Variável, ou VRF, é um sistema de ar-condicionado que funciona como uma rede de distribuição. Basicamente, isso significa uma forma de economia de energia para residências grandes e prédios comerciais que precisam de refrigeração em diferentes salas.

Aqui nesse artigo, vamos entender como esse sistema funciona e suas vantagens.

Uma única condensadora: várias evaporadoras

O sistema VRF precisa de somente uma única condensadora (unidade do ar-condicionado que fica fora do ambiente) para refrigerar várias salas. Isso acontece porque todas as evaporadoras (unidades internas do ar-condicionado) ficam ligadas à mesma condensadora, exatamente como um sistema de rede. Ou seja, na prática, um prédio com vários ambientes ou uma casa com inúmeros quartos pode contar com esse sistema para economizar na compra de aparelhos e, além disso, ter vários ambientes climatizados.

A boa notícia é que mesmo fazendo parte de uma rede, cada evaporadora pode ser controlada individualmente, como um ar-condicionado normal, do jeito que você conhece. É a mesma funcionalidade, porém com menor ocupação de espaço e economia de energia (já que apenas uma condensadora está consumindo eletricidade). 

Que tipos de ar-condicionado têm sistema VRF?

Como essa funcionalidade é específica para refrigeração de inúmeros ambientes, os tipos de ar-condicionado que contam com essa tecnologia são os modelos que já foram criados para serem instalados em diversos cômodos.

Abaixo, algumas opções que contam com esse sistema:

Se você quiser conhecer alguns deles, também trouxemos uma lista com esses modelos de ar-condicionado que você pode encontrar direto em nosso site:

  1. Ar Condicionado Split Cassete Elgin 360° Plus Só Frio 36000 BTUs 220v
  2. Ar Condicionado Split Piso Teto Gree G-Prime Só Frio 37000 BTUs 220v
  3. Ar Condicionado Duto Carrier Versatile Só Frio Built-In 36000 BTUs 42BQA036510HC – 220v
A evaporadora do ar-condicionado
Um VRF pode utilizar diversos modelos diferentes de evaporadoras, como a cassete, piso teto, High Wall ou built-in

VRF é ideal para ambientes comerciais

Sim, esse tipo de ar-condicionado é perfeito para casas grandes. Porém, se você chegou nesse artigo e procura por um modelo para seu comércio, essa com certeza é a melhor opção.

Além de economia todo fim do mês, você também economiza na instalação, já que esse ar-condicionado ainda traz a facilidade de não precisar de dutos e casas de máquinas, podendo ser aplicado facilmente em prédios mais antigos.

Acompanhe a Frigelar

Conheça nossas páginas no Facebook e no Instagram, onde postamos toda semana conteúdos informativos e novidades. Confira também nosso blog e saiba tudo sobre troca de filtro de ar-condicionado, decoração, dicas de manutenção e muito mais. 

Veja também!

Como resfriar rapidamente um ambiente com ar-condicionado

Entenda mais sobre as funcionalidades do aparelho e como ajudá-lo a gelar mais

Continue Lendo...

Turbine o seu ventilador para resfriar um ambiente rapidamente

Até mesmo a forma como se posiciona o aparelho influencia na sua capacidade de reduzir a sensação térmica

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!