Dicas de como limpar o freezer

O freezer é um aparelho que requer atenção cuidadosa em relação à sua limpeza. Saiba como evitar o acúmulo de sujeira e riscos para a saúde.

Publicado por Frigelar | 30 de março de 2023

Atualizado em 16 de agosto de 2023

Algumas pessoas ficam em dúvida sobre como limpar o freezer: pode lavar? Quais produtos usar? A resposta para primeira pergunta é sim. Na verdade, lavar o freezer é obrigatório e deve ser feito de tempos em tempos, independentemente do seu modelo. Afinal, a limpeza periódica pode ser fundamental para a vida útil do seu aparelho.

Não importa se você possui um aparelho antigo ou um dos mais modernos do mercado, a limpeza correta vai trazer muitos benefícios.

No Blog da Frigelar, vamos dar dicas importantes sobre como limpar o freezer, incluindo os produtos que devem ser utilizados e a frequência ideal de limpeza. Acompanhe!

Qual a importância de manter o freezer limpo?

Um freezer limpo traz diversas vantagens. Veja as principais:

  • Durante o processo de limpeza é possível eliminar qualquer alimento que já tenha passado da data de validade;
  • Evita que qualquer impureza contamine os alimentos;
  • O aparelho funciona melhor, inclusive mantendo sua total capacidade de refrigeração;
  • Os alimentos ficam mais organizados, facilitando a localização de qualquer produto;
  • A limpeza adequada faz com que a vida útil do aparelho seja prolongada.

Como descongelar e limpar o freezer?

A primeira coisa que devemos saber ao iniciar a limpeza desse aparelho é que não há diferença entre limpar um freezer horizontal ou vertical. O processo é parecido para qualquer tipo de freezer, embora existam algumas particularidades que devem ser consideradas.

De modo geral, abra as portas do eletrodoméstico com ele desligado e deixe o gelo derreter. Para ajudar no processo, você pode usar um ventilador ou potes e panelas com água quente.

Para saber se o seu equipamento precisa de algum procedimento especial de limpeza, dê uma olhada no manual de instruções. Mas, se não houver nada nesse sentido, você pode usar as dicas gerais que apresentamos abaixo.

1. Comece desligando o aparelho

Pode até parecer óbvio, mas é importante ressaltar que não devemos fazer a limpeza do freezer com ele ligado. Será preciso molhar o equipamento e tocar em várias partes dele, o que pode resultar em acidentes envolvendo eletricidade.

Além disso, como a porta ficará aberta durante todo o processo, o consumo de energia do equipamento será muito alto.

O terceiro motivo para desligar o freezer antes de limpá-lo é que assim você facilita o degelo.

2. Armazene os alimentos corretamente

É importante retirar todos os alimentos do freezer para facilitar a limpeza. Guarde-os em uma bolsa, caixa térmica, em uma geladeira ou até em outro freezer que estiver disponível.

Manter a temperatura adequada dos alimentos durante a limpeza é fundamental para que eles não estraguem.

Esse também é o momento ideal para descartar qualquer produto que não esteja mais em condições de ser consumido.

3. Aguarde o descongelamento

Nesse sentido, quem possui um freezer com um sistema frost free conta com uma ótima vantagem, já que esse tipo de equipamento executa um degelo automático. Assim, impedindo que camadas de gelo se formem nas paredes do aparelho.

Essa tecnologia facilita muito na hora da limpeza, já que reduz o acúmulo de sujeira e não é preciso esperar até que o gelo derreta. Mas, mesmo com essas vantagens, é recomendável limpá-lo de tempos em tempos.

Porém, se o seu aparelho não é frost free, a forma mais eficaz de fazer o descongelamento é de forma natural. Ou seja, você vai simplesmente esperar que o gelo derreta.

4. Retire a água acumulada durante o descongelamento

Ao descongelar o freezer, é comum ele acumule água. Nos modelos verticais, esse volume é menor, já que a água escorre naturalmente pela porta.

Porém, em um freezer horizontal, ela fica acumulada no fundo. Felizmente essa é uma situação bem fácil de resolver, já que esses aparelhos geralmente contam com uma abertura nos cantos para drenagem da água. Então, basta que você procure na área externa por uma pequena tampa que pode ser removida para escoar esse excesso.

5. Limpe a parte interna

Agora é o momento de começar a limpeza de fato. O primeiro passo é separar um balde com 1 litro de água morna. Em seguida, acrescente duas colheres de sopa de bicarbonato.

Essa solução é extremamente eficiente para eliminar bactérias e mofos. Então, com uma flanela úmida, passe-a por todo o interior do equipamento com movimentos circulares. Dê atenção especial aos locais em que há acúmulo de resíduos.

Evite jogar água diretamente no interior do aparelho, e no fim use outro pano para secar o equipamento.

6. Limpe o exterior

O exterior do equipamento tende a acumular bastante sujeira, então você deve usar uma esponja com sabão neutro para esfregá-lo em toda a sua extensão.

Em seguida, retire o sabão com um pano úmido e finalize a limpeza com um pano seco.

A essa altura, seu freezer já vai estar brilhando por dentro e por fora, mas para uma limpeza completa e eficiente ainda é preciso ficar atento a alguns detalhes.

7. Use um espanador na parte traseira

A parte traseira do equipamento costuma conter uma grade, atrás da qual está localizado o motor e de onde sai a tomada do aparelho. É recomendado limpar essa parte apenas com um espanador e um pano seco.

8. Limpe a borracha de vedação

Se a borracha de vedação não estiver limpa, o funcionamento do aparelho pode ser prejudicado. Os problemas mais comuns são a menor capacidade de refrigeração e um gasto mais alto de energia elétrica.

Por isso, use água morna e sabão neutro na hora da limpeza. Umedeça um pano nessa mistura e passe na borracha. Por fim, use outro pano para secar.

9. Limpe também os acessórios

As prateleiras e bandejas também devem ser limpas. Você pode usar uma mistura de água morna e bicarbonato como fizemos na parte interna. Caso haja alguma sujeira impregnada, complemente a limpeza com uma esponja e sabão neutro.

10. Organize os alimentos e ligue o aparelho

Agora é hora de colocar novamente os alimentos no freezer.

Tente fazer isso da forma mais organizada possível e guarde os alimentos embalados. Por fim, ligue o aparelho na tomada e observe se ele está funcionando corretamente.

Que produto usar para limpar o freezer?

Como mencionamos, uma solução de água morna e bicarbonato é muito eficiente para limpar a parte interna de um freezer. Já para a área externa é possível usar um sabão neutro.

O que não utilizar na limpeza do freezer

Você deve ficar atento à lista de produtos que não podem ser usados, pois correm o risco de danificar o aparelho. São eles:

  • Álcool;
  • Solventes;
  • Querosene;
  • Detergentes;
  • Vinagre;
  • Qualquer tipo de produto abrasivo.

Existe uma frequência ideal para limpar o freezer?

Há quem recomende que um freezer que está em utilização constante seja limpo a cada 6 meses. Porém, isso não é uma regra.

A quantidade de gelo acumulada e os resíduos podem fazer com que você precise limpar antes desse prazo. A dica é sempre observar as condições do aparelho e limpá-lo quando julgar necessário.

Por outro lado, se o freezer passa muito tempo desligado e só é usado em ocasiões específicas, por exemplo, para armazenar ingredientes para bebidas e drinks de uma festa de Natal, é importante fazer a limpeza sempre que for utilizar.

Pode jogar água no motor do freezer?

Não! Evite jogar água na parte elétrica do equipamento, assim você impede que ele sofra qualquer dano ou até mesmo que ocorra um acidente.

Entender como limpar o freezer pode ajudar a tirar o melhor proveito desse equipamento e fazer com que ele tenha uma longa vida útil. O procedimento é muito simples e pode ser feito em poucas horas com a utilização de poucos itens.

Mesmo que o aparelho seja pouco utilizado, é muito importante ficarmos atentos ao acúmulo de sujeira e limpá-lo na hora certa, pois isso também influencia em nossa saúde, já que evita a contaminação dos alimentos.

Agora que você já sabe como limpar o freezer, confira uma lista com os cinco freezers perfeitos para se ter em casa!

Na Frigelar, você encontra diversos produtos que podem lhe ajudar na realização da limpeza do seu freezer. Confira as opções no site, no APP ou na loja física mais próxima de você.

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Organização sem Estresse: O Espaço de um Freezer Horizontal

Saiba como investir em um freezer horizontal pode garantir uma organização sem estresse para conservar seus alimentos em casa.

Continue Lendo...

Chá a Qualquer Momento: Uso Criativo da Chaleira Elétrica

Saiba como fazer um uso criativo da chaleira elétrica e porque ela pode ser ideal para diferentes funções na sua cozinha.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!