Bebedouro ou Purificador de Água: quais são as diferenças entre eles e como escolher o melhor?

Água pura é essencial para a saúde e qualidade de vida de você e sua família

Publicado por Cristiane | 1 de outubro de 2019

Atualizado em 17 de julho de 2023

Bebedouro, purificador e filtro de água: qual vale mais a pena ter em casa? Para início de conversa, muita gente nem sabe que esses três são equipamentos diferentesapesar de realizarem basicamente a mesma função: nos fornecer água limpa, potável e própria para consumo. Entretanto, em diferentes casos, uma dessas soluções pode ser mais vantajosa do que as outras

Quer entender mais sobre o assunto? Então leia o artigo para fazer a melhor escolha!

Qual é a diferença entre  filtro, bebedouro e purificador de água?

O filtro é o aparelho que faz apenas a filtragem da água. Nesse processo, é feita a separação e a retirada de partículas sólidas do líquido. O purificador de água, por sua vez, faz um processo de tratamento mais rigoroso, aplicando diversas técnicas, incluindo o uso de elementos químicos 

O bebedouro, diferente de ambos acima, não realiza o processo de limpeza da água, mas, sim, apenas disponibiliza o líquido já pronto para consumo. Em alguns modelos, existe a opção de refrigeração. 

A seguir, entenda mais a fundo a função, as características e as diferenças do bebedouro e do purificador de água.

Purificador de água

Benefícios do purificador de água para sua saúde
Depois de garantir o seu purificador, você também precisa ficar atento à troca de filtros

Nas grandes cidades e em muitas casas, nem sempre a água que sai da torneira não tem gosto, cor ou cheiro. Em algumas situações, é preciso sim estar preparado para tratar a água da torneira, que pode vir contaminada por sedimentos ou, ainda, ter excesso de cloro.

É nestes casos que entra o purificador. Como o próprio nome diz, este equipamento serve para purificar a água da torneira e deixá-la própria para consumo (eliminando impurezas que existem nela). 

Além desta função, o purificador também pode ser muito prático em sua casa. Este aparelho pode ser conectado à sua torneira, dispensando a instalação de novos pontos hidráulicos.

Troca do refil do purificador

É sempre bom lembrar, também, que o purificador precisa de troca de filtros periodicamente para manter a sua qualidade. Como a sua função é retirar as impurezas da água, ele precisa ser trocado para que continue tendo eficiência em seu trabalho. Para saber a vida útil de cada refil, é essencial ler o manual do equipamento e fazer a substituição de tempos em tempos.

Bebedouro

bebedouro em escolas, academias e shoppings
Os bebedouros podem ser de mesa (mais básicos) ou de coluna (mais comuns em escolas, academias e shoppings)

Agora vamos falar sobre bebedouros. O bebedouro de mesa é um aparelho que recebe água já tratada e conservada em galões. A função do aparelho, portanto, não é eliminar impurezas, mas servir a água potável. 

Este tipo de equipamento é muito vantajoso para quem gosta de água mineral e de consumi-la de forma rápida. Alguns modelos, também, têm controle de temperatura, sendo muito utilizados para consumo de água potável gelada e quente. A única diferença para o purificador é que o bebedouro de mesa não filtra a água, uma vez que é abastecido com água limpa e própria para o consumo. 

Já os bebedouros de coluna, mais comuns em ambientes comerciais ou industriais, são bebedouros purificadores. Isso significa que eles dispensam o uso de galões de água, já que contam com sistema de filtragem interna. São ideias para atender locais com grande fluxo de pessoas.

Depois de entender as características de bebedouro e purificadores de água, deu para ver que cada uma é mais indicada para determinados ambientes e situações, não é?

Na hora de comprar:

  • identifique quais são as suas necessidades, 
  • o seu espaço disponível 
  • e a possibilidade (ou não) de instalação de um novo ponto hidráulico.

Agora que você já tem todas essas informações e tem ideia de qual opção é melhor para você, confira os bebedouros e purificadores de água disponíveis no nosso site!

Acompanhe a Frigelar


Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!