Cuidados para utilizar o ar-condicionado no verão

O ar-condicionado no verão é um dos grandes aliados do consumidor. Mas é importante tomar alguns cuidados para ter o seu melhor desempenho.

Publicado por Frigelar | 24 de janeiro de 2023

Atualizado em 25 de outubro de 2023

Anualmente a chegada do verão é sinônimo de férias, praia, calor e também de ar-condicionado. Afinal, o aparelho é o principal aliado dos usuários para amenizar o calor que pode chegar a temperaturas extremas no país. Mas para garantir o bom funcionamento do aparelho, você pode tomar alguns cuidados com o seu ar-condicionado no verão.

Abaixo vamos esclarecer algumas dúvidas sobre a utilização do ar-condicionado nessa época do ano e alguns cuidados que são necessários para curtir ao máximo a estação de mais calor do ano. E é claro, mantendo o maior conforto térmico nos ambientes da casa, trabalho, comércio, escritório, etc.

1º passo: Manutenção e limpeza do ar-condicionado

Esses são os cuidados básicos para a utilização do ar-condicionado no verão. Em muitos locais os usuários utilizam o aparelho apenas no verão, em dias mais quentes. Até mesmo quem possui aparelhos apenas com o ciclo Frio ficam com o ar-condicionado desligado a maior parte do ano e voltam a liga-lo apenas no verão.

É recomendável que, regularmente, sejam feitas as manutenções básicas do aparelho de ar-condicionado, assim como sua higienização. Realizando a manutenção e, principalmente limpeza do aparelho, você garante que poeiras, fungos, ácaros e bactérias sejam eliminados dos filtros.

A limpeza de filtros pode ser realizada pelo próprio usuário, basta retirar os filtros que se encontram atras da tampa frontal da evaporadora, levá-los até um tanque ou pia e lavá-lo com água corrente. Se for necessário pode ser usada uma esponja com sabão neutro ou detergente neutro.

2º passo: Programando o ar-condicionado no verão

Com tudo em ordem no funcionamento do aparelho, é o momento de configurá-lo para que refrigere o ambiente. Esse é um cuidado necessário, pois não basta apenas ligar o ar-condicionado se ele não estiver no modo Frio.

Então, aperte o botão de ligar o aparelho no controle remoto e, após, pressione o botão Modo, que as vezes pode vir descrito como Mode, Opções ou Função, vai depender do modelo e marca do seu ar-condicionado.

No visor do controle remoto irão aparecer ícones referentes a cada modo. O modo Frio é representado pelo desenho de um floco de neve ou pela palavra Frio ou Cool, isso poderá variar de acordo com cada modelo e fabricante do aparelho. Você também pode consultar o manual do seu ar-condicionado para tirar as dúvidas de como utilizar essa função no seu aparelho.

O controle remoto EOS também mostra as suas funções nos próprios botões.
O controle remoto EOS também mostra as suas funções nos próprios botões.

Leia também:

Entenda todas as funções do controle do ar-condicionado

Os controles remotos da EOS, por exemplo, são aparelhos universais que suportam determinados modelos e marcas de ar-condicionado. Você pode encontrar eles na Frigelar e escolher o ideal para o tipo do seu aparelho.

Na Frigelar, você também encontra controle remoto para ar-condicionado das seguintes marcas (vale lembrar que é importante conferir o modelo e marca do seu aparelho):

Outro ponto bastante importante para destacar, é sobre o ar-condicionado operar no modo QUENTE e FRIO. Não são todos os aparelhos de ar-condicionado que operam no modo quente, além do modo frio. É importante você conferir essa funcionalidade do seu aparelho antes de compra-lo.

3º passo: escolha a temperatura ideal para o verão

De acordo com a Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária), a temperatura ideal para ambientes internos durante o verão varia de 23º a 26º C. Nesses graus, o aparelho promove conforto térmico e economia de energia.

4º passo: Consumo do ar-condicionado

O consumo do ar-condicionado e seu impacto na conta de energia é uma preocupação dos usuários. Fazendo uma referência ao tópico anterior, ressaltamos que a diferença entre a temperatura externa e a temperatura interna desejada pelo usuário reflete na conta de energia.

Por exemplo, se a temperatura interna, antes de ligar o ar-condicionado, está em 28°C e o usuário escolhe a temperatura do ar-condicionado em 16°C, são 12°C de diferença que o ar-condicionado terá que trabalhar para atingir o número desejado pelo usuário e isso será refletido no consumo de energia. Quanto mais o ar-condicionado trabalha, mais energia ele vai consumir.

Agora outro exemplo, se a temperatura interna, antes de ligar o ar-condicionado, está em 28°C e o usuário programa o aparelho para atuar em 22°C, o equipamento trabalhará para atingir 6°C de diferença e consumirá menos energia do que no exemplo que citamos acima.

Outra dica importante quanto ao consumo de energia são os aparelhos com tecnologia Inverter. Esses modelos garantem mais economia de energia se comparado com os modelos convencionais. Por vezes, essa economia pode chegar a mais de 70%, dependendo do modelo do ar-condicionado.

Tecnologia inverter

Os aparelhos com a tecnologia inverter, acabaram se tornando o ideal para a sua casa hoje. A grande vantagem do Inverter, é não sofrer oscilações na temperatura e, assim, ele será mais econômico com o passar do tempo.

O ar-condicionado inverter possui as mesmas opções de diferentes modelos e BTUs, também tendo todas as opções que você possa precisar. Mas o grande ponto dessa tecnologia é nunca desligar a sua refrigeração. O seu compressor trabalha durante todo o tempo em que você o deixar ligado, assim garantindo uma temperatura estável para o seu ambiente.

A economia e estabilidade de temperatura com o ar-condicionado inverter pode ser ótimo para o verão.
A economia e estabilidade de temperatura com o ar-condicionado inverter pode ser ótimo para o verão.

Confira este modelo na Frigelar: Ar Condicionado Split 12000 BTUs High Wall Inverter Samsung WindFree Connect Quente e Frio

Embora tenham o valor um pouco mais elevado, os aparelhos Inverter, ao passar do tempo, acabam recuperando esse investimento maior com uma conta de energia mais barata. Além de bastante tradicional em aparelhos de ar-condicionado, essa tecnologia também se encontra em eletrodomésticos como geladeiras, máquinas de lavar, entre outros.

Dicas extras: Cuidados necessários com o ar-condicionado no verão

1 – Dimensionamento correto do aparelho

Caso você opte por adquirir um ar-condicionado novo no verão, o dimensionamento correto é fundamental. Cada potência do ar-condicionado é destinada a um tamanho de ambiente. Essa escolha precisa ser definida no momento da compra do aparelho.

Adquirir o ar-condicionado na potência correta evita problemas futuros como consumo elevado de energia, falhas no sistema e até comprometer a vida útil do aparelho. Aqui na Frigelar possuímos uma calculadora de BTU que poderá lhe auxiliar nessa escolha na potência. Acesse a calculadora de BTU da Frigelar clicando aqui.

2 – Ar-condicionado com filtros de ar potentes

Os filtros de ar contidos nos aparelhos de ar-condicionado estão cada vez mais tecnológicos e eficientes.

Os filtros são apostas das marcas para ganhar os clientes e recebem grande investimentos dos fabricantes. Alguns modelos contam com filtros contra poeiras, fungos, bactérias e até vírus.

Entre os diversos tipos de filtro de ar estão os com tripla proteção, com liberação de íons, filtros UV (raios ultravioletas), eletricidade estática, polifenol extraído de maçãs, entre outras opções. Nossa dica é que o usuário leia as características do aparelho antes de adquiri-lo.

3 – Instalação correta do ar-condicionado

A instalação correta do ar-condicionado é fundamental para seu bom funcionamento. Opte por empresas e profissionais qualificados.

Para instalações com competência, experiência e com qualidade, nossa sugestão é a Agyx, empresa de instalação, manutenção e higienização com profissionais em todas as regiões do país. Clique aqui e conheça mais sobre a Agyx. E aí, gostou das nossas dicas para aproveitar ao máximo seu ar-condicionado no verão?

Aqui na Frigelar possuímos os melhores aparelhos de ar condicionado do mercado e você pode realizar a melhor compra com a empresa especialista em refrigeração e ar-condicionado há mais de 56 anos. Conte conosco. Até a próxima!

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Quando Chamar um Técnico? Entenda os Sinais do seu Ar-Condicionado

Saiba como entender e identificar os sinais do seu ar-condicionado, e como saber quando chamar um técnico para cuidar do seu aparelho.

Continue Lendo...

Funções para Ajustar o Controle Remoto no Modo Quente

Saiba as melhores dicas e as principais funções para ajustar o controle remoto no modo quente e garantir o máximo de conforto.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!