Climatização de Ambientes: guia para deixar qualquer local agradável

A climatização do ambiente faz toda diferença no seu bem-estar. Optar por climatizadores para um ar mais saudável é primordial.

Publicado por Frigelar | 14 de abril de 2023

Atualizado em 15 de junho de 2023

A mudança constante de temperatura e o hábito de passar muito tempo em um ambiente fechado faz o corpo sentir drasticamente essas alterações climáticas. Por isso, para melhorar as condições do espaço e o bem-estar de todos, a climatização do ambiente é fundamental para você.

O que acontece é que nem sempre todas as obras atendem os requisitos para manter um ambiente climatizado. Nesse caso, é viável entender como climatizar um espaço já construído para não prejudicar o conforto dos indivíduos presentes nele.

Acompanhe o guia que o Blog da Frigelar preparou para você!

O que é climatização de ambientes?

Um ambiente climatizado nada mais é que um espaço com as condições apropriadas para que o corpo se sinta confortável, sem frio e nem calor. Normalmente, para manter um local em boas condições de ventilação, umidade e aquecimento, o projeto da estrutura já vem com os materiais necessários, seja de isolamento térmico ou controle de umidade e calor.

De forma simplificada, a climatização de um ambiente visa ajustar sua temperatura, umidade e qualidade do ar para torná-lo agradável para as pessoas ou até mesmo os pets que habitam o local.

Estufas são devidamente climatizadas para potencializar o crescimento das plantas ali contidas. Da mesma maneira, locais de recuperação de animais devem ser devidamente ambientalizados para o bem-estar deles.

Nesse conteúdo, vamos focar em climatização de ambientes para a circulação ou moradia de pessoas. Para isso, vamos usar, com certa frequência, a sigla AVAC, que se refere à tecnologia responsável por climatizar devidamente qualquer interior. A sigla se refere a “aquecimento, ventilação e ar-condicionado”.

Qual a diferença entre climatização e refrigeração?

A diferença entre a climatização e a refrigeração está nas suas funções. Enquanto a refrigeração trabalha apenas com a redução da temperatura em um determinado local, a climatização envolve a mudança geral. Assim, pode ser com aumento da temperatura ou variação da umidade.

O sistema de climatização se adapta conforme a necessidade térmica, tendo um controle quanto aos níveis de temperatura. A prioridade é gerar mais conforto no perímetro.

Qual a importância da climatização de ambientes?

A climatização ideal da sua casa pode ser fundamental para o seu conforto.
A climatização ideal da sua casa pode ser fundamental para o seu conforto.

Grande parte da população passa mais da metade do dia em um ambiente fechado, seja por trabalho ou mesmo em casa. Diante disso, é primordial ter um ótimo conforto e maior qualidade de vida.

Um espaço climatizado oferece tudo isso e melhora a nossa produtividade diária. Afinal, o gasto de energia do corpo muda quando a sensação térmica corresponde à temperatura ideal para o organismo.

Por exemplo, um indivíduo trabalhando em um espaço fresco terá muito mais produtividade do que outro que pode realizar a mesma tarefa, mas em um local que o faz tremer de frio ou que seja muito abafado e quente.

Além da possibilidade de mais resultados no trabalho, essa otimização de clima também é muito benéfica para a saúde, principalmente em relação a doenças respiratórias.

Princípios da climatização de ambientes

A adequação térmica presente em qualquer local interno tem como princípio tornar o espaço mais aconchegante. E o mais importante é que qualquer sistema projetado para essa finalidade não deve alterar a qualidade do ar.

Ao contrário do que muitos pensam, um ambiente climatizado possui todos os métodos para manter um ar limpo. Além de excelentes condições e com todas as características naturais.

Suas principais variações se desencadeiam apenas no controle da umidade, regularização da temperatura interna e circulação do ar para melhor ventilação.

Como a climatização de ambientes é feita?

A climatização é feita por meio de processos de estruturação para dimensionar a entrada do ar e garantir o equilíbrio térmico e de umidade de um local. Para isso, pode-se usar várias ferramentas e recursos, tais como:

Todos esses métodos e ainda uma escolha adequada na pintura do ambiente ajudam a climatizar melhor todo o perímetro. Além disso, plantas são excelentes aliadas na climatização de um ambiente, pois promovem maior circulação de oxigênio no local.

Para que serve um climatizador de ambiente?

Um climatizador de ambientes é a solução perfeita para locais onde a estrutura da obra não foi planejada para se adaptar às mudanças climáticas internas.

Diferente dos outros aparelhos, o climatizador não deixa o ambiente nem mais quente, e nem mais frio. Portanto, ele age equilibrando os níveis de ar.

Confira na Frigelar: Climatizador de Ar EOS 3,5 Litros 4 Em 1 Arctic Fresh

Desse modo, um ambiente climatizado se torna estável não tendo alterações na temperatura, mas sim regulando-a e estabilizando a sensação térmica.

Alguns modelos também proporcionam funções de purificar o ar e remover ácaros e outros microrganismos presentes. Além disso, também podem funcionar como umidificadores em locais muito secos.

Quais são os benefícios de um climatizador de ambiente?

Além de ser um investimento muito benéfico para o bem-estar, um único aparelho promove melhores condições para quem tem problemas respiratórios, garantindo a redução de doenças originárias das vias nasais. Sem contar a estabilidade do ambiente sem oscilações térmicas.

Seu consumo de energia também é inferior aos demais aparelhos utilizados para condicionar e aquecer o ar. Além disso, esse aparelho é portátil e não necessita de uma instalação fixa e isolada em um único cômodo.

Como funciona a climatização de ambientes grandes?

A climatização em ambientes grandes pode ser feita inicialmente no plano de obra com os materiais necessários para manter o ambiente mais fresco e longe do frio extremo.

Contudo, um climatizador também funciona da mesma forma nesses locais, seja para fazer uma climatização industrial ou em outro grande espaço. O que muda é a forma de usá-lo, então para garantir um bom desempenho é preciso alguns cálculos de dimensionamento.

Um climatizador fornece cerca de 30 trocas de ar para manter o ambiente fresco. Neste caso, é necessário calcular o comprimento multiplicado pela altura e largura do perímetro e depois multiplicar o resultado pelas 30 trocas comuns.

O número final é o fator determinante na escolha de um ou mais climatizadores e no tamanho exato para manter o ambiente estável de acordo com a capacidade do aparelho.

Climatize seu ambiente sem precisar fazer mudanças na estrutura

Como nem sempre a estrutura do local foi projetada para que o ambiente seja climatizado, é preciso pensar em meios alternativos. Nesse caso, aquecedores, ventiladores, aparelhos de ar-condicionado e umidificadores, se tornam ótimas opções considerando a necessidade de cada região.

Entretanto, para quem busca mais eficiência e um ar ainda mais saudável, o climatizador pode ser a opção mais recomendada. Afinal, na maioria das situações apenas ele umidifica, resfria, ventila e ainda filtra o ar.

Na Frigelar você encontra vários modelos que atendem sua necessidade e com um preço excelente. Seja qual for a sua escolha de produto para climatizar o seu ambiente, a Frigelar lhe ajudará a encontrar o aparelho ideal. Confira as melhores ofertas no site, no APP ou na loja física mais próxima da sua casa.

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Por Que Investir em um Refrigerador Duplex Para a Sua Casa?

Saiba porque um refrigerador duplex para a sua casa pode ser a escolha perfeita para organizar os seus alimentos.

Continue Lendo...

Praticidade no Dia a Dia Com uma Cervejeira em Casa

Saiba como uma cervejeira em casa pode proporcionar maior conforto e praticidade no dia a dia e garantir as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!