Bebedouro ou Purificador de Água: quais são as diferenças entre eles e como escolher o melhor?
Publicado por Cristiane | 1 de outubro de 2019
Atualizado em 17 de julho de 2023
Bebedouro, purificador e filtro de água: qual vale mais a pena ter em casa? Para início de conversa, muita gente nem sabe que esses três são equipamentos diferentes — apesar de realizarem basicamente a mesma função: nos fornecer água limpa, potável e própria para consumo. Entretanto, em diferentes casos, uma dessas soluções pode ser mais vantajosa do que as outras.
Quer entender mais sobre o assunto? Então leia o artigo para fazer a melhor escolha!
Qual é a diferença entre filtro, bebedouro e purificador de água?
O filtro é o aparelho que faz apenas a filtragem da água. Nesse processo, é feita a separação e a retirada de partículas sólidas do líquido. O purificador de água, por sua vez, faz um processo de tratamento mais rigoroso, aplicando diversas técnicas, incluindo o uso de elementos químicos
O bebedouro, diferente de ambos acima, não realiza o processo de limpeza da água, mas, sim, apenas disponibiliza o líquido já pronto para consumo. Em alguns modelos, existe a opção de refrigeração.
A seguir, entenda mais a fundo a função, as características e as diferenças do bebedouro e do purificador de água.
Purificador de água
Nas grandes cidades e em muitas casas, nem sempre a água que sai da torneira não tem gosto, cor ou cheiro. Em algumas situações, é preciso sim estar preparado para tratar a água da torneira, que pode vir contaminada por sedimentos ou, ainda, ter excesso de cloro.
É nestes casos que entra o purificador. Como o próprio nome diz, este equipamento serve para purificar a água da torneira e deixá-la própria para consumo (eliminando impurezas que existem nela).
Além desta função, o purificador também pode ser muito prático em sua casa. Este aparelho pode ser conectado à sua torneira, dispensando a instalação de novos pontos hidráulicos.
Troca do refil do purificador
É sempre bom lembrar, também, que o purificador precisa de troca de filtros periodicamente para manter a sua qualidade. Como a sua função é retirar as impurezas da água, ele precisa ser trocado para que continue tendo eficiência em seu trabalho. Para saber a vida útil de cada refil, é essencial ler o manual do equipamento e fazer a substituição de tempos em tempos.
Bebedouro
Agora vamos falar sobre bebedouros. O bebedouro de mesa é um aparelho que recebe água já tratada e conservada em galões. A função do aparelho, portanto, não é eliminar impurezas, mas servir a água potável.
Este tipo de equipamento é muito vantajoso para quem gosta de água mineral e de consumi-la de forma rápida. Alguns modelos, também, têm controle de temperatura, sendo muito utilizados para consumo de água potável gelada e quente. A única diferença para o purificador é que o bebedouro de mesa não filtra a água, uma vez que é abastecido com água limpa e própria para o consumo.
Já os bebedouros de coluna, mais comuns em ambientes comerciais ou industriais, são bebedouros purificadores. Isso significa que eles dispensam o uso de galões de água, já que contam com sistema de filtragem interna. São ideias para atender locais com grande fluxo de pessoas.
Depois de entender as características de bebedouro e purificadores de água, deu para ver que cada uma é mais indicada para determinados ambientes e situações, não é?
Na hora de comprar:
- identifique quais são as suas necessidades,
- o seu espaço disponível
- e a possibilidade (ou não) de instalação de um novo ponto hidráulico.
Agora que você já tem todas essas informações e tem ideia de qual opção é melhor para você, confira os bebedouros e purificadores de água disponíveis no nosso site!
0 Comentários
Os comentários estão fechados.