Guia completo sobre vinhos e dicas para conservá-los

Com a garrafa em mãos, os apreciadores precisam estar atentos à forma adequada de conservação

Publicado por Frigelar | 20 de agosto de 2019

Atualizado em 1 de dezembro de 2020

É apaixonado por vinhos e quer saber qual é a melhor forma de conservá-los para manter a qualidade do rótulo? Sabemos muito bem o quanto é importante cuidar das suas garrafas para que você possa aproveitar o prazer de beber um vinho da melhor maneira. 

É exatamente por isso que preparamos essas dicas especiais. Acompanhe esse artigo até o final e conheça passos imprescindíveis para qualquer apreciador de vinhos, além de equipamentos que irão garantir a qualidade que você procura.

As melhores formas de cuidar do seu vinho

Quanto mais aprendemos sobre vinhos, mais gostosos eles vão ficando. Isso acontece porque começamos a cuidar das garrafas da forma correta e potencializamos o sabor de cada bebida.

1 – Guarde as garrafas deitadas

A primeira dica é exatamente essa: guarde suas garrafas deitadas. Você já deve ter reparado que as vinícolas tendem a fazer isso, não é? E é por um motivo especial. Com as garrafas deitadas, você evita a pressão, o encolhimento da rolha e uma possível entrada de oxigênio.

Isso é importante, porque, com a entrada de ar, a bebida pode envelhecer muito rápido e ficar azeda, sobressaindo apenas o sabor do álcool. Por isso é sempre melhor beber seu vinho logo após abrir a garrafa. 

2 – Aprendendo a servir

Para deixar a sua degustação ainda mais prazerosa, você também precisa tomar cuidado na hora de servir o vinho. O ideal é utilizar um abridor em espiral e inseri-lo em linha reta até o final da rolha, para então,  finalmente abrir a garrafa. Após, também é legal escolher a taça certa para cada tipo de vinho. 

Os vinhos tintos mais encorpados pedem uma taça com o fundo mais estreito, assim como vinhos brancos leves. Porém, se você escolher um vinho branco ou tinto mais encorpado, o ideal é utilizar uma taça com o bojo mais largo. Para vinhos rosés, a melhor taça é a que possui o fundo estreito, uma leve abertura no meio e uma boca mais estreita. 

3 – Temperatura ideal

Um dos fatores mais importantes que mantém a qualidade do vinho é a temperatura de conservação das garrafas. Cada tipo de vinho tem uma temperatura ideal para ser conservado, mas a maioria se mantém entre 10° e 15° graus de conservação. Porém, se você quiser ser mais específico, também pode conhecer a melhor temperatura para cada um deles.

O ideal para o vinho branco, por exemplo, é que ele seja conservado entre 8° a 12° graus de temperatura. Com esse cuidado, a bebida será ainda mais gostosa para os amantes das uvas brancas. Já a temperatura ideal para servir o vinho rosé vai de 10° a 12° graus para vinhos mais encorpados e de 8° a 10° para os mais leves. Quanto ao vinho tinto, a melhor temperatura vai de vai de 15° a 17° graus para os mais leves e até 18° graus para os mais encorpados.

Tomando esse cuidados você irá aproveitar o melhor de cada tipo vinho e vai potencializar as características deles. Se é isso que você quer, a próxima dica será essencial para que saiba como realizar essa conservação do jeito certo!

4 – Invista em uma adega climatizada

A última dica é uma das mais importantes. Para que você possa controlar a temperatura e conservar as suas garrafas de vinho na melhor maneira, você precisará de uma adega. Hoje em dia, você pode contar com equipamentos simples que se encaixam na sua decoração e que não ocupam grande espaço em sua casa. 

Esses equipamentos mantêm as garrafas deitadas, como informado, nas condições de temperatura ideais, além de preservar o vinho da luz solar. Para conhecer as opções de mercado, é bem fácil. A gente separou uma lista das melhores adegas em nosso site para você escolher a sua. Existem modelos que comportam diferentes números de garrafas e você decide qual é a melhor para você. Basta acessar aqui

Dica extra: Conheça os melhores acompanhamentos de cada tipo de vinho

Agora que você conheceu boas dicas para conservar as características do seu vinho, conseguiu perceber o quanto esses cuidados são importantes. Porém, além disso, também é interessante que você procure saber quais são os pratos que melhor acompanham cada bebida.

Para facilitar, criamos uma lista rápida de sugestões de harmonização. Aproveite para conhecer e saiba escolher a combinação perfeita para deixar seu jantar ainda melhor. 

  • Vinho Branco – combina com queijos frescos, aves, peixes e frutos do mar
  • Vinho Rosé – ótimo acompanhante de aperitivos, finger foods, comida japonesa, saladas e mariscos
  • Vinho Tinto – ideal com queijos mais duros e de média a longa maturação, carnes e molhos vermelhos

Acompanhe a Frigelar:

Em nosso blog, você acessa inúmeros conteúdos sobre climatização e dicas para a sua casa. Venha conhecer!


Veja também!

Frigelar doa câmara frigorífica EOS para Secretaria Estadual de Saúde do RS

A câmara armazenará medicamentos e equipamentos médicos utilizados na luta contra a Covid-19

Continue Lendo...

Os bebedouros ideais para ambiente com grande circulação de pessoas

O bebedouro facilita o dia a dia de academias, escolas, clubes, refeitórios e escritórios

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!