Quando trocar o filtro do purificador de água?

Tempo de uso, qualidade da água que vem da torneira e consumo diário devem ser considerados

Publicado por Cristiane | 5 de setembro de 2019

Atualizado em 14 de setembro de 2022

Se você comprou um purificador, é porque sabe o quanto a água pura é essencial para a saúde e qualidade de vida. Porém, depois de garantir o seu aparelho, você também precisa ficar atento à troca de filtro.

Pensando nisso, preparamos este artigo para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto. Veja:

Com que frequência devo trocar o filtro do meu purificador?

Para entendermos a hora de trocar o filtro de cada purificador, há algumas verificações que podem ser feitas facilmente para identificação. Abaixo, criamos uma lista de questões pontuais que você precisa analisar antes de efetuar este passo:

  • Tempo de uso do filtro;
  • Qualidade da água que vem da torneira;
  • Quantidade de consumo diário de água purificada;
Purificador de água
Fatores como a qualidade da água interferem na vida útil do filtro

Vida útil do filtro

A maioria dos filtros tem uma vida útil que vai de seis meses a um ano. Esta já é uma informação que você deve levar em consideração. Contudo, questões como a qualidade da água e o grande uso do equipamento podem alterar este prazo, colocando em risco a qualidade da sua água, mesmo num menor período de tempo. 

Por isso, é importante que você faça a checagem do filtro do seu purificador regularmente. Com esta atitude, você poderá avaliar o estado que ele se encontra, analisando se há a necessidade de troca imediata ou não.

O que devo avaliar na hora de checar o filtro?

Se, após três meses de uso, você verificar o filtro e encontrá-lo cheio de resíduos ou com cor alterada, já deve trocar. Isso acontece porque o grande fluxo de água ou de muitas impurezas no líquido requerem mais da capacidade de filtragem, consequentemente reduzindo a vida útil do filtro. Nesta situação, a troca precisa ser mais recorrente, para que a qualidade da sua água não seja comprometida. 

Por outro lado, caso esta não seja a sua situação, é importante que você siga as instruções do manual do seu equipamento. Cada tipo de aparelho tem uma indicação de frequência para a troca do filtro. Os mais comuns, como mencionamos, vão de seis meses até no máximo um ano. Depois disso, a qualidade do filtro diminui, sendo necessária a substituição.

O gosto da água

Água limpa não deve ter sabor. Por isso, se você sentir algum gosto diferente em sua bebida, este também é um indício claro de que está na hora de trocar o filtro. A sua vida útil já deve estar terminando e a capacidade de filtragem também. 

Assim que você perceber alguma mudança, tanto no gosto quanto na cor, faça esta troca. Se o problema não for resolvido, então será necessário chamar um técnico especializado para a verificação. Com uma visão profissional, seu aparelho se manterá funcionando, garantindo uma vida útil ainda mais longa. 

mulher bebendo agua
O consumo de água melhora o funcionamento do organismo

Gostou do conteúdo? Vem conhecer mais!

Agora que você já sabe o que avaliar antes de trocar o filtro do seu purificador, também pode conhecer outras dicas que temos em nosso blog. Com conteúdos que vão além do purificador, até a climatização da sua casa ou empresa. Aqui você acessa o blog e conhece estas dicas especiais.



Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!