Ar-condicionado portátil: como funciona e suas principais vantagens

Saiba tudo sobre este modelo de ar-condicionado móvel, compacto e super eficiente

Publicado por Frigelar | 20 de fevereiro de 2019

Atualizado em 9 de outubro de 2020

A busca pela temperatura perfeita para casa é comum em todos os lugares, afinal, quem não gosta de relaxar no melhor clima, não é mesmo? Porém, se você tem dificuldade de encontrar uma solução que traga mobilidade e amenize o calor, pode ficar tranquilo: descubra neste post tudo sobre o ar-condicionado portátil e invista já no seu!

Como é o ar-condicionado portátil

O ar portátil funciona como uma unidade móvel de ar-condicionado, sendo composto por apenas uma parte (diferente dos Splits, que são divididos entre aparelho e condensadora) e pode ser transportado para todos os lugares.

Ar-condicionado portátil
Compacto, o ar-condicionado portátil pode ser transportado facilmente

Com um tamanho reduzido, o aparelho possui rodas de apoio que facilitam a movimentação e instalação simples. Assim, permite uma maior mobilidade, podendo ser levado para diferentes ambientes, como a sua casa de praia, apartamento novo ou para onde mais você quiser.

Como funciona o ar-condicionado portátil?

O aparelho de ar portátil tem funcionamento muito similar aos ares-condicionados que conhecemos. Há também alguns modelos que oferecem a função de resfriar ou aquecer (modelos quente e frio) ambientes através de seus componentes de refrigeração.

Outro detalhe importante é que, assim como no ar-condicionado fixo, você pode definir quais funções quer utilizar, como refrigeração, ventilação, aquecimento e diversas outras, que podem variar de modelo para modelo. Tudo isto para deixar a temperatura do seu ambiente ideal.

E a instalação?

Para que o  aparelho seja instalado e possa funcionar na sua casa, ele possui uma mangueira de exaustão que você coloca para o lado de fora da janela. É pela mangueira que se faz a troca do ar quente pelo frio (ou o frio pelo quente, dependendo da estação do ano e função ativada).

Além da mangueira de exaustão que necessita de uma janela para fazer a troca do ar, é preciso que tenha uma tomada próxima do local para que o ar portátil possa ser ligado e iniciar seu funcionamento. É  importante também ter um cuidado especial para que a saída de ar não seja obstruída, portanto não deixe móveis, plantas, sofá ou qualquer outro item bloqueando o fluxo do vento.


Agora que você já sabe como funciona, siga a leitura e confira as principais vantagens deste modelo no próximo tópico:

7 vantagens do ar-condicionado portátil

  • Mobilidade

Você pode mudar o aparelho de ar para todos os ambientes da sua casa, sem necessitar de nada além de uma janela e tomada para funcionar. Além disso,  pode levar o aparelho para qualquer outro lugar que preferir.

  • Fácil instalação

Não há necessidade de técnico ou profissional especializado para instalar o mini ar-condicionado, pois ele é muito simples de ser colocado em qualquer ambiente. Junto do manual de instruções e o kit de acessórios, você estará 100% apto para colocá-lo onde quiser. Outro ponto positivo, é que ele também é ideal para quem não pode (ou não quer) furar paredes ou mora de aluguel.

  • Ideal para casa de praia

Vai passar o verão na casa de praia e lá não tem ar-condicionado? Então prepare a mala: o seu ar portátil vai com você e deixa o ambiente ainda mais gostoso!

  • Não ocupa muito espaço

Por conter apenas uma unidade pequena e com rodinhas, ele é fácil de mudar de lugar e não toma espaço desnecessário caso não esteja em uso. É compacto e eficaz!

  • Diversas opções

Existem diversos modelos diferentes, com funcionalidades específicas, voltagens diferentes e quantidade de BTUs para cada tipo de ambiente, ou seja: independente de qual lugar você vai usar, existem opções adequadas!

  • Mesmo desempenho dos convencionais

Muitas pessoas acreditam que o ar portátil é menos eficaz que o ar-condicionado fixo, porém é um mito. A verdade é que ele possui o mesmo desempenho dos convencionais, desde que esteja posicionado em um espaço adequado para sua quantidade de BTUs.

Faça o cálculo de quantos BTUs são necessários para o espaço e garanta o seu.

  • Funcionalidades

Cada modelo possui funcionalidades específicas, assim como qualquer outro aparelho de ar. Alguns exemplos de funções que você pode encontrar no mercado:

– Gás Ecológico R410-A, que é atóxico, não inflamável e não agride a Camada de Ozônio;

– Filtro ou ionizador que ajuda a remover poeira, ácaros e fungos do ar;

– Painel frontal que mostra a temperatura;

– Timer, que permite configurar o tempo de funcionamento do aparelho.

ar condicionado portátil
O mini ar-condicionado combina com qualquer ambiente

É hora de garantir o seu!

Agora você já sabe que o ar-condicionado portátil é incrível e perfeito para acompanhá-lo em todo lugar, é hora de garantir o seu na Frigelar! Encontre diversas opções e o melhor preço. Quer conferir os modelos? Basta passar em nosso site ou na loja mais próxima.

Porém, se você quiser saber mais sobre diferentes tipos de ar-condicionado, seus benefícios, além de outros conteúdos sobre climatização e refrigeração, separamos essas dicas de posts para você ler:


Veja também!

Filtro para purificador de água: o que purifica, qual refil comprar e como descartar

O filtro protege você e a sua família dos agentes contaminantes da água

Continue Lendo...

Como resfriar rapidamente um ambiente com ar-condicionado

Entenda mais sobre as funcionalidades do aparelho e como ajudá-lo a gelar mais

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!