O que é ar-condicionado split, quais as vantagens e diferenças para demais modelos

Um dos modelos de ar-condicionado mais utilizados no Brasil, conheça as vantagens do Ar Split

Publicado por Frigelar | 10 de junho de 2022

Atualizado em 29 de setembro de 2023

Está em busca de um ar-condicionado, mas ainda não sabe qual modelo escolher? Fique tranquilo, pois isso é normal. Com tantas opções disponíveis no mercado, fica difícil selecionar apenas um. E quando o assunto é climatização, os modelos Split são um dos mais procurados.

Para te ajudar na escolha e para entender melhor sobre esse modelo, preparamos um conteúdo sobre o split, que é tão famoso no Brasil. Aqui, você confere o que é ar-condicionado split, como ele funciona, suas principais vantagens, diferenças para os outros tipos e muito mais! 

O que é ar-condicionado split? 

O ar-condicionado Split tem esse nome porque é dividido em duas partes: a condensadora, que fica do lado externo do ambiente e faz a refrigeração do ar, e a evaporadora, que fica do lado interno, gelando o cômodo.

Provavelmente, você já deve ter visto o split, pois é o ar-condicionado mais popular nos lares brasileiros. Se traduzido para o português, split significa dividir ou separar. E o ar-condicionado split é dividido em duas partes: evaporadora e condensadora. Uma parte fica no ambiente externo e a outra na área interna.

Como funciona o ar-condicionado split? 

Um aparelho com muitos BTUs possui grande capacidade de esquentar ou esfriar o espaço. Em território brasileiro, existem dispositivos que partem de 7000 BTUs e vão até 30000 BTUs ou mais. Porém, independente da potência, o funcionamento é o mesmo. 

A condensadora, por sua vez, que é a unidade interna, possui um ventilador que succiona o calor do ar. Depois disso, ele entra pelo filtro, responsável por eliminar todas as impurezas. Por fim, o ar coletado é refrigerado pela serpentina e retorna ao ambiente, refrescando o local. 

Vale destacar que dentro da serpentina existe o gás refrigerante, capaz de absorver o calor presente no ar. Esse fluido é sugado pelo compressor e enviado para a área externa, onde fica a evaporadora. As unidades interna e externa são conectadas por uma tubulação, geralmente feita de cobre.

Leia também: Saiba como calcular os BTUs do ar-condicionado

Quais as vantagens de um split? 

Sem dúvida, a ausência de ruídos é uma das principais vantagens do ar-condicionado split. O pouco barulho produzido garante tranquilidade, que é um elemento vital dentro de sua casa. 

Além disso, a estrutura dividida em duas partes também é outra grande vantagem. A condensadora fica na área externa e, como resultado, não ocupa espaço interno e evita a entrada de ruídos, pois o motor fica do lado de fora da casa. 

E as vantagens não param por aí! O ar-condicionado split vem com filtros de ar, responsáveis por eliminar impurezas, micro-organismos e odores do ambiente, oferecendo ar puro e limpo para respirar. 

Os modelos split garantem economia de energia, graças aos controles precisos de temperatura e as diversas funções disponíveis, todas elas servem para aumentar o conforto e diminuir o gasto de energia. 

Leia também: Funções Timer e Sleep: como usar no seu ar-condicionado?

Os 5 modelos de ar-condicionado Split na Frigelar 

1. Split Cassete

ar condicionado split cassete inverter daikin SkyAir
Ar Condicionado Split Cassete Inverter Daikin SkyAir.

Presente em shoppings, supermercados, escritórios e lojas, o split cassete é ideal para quem quer deixar o ambiente refrigerado, mas sem fazer alterações na decoração. 

Afinal, esse tipo de ar-condicionado costuma ser instalado no teto, deixando as paredes totalmente desocupadas. Para ser mais discreto ainda, gesso ou forro disfarçam a presença do split cassete. 

Além disso, o modelo tem alto desempenho, produz pouco ruído e dispensa escoamento da água gerada em meio ao funcionamento. A bomba de dreno faz todo trabalho. 

Em contrapartida, o preço do ar-condicionado split cassete costuma ser elevado. E, consequentemente, sua manutenção também é cara. 

2. Split Piso-Teto

Ar Condicionado Split 56000 BTUs Piso e Teto Gree G-Prime.
Ar Condicionado Split 56000 BTUs Piso e Teto Gree G-Prime.

Como o nome sugere, esse tipo de split pode ser colocado no teto ou piso. Ele combina com espaços amplos, porque são grandes e ocupam bastante espaço. O piso-teto é bem comum em locais com grande fluxo de pessoas, como restaurantes, bares, lojas e outros comércios. 

3. Split Hi-Wall 

Ar Condicionado Split 12000 BTUs High Wall Eco.
Ar Condicionado Split 12000 BTUs High Wall Eco.

Diferentemente do item acima, o split hi-wall não é recomendado para ambientes grandes. Pelo contrário, ele vai bem em cômodos compactos, como quarto, sala e cozinha. 

O seu design fino ajuda na hora da instalação. O pouco barulho produzido garante paz e tranquilidade ao espaço. Assim, o hi-wall é um dos aparelhos mais comuns dentro dos lares brasileiros. 

4. Split Janela

Ar Condicionado Janela 12000 BTUs Springer Midea.
Ar Condicionado Janela 12000 BTUs Springer Midea.

Como a maioria dos modelos split, o Janela é conhecido por seu design moderno, com linhas elegantes, e pelos ruídos baixos, quase imperceptíveis. Ele é uma ótima opção para quem busca aproveitar o buraco deixado por um ar-condicionado antigo. 

O Janela é instalado de maneira parecida com os tradicionais aparelhos “de janela”. Porém, a grande diferença está na tecnologia utilizada, que fornece mais potência e desempenho. 

Você também vai se interessar: Vantagens do ar-condicionado janela: mais barato e simples de instalar

5. Multi Split

Ar Condicionado Multi Split Inverter Samsung WindFree 24000 BTUs.
Ar Condicionado Multi Split Inverter Samsung WindFree 24000 BTUs.

O funcionamento do multi split é idêntico aos dos itens citados anteriormente. Mas existe uma notável diferença, pois o multi permite o uso de até 8 evaporadoras simultaneamente. E detalhe: tudo isso apenas com uma condensadora. 

Desse modo, é possível refrigerar até 8 ambientes diferentes ao mesmo tempo. 

Diferença entre ar-condicionado split e o normal?

Antes de conhecer as diferenças, saiba que a grande semelhança entre o split e o convencional está no funcionamento. Ambos aparelhos funcionam a partir de compressão a vapor. 

A grande diferença o modelo convencional possui todas as peças necessárias para o funcionamento em apenas uma unidade. Trata-se de um aparelho compacto, que cabe em todos os tipos de ambiente. O seu tamanho também reduz o preço, mas não diminui os ruídos e consumo de energia.

O split ocupa mais espaço, mas gasta menos energia, faz poucos ruídos, possui diversos modelos e proporciona maior rendimento. A manutenção, no entanto, é mais cara quando comparada com o ar-condicionado convencional. 

Diferença entre ar-condicionado inverter e split?

Ar Condicionado Split 9000 BTUs High Wall Inverter Springer Midea Xtreme Save Connect.
Ar Condicionado Split 9000 BTUs High Wall Inverter Springer Midea Xtreme Save Connect.

O ar-condicionado inverter trabalha sem pausas e de forma constante. Esse aparelho funciona o tempo todo, sem gerar oscilações na sua temperatura e diferentes níveis de picos de energia.

O ar inverter ainda pode garantir até 60% de economia de energia. Isso porque ele trabalha sem oscilações e mantendo sua temperatura estável, sem exigir diferentes picos de potência. Em outros casos, pode chegar até mais de 70% de economia. Além disso, os modelos inverter ainda proporcionam um melhor rendimento.

Em relação ao compressor, o inverter tem rotação variável e contínua, apenas com alterações na velocidade. Já o split intermitente e fixa, influenciando o consumo de energia e a produção de ruídos. 

Porém, o preço do inverter costuma ser alto, se comparado com o valor do ar-condicionado split. A manutenção desse aparelho, também se torna mais elevada em comparação aos outros. Isso acontece por conta da tecnologia utilizada e a falta de mão de obra qualificada. 

Cabe destacar que é possível adquirir um aparelho split com a tecnologia inverter. 

Agora que você já sabe o que é ar-condicionado split, só falta escolher o modelo ideal para o seu lar. E a Frigelar, líder em refrigeração, é o melhor lugar para adquirir um novo ar-condicionado. Confira as opções no site, no APP ou em alguma de nossas lojas!

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!