Como fazer a limpeza dos filtros de ar e a manutenção dos ventiladores

Fazer a limpeza do ventilador, ou do filtro do ar-condicionado, é fundamental para manter a saúde

Publicado por Frigelar | 24 de abril de 2020

Atualizado em 22 de outubro de 2020

Fazer a limpeza periódica dos seus equipamentos de climatização, como filtros de ar-condicionado e ventiladores, é muito importante para manter o ar da sua casa ou empresa limpo. Quem tem problemas respiratórios ou alergias, sabe bem a diferença que um ar mais puro pode fazer no dia a dia.

Por isso, elencamos passos bem rápidos sobre a higienização das pás do ventilador e do filtro do ar-condicionado. Para conhecer, é só seguir no nosso artigo:

Como limpar o ventilador

Limpeza ventilador de teto
A manutenção de ventiladores é essencial para a eficiência do aparelho

Quem tem ventilador, seja de teto, de mesa ou de parede, já deve ter notado que o equipamento costuma ficar cheio de pó nas pás de ventilação. Isso acontece porque o aparelho trabalha com a própria circulação do ar e, com o tempo, acaba reunindo as impurezas do ambiente ao seu redor.

Para higienizar essas pás, é bem simples. Siga os passos abaixo:

  1. Desligue o equipamento da tomada;
  2. Retire as peças protetoras (em caso de ventilador de chão);
  3. Separe um pano úmido para a limpeza;
  4. Passe um pouco de detergente neutro;
  5. Realize a higienização;
  6. Remonte as peças como antes;
  7. Lembrete: tome cuidado ao limpar as pás (elas são apenas encaixadas e um movimento muito brusco pode tirá-las do lugar). 

Dica extra: se você preferir fazer uma limpeza mais profunda, pode retirar as peças encaixadas conforme o manual e lavar com água corrente e sabão neutro. Após, basta secá-las devidamente e remontar as pás como antes. Assim, você garante a limpeza sem comprometer a vida útil do aparelho. 

Como limpar o filtro do ar-condicionado

Limpeza filtro do ar-condicionado
Periodicamente, lembre-se de limpar o filtro e fazer a manutenção do aparelho

É de extrema necessidade que você faça a limpeza do filtro do ar-condicionado periodicamente, preferencialmente a cada seis meses. Sem a limpeza, a vida útil do aparelho pode ser comprometida, sendo necessária a visita de um técnico especializado. 

O procedimento é bem parecido com o do ventilador. Você também deve usar água com detergente neutro ou um pano úmido. Para começar, você precisa abrir o aparelho como mostra no manual. Depois, retire o filtro e faça a limpeza com esponja ou pano. Lembre-se de secar bem para não comprometer o aparelho e depois recoloque a peça.

Parece simples, mas é um procedimento bem importante. Se você ainda tem dúvidas quanto a essa manutenção, temos um artigo em nosso blog ainda mais completo falando do assunto.

Acesse: Limpar o filtro do ar-condicionado: qual a importância e como fazer?

Acompanhe a Frigelar


Veja também!

Filtro para purificador de água: o que purifica, qual refil comprar e como descartar

O filtro protege você e a sua família dos agentes contaminantes da água

Continue Lendo...

Como resfriar rapidamente um ambiente com ar-condicionado

Entenda mais sobre as funcionalidades do aparelho e como ajudá-lo a gelar mais

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!