Quando trocar o filtro do purificador de água?

Tempo de uso, qualidade da água que vem da torneira e consumo diário devem ser considerados

Publicado por Frigelar | 5 de setembro de 2019

Atualizado em 21 de outubro de 2020

Se você comprou um purificador, é porque sabe o quanto a água pura é essencial para a saúde e qualidade de vida. Porém, depois de garantir o seu aparelho, você também precisa ficar atento à troca de filtro.

Pensando nisso, preparamos este artigo para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto. Veja:

Com que frequência devo trocar o filtro do meu purificador?

Para entendermos a hora de trocar o filtro de cada purificador, há algumas verificações que podem ser feitas facilmente para identificação. Abaixo, criamos uma lista de questões pontuais que você precisa analisar antes de efetuar este passo:

  • Tempo de uso do filtro;
  • Qualidade da água que vem da torneira;
  • Quantidade de consumo diário de água purificada;
Purificador de água
Fatores como a qualidade da água interferem na vida útil do filtro

Vida útil do filtro

A maioria dos filtros tem uma vida útil que vai de seis meses a um ano. Esta já é uma informação que você deve levar em consideração. Contudo, questões como a qualidade da água e o grande uso do equipamento podem alterar este prazo, colocando em risco a qualidade da sua água, mesmo num menor período de tempo. 

Por isso, é importante que você faça a checagem do filtro do seu purificador regularmente. Com esta atitude, você poderá avaliar o estado que ele se encontra, analisando se há a necessidade de troca imediata ou não.

O que devo avaliar na hora de checar o filtro?

Se, após três meses de uso, você verificar o filtro e encontrá-lo cheio de resíduos ou com cor alterada, já deve trocar. Isso acontece porque o grande fluxo de água ou de muitas impurezas no líquido requerem mais da capacidade de filtragem, consequentemente reduzindo a vida útil do filtro. Nesta situação, a troca precisa ser mais recorrente, para que a qualidade da sua água não seja comprometida. 

Por outro lado, caso esta não seja a sua situação, é importante que você siga as instruções do manual do seu equipamento. Cada tipo de aparelho tem uma indicação de frequência para a troca do filtro. Os mais comuns, como mencionamos, vão de seis meses até no máximo um ano. Depois disso, a qualidade do filtro diminui, sendo necessária a substituição.

O gosto da água

Água limpa não deve ter sabor. Por isso, se você sentir algum gosto diferente em sua bebida, este também é um indício claro de que está na hora de trocar o filtro. A sua vida útil já deve estar terminando e a capacidade de filtragem também. 

Assim que você perceber alguma mudança, tanto no gosto quanto na cor, faça esta troca. Se o problema não for resolvido, então será necessário chamar um técnico especializado para a verificação. Com uma visão profissional, seu aparelho se manterá funcionando, garantindo uma vida útil ainda mais longa. 

mulher bebendo agua
O consumo de água melhora o funcionamento do organismo

Gostou do conteúdo? Vem conhecer mais!

Agora que você já sabe o que avaliar antes de trocar o filtro do seu purificador, também pode conhecer outras dicas que temos em nosso blog. Com conteúdos que vão além do purificador, até a climatização da sua casa ou empresa. Aqui você acessa o blog e conhece estas dicas especiais.



Veja também!

Filtro para purificador de água: o que purifica, qual refil comprar e como descartar

O filtro protege você e a sua família dos agentes contaminantes da água

Continue Lendo...

Como resfriar rapidamente um ambiente com ar-condicionado

Entenda mais sobre as funcionalidades do aparelho e como ajudá-lo a gelar mais

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!