Mitos e verdades sobre o seu ar-condicionado

Confira algumas revelações sobre os mitos ou verdades contadas sobre o seu aparelho

Publicado por Frigelar | 8 de agosto de 2022

Atualizado em 19 de agosto de 2022

O ar-condicionado se tornou um aparelho indispensável para a nossa casa e que, para muitas pessoas, ele é fundamental em todas as estações do ano. Mas apesar de ser mais uma necessidade do que apenas um conforto, ainda existem diversos mitos e verdades sobre esse aparelho. Confira aqui no Blog da Frigelar alguns mitos que serão desmascarados!

Provavelmente em algum momento você já deve ter ouvido frases como “você vai ficar gripado com o ar-condicionado” ou “o ar-condicionado gasta muita energia e faz muito barulho”. Mas será que alguma dessas frases faz sentido ou não passam de mitos? Saiba agora alguns mitos e verdades muito comuns sobre o seu ar-condicionado.

Mitos e verdades sobre o ar-condicionado

Ar-condicionado faz mal à saúde?

MITO! Um dos grandes mitos é que muitas pessoas falam que o ar-condicionado pode ser prejudicial à saúde, mas na verdade é bem pelo contrário. O ar-condicionado pode até ajudar na sua respiração. Afinal, além de filtrar o ar, ele também o mantém circulando, e assim deixa livre de poeira, bactérias e evita sujeiras no ar que você respira. Inclusive ele é utilizado em hospitais.

Mas é claro, você também deve manter a limpeza periódica dos filtros do seu aparelho! Garanta fazer a limpeza dos filtros de forma regular e não deixe que acumule sujeira e bactérias dentro do ar-condicionado. Caso contrário, todo o acumulo de sujeira irá para dentro da sua casa e vai poluir o seu ar.

Faça a limpeza dos filtros do seu aparelho regularmente.

Você pode ficar gripado com o ar-condicionado?

MITO! Outro mito é que utilizar o ar-condicionado pode fazer com que você fique gripado. Isso não é verdade. A baixa temperatura do aparelho não causa gripe, alergia ou pneumonia. Porém, é verdade que, graças a temperatura baixa, a umidade do ar vai cair e você pode ressecar as vias nasais ou a garganta.

A incidência solar pode aumentar o consumo de energia?

VERDADE! Uma verdade que você precisa cuidar antes de instalar o seu ar-condicionado! A incidência solar pode afetar bastante o uso do seu aparelho, pois o consumo de energia pode ser mais elevado se o local da sua condensadora não for o mais adequado.

É sempre indicado que você evite instalar o ar-condicionado em locais que irão ficar expostos ao sol durante o dia. Assim como também não é o ideal a instalação em locais fechados, como deixar a condensadora dentro da garagem ou lugares mais abafados.

Essas situações irão elevar a temperatura do ambiente e exigir que o ar-condicionado trabalhe muito mais para refrigerar. E sabemos que isso resultará no alto consumo de energia do aparelho.

Ar-condicionado só se usa no verão?

MITO! Não é verdade que o ar-condicionado pode ser utilizado apenas no verão ou alta temperatura. Por se tornar uma necessidade, hoje em dia o aparelho garante o seu conforto em qualquer temperatura do ano. Além de ser ótimo para o verão e inverno, o ar-condicionado ajuda a manter a temperatura ambiente, a filtrar o ar que você respira e também pode diminuir a umidade na sua casa.

O consumo de energia pode variar conforme a temperatura?

VERDADE! É verdade que o consumo pode interferir com a temperatura do aparelho, pois nos dois extremos você exigirá que o ar-condicionado necessite de mais potência para refrigerar o ambiente. E quanto mais potência ele utilizar, maior será o seu consumo. Uma dica é trabalhar o aparelho em temperaturas agradáveis como 20 a 24ºC, que não são muito extremas.

Aparelhos inverter consomem muita energia?

Alguns modelos da Samsung podem garantir até 70% de economia na sua conta de luz.

MITO! Este é um grande mito! Pelo contrário, o ar-condicionado na tecnologia inverter são os modelos mais econômicos que podem reduzir o seu consumo em até 70% em alguns casos. Muitas pessoas acham que ele gasta mais por se manter sempre trabalhando em alta potência, mas na verdade é essa estabilidade na sua temperatura que o faz ser mais econômico.

Confira o modelo acima no site: Ar Condicionado Split 12000 BTUs High Wall Inverter Samsung Ultra Quente e Frio

Você pode mudar a temperatura de Celsius para Fahrenheit?

VERDADE! Quer trocar a unidade de temperatura do seu aparelho de Celsius para Fahrenheit? Você pode! Os novos ares-condicionados possuem a possibilidade de você trocar a unidade de temperatura nas funções do controle do aparelho. Mas cuide suas funções, pois isso também pode acontecer quando você troca as pilhas do controle do ar-condicionado e ele acaba reiniciando direto na nova função.

O ar-condicionado faz muito barulho a noite?

MITO! Passou o tempo em que o ar-condicionado convencional fazia barulho enquanto funcionava. Nos dias de hoje, as tecnologias e modernidade dos novos aparelhos são quase que silenciosos, lhe permitindo ter uma noite de sono tranquila e sem ruídos.

Só um profissional pode instalar o ar-condicionado?

VERDADE! É verdade que você não deve tentar instalar o seu ar-condicionado por contra própria. Sempre o recomendado é que você contrate o serviço de algum profissional capacitado para realizar esta tarefa. Isso é o ideal para a sua segurança e alta desempenho do seu produto. E na Frigelar, você pode contratar o serviço da Agyx, que é especializada em manutenção e instalação no ramo de refrigeração.

Você sabia todos esses mitos e verdades sobre o ar-condicionado? É muito comum as pessoas ficarem com dúvidas na hora de comprar o aparelho ideal. Para quem não se aprofunda em pesquisar sobre o aparelho, ainda pensa que os modelos atuais fazem muito barulho ou consomem mais energia do que os convencionais modelos antigos.

A verdade é que cada vez mais a tecnologia dos ares-condicionados tem evoluído para que os aparelhos reduzam seu consumo e seja mais econômico para você. Sem contar nas diversas funções que oferecem, contando ainda em fornecer um ar menos poluído e mais filtrado para ajudar na sua respiração.

Aqui na Frigelar, você encontra os melhores modelos de ar-condicionado para a sua casa e com ótimas ofertas de mercado. Confira as opções no site, no APP ou em alguma de nossas lojas!

Leia também:

Qual é o consumo do ar-condicionado do seu quarto?

Modelos de ar-condicionado com maior custo-benefício

O que é ar-condicionado split, quais as vantagens e diferenças para demais modelos

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!