Qual é o melhor aquecedor de ambiente em 2023?

Saiba como escolher o melhor aquecedor de ambiente para deixar sua casa mais confortável no inverno!

Publicado por Frigelar | 5 de setembro de 2022

Atualizado em 17 de julho de 2023

Definir qual o melhor aquecedor de ambiente pode variar conforme as dimensões do lugar, frequência de uso e até mesmo intensidade do frio no local. Tendo em vista que vivemos em um país tropical, o inverno, que está ficando cada vez mais rigoroso, pode provocar espanto em boa parte dos brasileiros.

Afinal, não estamos tão acostumados com as baixas temperaturas vividas nos últimos tempos, exceto no caso dos moradores do sul do país. Por isso, é fundamental saber qual o melhor aquecedor de ambiente para assegurar conforto dentro da sua casa durante os dias frios.

Para ajudar, elaboramos este artigo para te apresentar as melhores opções de aquecedores de ar do mercado.

Como escolher o melhor aquecedor de ambiente interno para a sua casa?

Encontre na Frigelar o aquecedor portátil ideal para a sua casa.

Antes de falarmos sobre qual o melhor aquecedor elétrico, é preciso entender alguns aspectos indispensáveis para que sua escolha seja mais assertiva.

1. Verifique se as dimensões do aquecedor são compatíveis com o tamanho do ambiente

É fundamental avaliar o tamanho do ambiente. Afinal, você precisa escolher um aquecedor que tenha uma capacidade de aquecimento adequada.

Em outras palavras, não adianta comprar, instalar e ligar o aparelho, com a expectativa que deixe o espaço mais quentinho, se ele não tiver potência suficiente para isso.

Como uma estimativa, leve em consideração que a maioria dos equipamentos possui capacidade de aquecimento de 20 a 25 metros quadrados.

Para que esse tipo de situação não aconteça com você, preste atenção nas informações sobre o alcance que o aquecedor atinge, que estão presentes na embalagem do aparelho.

Assim, se o aquecedor que você pretende adquirir não oferecer as condições de aquecimento favoráveis para as suas necessidades, é melhor pesquisar outro modelo como opção.

2. Verifique a frequência de uso ideal do aparelho

Atualmente, o mercado de eletrodomésticos dispõe de uma grande variedade de aquecedores elétricos. No entanto, nem todos têm a mesma capacidade. Isso significa que, alguém que mora em uma cidade predominantemente fria, pode precisar de potência maior do que um morador do Rio de Janeiro, por exemplo.

Os principais tipos de aquecedores de ambientes são:

  • aquecedores halógenos: funcionam por meio de energia elétrica. Por este motivo, consomem mais eletricidade e não devem ser utilizadas em espaços úmidos. Eles são recomendados para ambientes pequenos e aquecem o cômodo rapidamente. Podem ser divididos em dois tipos:
    • elétricos: têm a resistência visível protegida apenas por uma grade.
    • termoventiladores: possuem hélices que espalham o calor como um ventilador.
  • aquecedores cerâmicos: estes modelos funcionam através de uma placa de cerâmica que retém o calor e, depois, o distribui de forma uniforme pelo ambiente. Entre as suas vantagens, eles não ressecam o ar, consomem pouca energia e  aquecem até espaços médios, mas tem preços um pouco mais elevados;
  • aquecedores a óleo: esses aparelhos não consomem tanta energia, não ressecam o ar e possibilitam deixar até grandes espaços mais aconchegantes. O único contraponto é que ele pode demorar um pouco mais do que os outros para aquecer;
  • aquecedores a gás: esses são modelos mais robustos que funcionam à base de Gás Natural ou GLP (o gás de cozinha). Não são recomendados para espaços pequenos, sendo mais indicados para espaços amplos e abertos;
  • aquecedores a ar: as principais vantagens dessa modalidade é aquecer rapidamente o local e não consumir muita energia. No entanto, eles podem provocar o ressecamento do ar em circulação no cômodo.

Qual tipo de aquecedor é melhor e mais seguro?

O termoventilador pode ser considerado uma opção bastante segura, devido às características que possui, que são: 

  • resistência em formato de chuveiro, o calor no ambiente é espalhado por igual;
  • atua também como desumidificador;
  • desliga automaticamente quando aquece muito.

Qual aquecedor de ambientes gasta menos energia?

O aquecedor à óleo é considerado o mais econômico, mas também é importante destacar outras qualidades que esse modelo apresenta:

  • mais silencioso;
  • consome menos energia elétrica;
  • dissipa com eficiência o calor;
  • não resseca o ar.

Porém, cabe dizer que o seu aquecimento demora um pouco mais para acontecer e o seu investimento de compra é um pouco mais alto.

Qual é o melhor aquecedor portátil?

Praticidade é a palavra-chave dos aquecedores portáteis. Além disso, possuem preços mais acessíveis para quem busca uma alternativa mais rápida.

É importante dizer que, assim como para os demais modelos, as dicas citadas acima, com a limpeza dos filtros de ar, devem ser adotadas para o aquecedor portátil.

Dentre as inúmeras opções disponíveis no mercado, alguns se destacam, seja pela marca, pela funcionalidade ou pelo preço.

  • Aquecedor Elétrico Comfort Heat EAQ020 1500W Preto 110V;
  • Aquecedor Elétrico 3 em 1 EOS Comfort Heat;
  • Aquecedor Elétrico Philco 2000W PAQ2000B.

3. Analise onde o aquecedor será instalado

O local de instalação influencia no melhor aquecedor de ambiente para você. Não só pela amplitude, mas também pela frequência de uso do local e até mesmo por quem tem acesso.

Por exemplo, o aparelho não pode ficar em locais baixos se for utilizado em um quarto infantil ou em ambiente frequentado por pets. Por outro lado, se colocado em um escritório, deixe longe de materiais inflamáveis.

Cuidados que devem ser adotados para o uso do aquecedor no quarto dos bebês

Encontrar o melhor aquecedor para quarto de bebê é uma das grandes preocupações para os pais. Principalmente nos períodos mais frios do ano, uma vez que durante o inverno a incidência de resfriados é maior, em especial nas crianças.

Além disso, é muito comum que durante a noite as cobertinhas sejam jogadas de lado, deixando o bebê mais vulnerável à gripe.

Mas não é qualquer aquecedor que pode ser utilizado em um quarto de bebê. Para garantir conforto, aquecimento e segurança, é fundamental seguir algumas dicas:

  • Umedeça o ar: antes de ligar o aquecedor, é recomendável fazer a umidificação do ambiente, que pode ser com o uso de uma bacia com água, evitando assim que o ar fique seco.
  • Faça a limpeza das saídas de ar: de vez em quando é necessário limpar as saídas de ar do aparelho, evitando assim que as partículas presentes nele sejam queimadas, deixando o ambiente com um cheiro desagradável.
  • Deixe o aparelho longe do alcance das crianças: a curiosidade é, sem dúvidas, uma característica comum a quase todas as crianças. Para evitar acidentes, garanta que seus pequenos não possam acidentalmente tocar, ou derrubar, o aquecedor.

Melhores aquecedores de ambiente em 2023

Confira, a seguir, os melhores aquecedores de ambiente de 2023! Todos eles você encontra no site da Frigelar, especialista em refrigeração no Brasil há mais meio século.

Aquecedor Elétrico Comfort Heat EAQ020 1500W Preto 110V

Aquecedor Elétrico EOS Comfort Heat pode suprir todas as suas necessidades.
Aquecedor Elétrico EOS Comfort Heat é um dos mais indicados para você.

Além de proporcionar conforto extremo à sua família, o Comfort Heat EAQ020 combina com a decoração de todos os espaços.

Uma de suas grandes vantagens é o seu funcionamento a óleo, que impede o ressecamento do ar, como também evita problemas respiratórios.

Aquecedor Elétrico 3 em 1 EOS Comfort Heat

Essa opção de aquecedor elétrico 3 em 1 (aquece, ventila e desumidifica o ambiente) é perfeito para deixar seu lar aconchegante e quentinho.

Esse aparelho é leve e compacto, permitindo que seja transportado de um cômodo para o outro sem muito esforço.

Veja também: Aquecedor elétrico EOS: é um bom investimento?

Aquecedor Elétrico Halógeno Ventisol

Para aquecer sua casa nos dias mais frios, deixando o ambiente mais aconchegante, o aquecedor elétrico halógeno ventisol é ideal para você. Você pode transferir o aparelho portátil para qualquer lugar.

Aquecedor Elétrico a Óleo Britânia 1500w

Com 3 níveis de potência, o aquecedor a óleo Britânia não queima oxigênio, deixando o espaço bem mais agradável. Ele possui itens que facilitam o seu transporte e armazenamento, como rodinhas e o sistema porta-fio.

Kit Inverno EOS: Aquecedor Elétrico EOS Comfort Heat 1500W 3 em 1

O aquecedor elétrico EOS Comfort Heat 3 em 1 é um modelo multifuncional que aquece, circula e desumidifica o ar, proporcionando um ambiente mais agradável e aconchegante.

Definitivamente, nestes dias de temperaturas baixíssimas, só fica com frio quem quer. Afinal, existem no mercado uma infinidade de aquecedores para todos os gostos e bolsos.

Todavia, antes de adquirir o seu, é preciso considerar as dicas acima para que você faça uma boa escolha.

Para isso, conte com o auxílio de uma equipe especializada, que não apenas vai te oferecer as melhores orientações, como também produtos e serviços de alta qualidade.

Contudo, aqui na Frigelar você encontra os melhores aquecedores e diversos modelos para garantir o ideal para a sua casa. Confira as opções no site, no APP ou em alguma de nossas lojas.

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Organização sem Estresse: O Espaço de um Freezer Horizontal

Saiba como investir em um freezer horizontal pode garantir uma organização sem estresse para conservar seus alimentos em casa.

Continue Lendo...

Chá a Qualquer Momento: Uso Criativo da Chaleira Elétrica

Saiba como fazer um uso criativo da chaleira elétrica e porque ela pode ser ideal para diferentes funções na sua cozinha.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!