Ar-condicionado portátil realmente funciona? Descubra se o aparelho é eficaz!

Saiba tudo sobre este modelo de ar-condicionado móvel, compacto e super eficiente

Publicado por Cristiane | 20 de fevereiro de 2019

Atualizado em 16 de agosto de 2023

A busca pela temperatura perfeita para casa é comum em todos os lugares, afinal, quem não gosta de relaxar no melhor clima, não é mesmo? Porém, se você tem dificuldade de encontrar uma solução que traga mobilidade e amenize o calor, pode ficar tranquilo: descubra neste post tudo sobre o ar-condicionado portátil e invista já no seu!

O que é o ar-condicionado portátil?

O ar-condicionado portátil funciona como os modelos de ares-condicionado tradicionais, resfriando o espaço interno por meio da troca de calor com o ambiente externo. Compacto, ele é um aparelho de tamanho reduzido e com rodas de apoio, dando-lhe mobilidade e facilitando a sua movimentação e instalação de modo simples. 

Para que o  aparelho funcione bem, ele possui uma mangueira de exaustão que você coloca para o lado de fora da janela. É pela mangueira que se faz a troca do ar quente pelo frio (ou o frio pelo quente, dependendo da estação do ano e função ativada).

Além da mangueira de exaustão que necessita de uma janela para fazer a troca do ar, é preciso que tenha uma tomada próxima do local para que o ar portátil possa ser ligado e iniciar seu funcionamento. 

É  importante também ter um cuidado especial para que a saída de ar não seja obstruída, portanto não deixe móveis, plantas, sofá ou qualquer outro item bloqueando o fluxo do vento.

Ar-condicionado portátil
Compacto, o ar-condicionado portátil pode ser transportado facilmente

O ar-condicionado portátil funciona mesmo?

Os ar-condicionados portáteis são aparelhos muito eficazes na refrigeração de ambientes pequenos. Além disso, eles são excelentes opções para espaços que não podem sofrer mudanças estruturais, como casas, apartamentos ou lojas alugadas. 

Porém , há algumas ressalvas. Em ambientes maiores, pode ser mais interessante optar por um ar-condicionado do modelo Split. 

A seguir, veja quais são as principais vantagens do ar-condicionado portátil.

7 vantagens do ar-condicionado portátil

  • Mobilidade

Você pode mudar o aparelho de ar para todos os ambientes da sua casa, sem necessitar de nada além de uma janela e tomada para funcionar. Além disso,  pode levar o aparelho para qualquer outro lugar que preferir.

  • Fácil instalação

Não há necessidade de técnico ou profissional especializado para instalar o mini ar-condicionado, pois ele é muito simples de ser colocado em qualquer ambiente. Junto do manual de instruções e o kit de acessórios, você estará 100% apto para colocá-lo onde quiser. Outro ponto positivo, é que ele também é ideal para quem não pode (ou não quer) furar paredes ou mora de aluguel.

  • Ideal para casa de praia

Vai passar o verão na casa de praia e lá não tem ar-condicionado? Então prepare a mala: o seu ar portátil vai com você e deixa o ambiente ainda mais gostoso!

  • Não ocupa muito espaço

Por conter apenas uma unidade pequena e com rodinhas, ele é fácil de mudar de lugar e não toma espaço desnecessário caso não esteja em uso. É compacto e eficaz!

  • Diversas opções

Existem diversos modelos diferentes, com funcionalidades específicas, voltagens diferentes e quantidade de BTUs para cada tipo de ambiente, ou seja: independente de qual lugar você vai usar, existem opções adequadas!

  • Mesmo desempenho dos convencionais

Muitas pessoas acreditam que o ar portátil é menos eficaz que o ar-condicionado fixo, porém é um mito. A verdade é que ele possui o mesmo desempenho dos convencionais, desde que esteja posicionado em um espaço adequado para sua quantidade de BTUs.

Faça o cálculo de quantos BTUs são necessários para o espaço e garanta o seu.

  • Funcionalidades

Cada modelo possui funcionalidades específicas, assim como qualquer outro aparelho de ar. Alguns exemplos de funções que você pode encontrar no mercado:

– Gás Ecológico R410-A, que é atóxico, não inflamável e não agride a Camada de Ozônio;

– Filtro ou ionizador que ajuda a remover poeira, ácaros e fungos do ar;

– Painel frontal que mostra a temperatura;

– Timer, que permite configurar o tempo de funcionamento do aparelho.

ar condicionado portátil
O mini ar-condicionado combina com qualquer ambiente

É hora de garantir o seu!

Agora você já sabe que o ar-condicionado portátil é incrível e perfeito para acompanhá-lo em todo lugar, é hora de garantir o seu na Frigelar! Encontre diversas opções e o melhor preço. Quer conferir os modelos? Basta acessar nosso site para ver nossos modelos de ar-condicionado portátil ou na loja mais próxima.

Porém, se você quiser saber mais sobre diferentes tipos de ar-condicionado, seus benefícios, além de outros conteúdos sobre climatização e refrigeração, separamos essas dicas de posts para você ler:


Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!