Tudo que você precisa saber sobre máquina de gelo

Seja para conservar alimentos ou manter bebidas geladas, conte com a facilidade da máquina de gelo

Publicado por Cristiane | 16 de novembro de 2020

Atualizado em 2 de junho de 2022

Seja para resfriar bebidas em seu negócio ou para ter gelo sempre à mão na hora de receber amigos para um churrasco, uma máquina de gelo é uma aliada da praticidade. Mas você sabe como funciona e o que levar em conta na hora de escolher a sua?

Entenda mais sobre o assunto neste artigo:

Como funciona a máquina de gelo

Nas máquinas domésticas, basta inserir água no reservatório até a marcação indicada. Ao atingir esse nível, o sistema iniciará de forma automática a produção de gelo. Use sempre água filtrada ou mineral a fim de garantir a qualidade do seu gelo. 

Cada ciclo leva em torno de 10 minutos. Nos primeiros ciclos, é normal que os cubos sejam irregulares ou menores. Isso se estabiliza logo em seguida. 

Depois da fabricação, a bandeja de água inclinará para trás. Assim, a pá do gelo começará a empurrar os cubos para a coleta. Após esse processo, a bandeja de gelo volta para a posição nivelada, começando um novo ciclo de fabricação. 

Por isso, é fundamental checar o nível de água no reservatório de tempos em tempos. A maioria das máquinas possuem um sistema de alerta para indicar quando o nível está baixo. Também há um indicador de reservatório de gelo cheio. 

A dica é que você mantenha a tampa da máquina fechada, pois o abre e fecha constante pode gerar elevação da temperatura e consequente alteração no tempo de produção. Além disso, fique atento: durante o processo, é normal que o compressor do aparelho aqueça. 

Máquina de gelo industrial

Para hotéis, bares, restaurantes ou lanchonetes, a máquina de gelo industrial é indispensável. Os modelos maiores necessitam de conexão com um ponto hidráulico, enquanto os menores dispensam.  

São máquinas com capacidades bastante superiores. Alguns modelos podem gerar até 1200 kg de gelo por dia. Possuem reservatório com isolamento térmico e até mesmo filtro de água incluso, responsável por garantir a qualidade do gelo. 

Geralmente, o aparelho é automático. Graças aos sensores internos, a máquina identifica quando o nível de gelo no reservatório baixa e, então, volta a produzir sozinha, sem nenhuma interferência de operador.

Champanheira com gelo
Com alta capacidade de fabricação de gelo, é ideal para a rotina de bares e restaurantes

Máquina de gelo doméstica

Você já resolveu fazer uma comemoração com os amigos em casa e, na hora de servir as bebidas, percebeu que não tinha mais gelo? Mesmo as geladeiras mais modernas dificilmente são capazes de gerar cubos de gelo em poucos minutos. Então, a máquina de fazer gelo fará a diferença na sua rotina. 

O ideal são as máquinas de gelo com capacidade de 12 kg, 15 kg ou até 18 kg/dia. Elas são capazes de atender à demanda de pequenas confraternizações (de 20 a 30 pessoas) e podem fabricar cubos em diferentes tamanhos.  

A diferença das máquinas domésticas para as industriais é a capacidade de fabricação de gelo e, também, seu design portátil e compacto. Esses modelos são desenvolvidos pensando em cozinhas, barzinhos, áreas gourmet e até para levar para a casa na praia. 

Leia também: Você merece! Cinco dicas para uma casa mais confortável

Como limpar a máquina de gelo

A limpeza frequente é essencial para garantir a vida útil do seu equipamento. Além disso, manter limpo o reservatório de cubos de gelo evita possíveis contaminações.

Na hora de realizar a higienização, é necessário desligar o aparelho, retirar a tampa do dreno e escoar toda a água que ainda houver no reservatório. Para limpar a parte interna (paredes, bandeja, coletora de gelo e reservatório de água), recomenda-se o uso de um pano ou esponja macia com uma solução diluída com água e vinagre. Depois, enxágue. 

Nunca utilize produtos que tenham ação abrasiva, como esponjas de aço e saponáceo. Outra dica é manter a porta aberta no mínimo cinco centímetros. Assim, permitirá que o ar circule no interior da máquina, evitando a formação de mofo.

Se for transportá-la, cuide para que o ângulo de inclinação do gabinete não seja maior que 45°. Isso evita que ocorram problemas no compressor ou no sistema da sua máquina de gelo. 

Onde comprar uma máquina de fazer gelo

Na Frigelar, trabalhamos com as principais soluções em refrigeração do mercado. Por isso, contamos com a linha de máquinas de fazer gelo da marca EOS. A EOS é uma empresa com trajetória de mais de 15 anos no lançamento de itens que facilitam o dia a dia do consumidor. Seus produtos são desenvolvidos sob os mais rígidos padrões internacionais de qualidade, tudo para garantir mais eficiência e durabilidade. 

Conheça mais:

Máquina de gelo EOS Ice Compact

Capaz de produzir nove cubos a cada 10 minutos, a máquina de gelo EOS fabrica até 15 kg de gelo por dia. Entre as facilidades, está a versatilidade do aparelho: dispensa instalação hidráulica, cabe em qualquer lugar e é transportável. Disponível em 110v ou 220v. 

Com ela, você pode produzir gelos em dois tamanhos (grande e pequeno). O sistema de refrigeração é bastante silencioso e, ainda, utiliza gás ecológico que não agride a Camada de Ozônio. 

A máquina EOS conta com cesto de gelo e pá coletora, painel eletrônico digital, indicadores de funcionamento, falta de água e de reservatório de gelo cheio. Tem também visor em acrílico transparente e reservatório de gelo de aproximadamente 1 kg.

Máquina de gelo EOS Ice Compact
Máquina de gelo EOS Ice Compact

Acompanhe a Frigelar

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!