Como conservar alimentos da forma correta e manter o valor nutricional?

Saiba como conservar os alimentos por mais tempo, garantindo que não estraguem. E quais são os modelos ideais de freezer para cada situação.

Publicado por Frigelar | 7 de junho de 2023

Atualizado em 7 de junho de 2023

Na hora de comprar qualquer tipo de alimento, muitas pessoas se preocupam em conferir a data de validade. Tal atitude é muito importante, mas não é o suficiente para assegurar a qualidade prolongada do produto. Também é necessário saber como conservar os alimentos da maneira correta.

Às vezes, guardar os alimentos na geladeira ou freezer e mantê-los fechados são apenas os primeiros passos para manter a sua qualidade. O cuidado deve ser ainda maior com produtos perecíveis, como ovos, leite e carnes, que podem se tornar impróprios para o consumo em pouco tempo.

Se você quer saber como conservar alimentos da maneira correta, continue lendo este texto, pois daremos diversas dicas úteis. Além disso, vamos ensinar a limpar o freezer de forma eficiente e a escolher o melhor eletrodoméstico para conservar os seus produtos. Confira!

Qual a importância de conservar alimentos?

Ao conservar os alimentos adequadamente você os mantém em boas condições para serem consumidos. Isso é importante por 2 motivos:

  • Evita o consumo de alimentos que podem trazer danos à saúde. Segundo a  Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 83.5% dos casos de intoxicação alimentar ocorrem pela presença de bactérias em alimentos estragados;
  • Gera economia, pois se os produtos permanecem em bom estado por mais tempo você não precisa fazer outras compras.

Como conservar alimentos?

Separamos 9 passos extremamente importantes que você deve adotar agora mesmo.

1. Separe os alimentos por categoria

Alimentos e produtos de limpeza não podem ser armazenados juntos sob nenhuma hipótese. Mesmo estando vedados, os produtos de limpeza podem escorrer e contaminar os alimentos. Até mesmo o cheiro forte pode ficar impregnado onde não devia e tornar o alimento impróprio.

Além disso, produtos como leite e verduras, por exemplo, não devem ficar no mesmo lugar. Há sempre o risco de o laticínio cair sobre as folhas e atrapalhar sua conservação.

Esse tipo de contaminação cruzada é muito comum, então pense com cuidado onde cada alimento será armazenado.

2. Mantenha o freezer, geladeira, armários e fruteiras sempre limpos

Fungos e bactérias podem proliferar em diversos ambientes, mesmo em locais frios como freezers e geladeiras. Isso ocorre principalmente porque durante o manuseio do dia a dia podemos deixar restos de comida cair nas prateleiras. Exemplos disso podem ser o iogurte que derramou um pouquinho, alguns grãos de arroz que caíram ao serem armazenados, etc.

Com o tempo, esses restos de alimentos podem contaminar os outros. Por isso, limpe esses ambientes regularmente. Não há uma periodicidade exata e isso vai depender da percepção e frequência de uso de cada um.

3. Lave frutas e verduras

Fungos e bactérias podem proliferar em frutas e verduras, até porque eles costumam ficar mais expostos no mercado e entram em contato com as mãos de várias pessoas.

Ao lavá-los adequadamente assim que chegar das compras, o risco de contaminação diminui.

4. Evite deixar os alimentos destampados

Alimentos destampados estão mais propensos a contaminação. Até mesmo as frutas armazenadas em uma fruteira devem ser tampadas, pois são alvo de moscas e outros insetos que podem transmitir algum micro-organismo.

Nessa mesma linha, outra dica para evitar a contaminação de alimentos como as frutas é manter todo o ambiente limpo. Como esses produtos são comumente armazenados na cozinha, é possível que haja restos de comida na pia, nos armários e até no chão, que acabaram caindo durante o preparo.

Você deve fazer a limpeza regularmente e retirar qualquer indício que possa atrair as moscas e outros insetos. Além disso, não deixe o lixo destampado em hipótese alguma e retire-o regularmente, de acordo com os dias de coleta do seu bairro.

5. Mantenha os alimentos não perecíveis acomodados da forma indicada pelo fabricante

Os alimentos não perecíveis não estragam com facilidade e podem ser armazenados por longos períodos. Mas, para evitar qualquer problema, siga as instruções de armazenamento descritas no rótulo.

As instruções costumam incluir deixar os alimentos em um local seco, arejado, longe da umidade e do calor excessivo.

Além disso, é fundamental verificar se as embalagens estão adequadamente vedadas.

Quando for consumir um produto que está guardado por muito tempo, não se esqueça de confirmar novamente a data de validade e observar se a aparência, consistência e textura do alimento estão como o esperado.

6. Armazene os alimentos cozidos na geladeira

Após cozinhar um alimento ele pode ficar no máximo 3 horas em temperatura ambiente. Após esse período o consumo já pode trazer riscos para a saúde. Então, nunca se esqueça de guardá-los na geladeira para usá-los com segurança na próxima refeição.

Caso se esqueça de fazer isso e o produto fique muitas horas sem refrigeração, é mais seguro descartá-lo, mesmo que não haja sinais óbvios de contaminação.

7. Cuidado com os animais de estimação

Muitas pessoas têm o hábito de deixar seus animais de estimação com total liberdade para andar pela casa.

Nesse caso é importante manter os alimentos onde eles não possam alcançar. Pois, por mais limpos que sejam os seus bichinhos, eles podem trazer bactérias para os alimentos caso tenham contato com eles.

8. Descongele apenas a quantidade de alimentos que for consumir

Produtos como carnes devem ser congelados em um freezer ou congelador para que durem mais tempo. Mas para manter essa conservação, descongele apenas o que for usar, assim você evita que microrganismos se proliferem em alimentos que não serão usados naquele momento.

9. Dê preferência às embalagens de vidro

Os potes de vidro evitam o acúmulo de umidade nos alimentos, impede a ação de pequenos animais, como roedores, além de não transferir odores para os produtos.

Qual o recipiente ideal para cada tipo de alimento?

Os recipientes vão variar conforme o alimento e o local de armazenamento.

Por exemplo, para guardar alimentos fora da geladeira o ideal é usar potes de vidro, já que eles conservam melhor as propriedades dos alimentos e os animais não conseguem ter acesso ao seu conteúdo.

Entretanto, se for guardar algo no congelador, use potes de plástico, pois os de vidro podem quebrar. Além disso, verifique se o plástico é livre de Bisfenol A, pois esse componente tóxico traz prejuízos para a saúde. Os recipientes com essa característica terão a sigla BPA Free.

Por fim, escolha potes que tenham uma boa vedação, principalmente se for armazenar produtos fora da geladeira e que tenham grande potencial para atrair formigas e outros insetos, como açúcar e biscoitos.

Frutas podem ser armazenadas diretamente nas prateleiras das fruteiras, mas separe aquelas que costumam estragar mais rápido, como bananas e maçãs.

Como limpar e organizar o freezer antes de guardar alimentos?

Vimos que manter o freezer limpo é uma parte importante da conservação de alimentos. Mas se você tem dúvidas sobre como fazer isso, veja essas dicas:

  • Tire o freezer da tomada para evitar acidentes envolvendo eletricidade;
  • Transfira os alimentos para outro ambiente refrigerado, pode ser outro freezer ou uma geladeira, para que eles não estraguem durante a limpeza;
  • Para limpar a parte externa use uma esponja e um sabão neutro para esfregar toda a superfície. Depois retire o sabão com um pano úmido e termine a limpeza com um pano seco. Na parte traseira, onde fica o motor, use apenas um espanador ou aspirador de pó;
  • Na parte interna é preciso um pouco de cuidado. Limpe-a com um pano e bicarbonato ou vinagre. Ambos os produtos são ótimos para eliminar bactérias. Por fim, seque o freezer com um pano seco.

Pronto! Agora o equipamento está adequado para receber os alimentos. Não se esqueça de eliminar qualquer coisa estragada e embale os produtos adequadamente.

Por fim, coloque-os no freezer novamente, tentando deixar na parte superior aqueles que serão consumidos primeiro.

Qual o modelo de freezer ideal para conservar alimentos?

Agora que aprendemos como conservar alimentos, saiba que todos os modelos de freezer são ótimos para esse propósito, mas você também deve considerar algumas características conforme o seu perfil.

Por exemplo, o freezer horizontal é indicado para quem precisa armazenar uma abundância de alimentos e manterá os produtos ali por mais tempo.

Já o freezer vertical traz mais comodidade para quem precisa retirar produtos com mais frequência, já que é mais fácil ter acesso aos alimentos e suas prateleiras ajudam em uma melhor organização.

De qualquer forma, lembre-se de todas as dicas que demos aqui antes de guardar seus alimentos e jamais negligencie a importância de um armazenamento adequado. Algumas atitudes são fundamentais para preservar a sua saúde e também para trazer mais economia para o dia a dia.

Se está pensando em adquirir um freezer para manter os alimentos na temperatura ideal, conheça as opções da Frigelar. Você vai encontrar produtos de diversos modelos, tamanhos e muitas promoções. Confira as ofertas no site, no APP Frigelar ou na loja física mais próxima.

Acompanhe a Frigelar

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!