Para que serve o exaustor e qual sua importância no ambiente de trabalho?

Para enfrentar as temperaturas escaldantes do verão brasileiro, é preciso contar com um sistema eficiente para refrescar o ambiente empresarial e residencial. Entender para que serve o exaustor ajuda a escolher entre ele e um ventilador.

Publicado por Frigelar | 3 de novembro de 2023

Atualizado em 31 de outubro de 2023

O exaustor é um equipamento de climatização muito comum, principalmente em ambientes industriais. Mas o seu uso não acontece por acaso, já que estamos falando de um sistema extremamente eficiente para controlar a temperatura e deixar o ar mais puro. Entretanto, nem todo mundo sabe para que serve um exaustor ou como ele funciona, o que também acaba por gerar dúvidas no momento de escolher entre esse tipo de equipamento e um ventilador. Embora ambos sejam eficientes dentro de suas funções, eles possuem diferenças importantes que precisam ser compreendidas.

Aqui no Blog da Frigelar, você vai entender qual a importância de um exaustor no ambiente de trabalho e residencial, assim como o seu funcionamento e se ele é mais eficiente para refrescar um local do que um ventilador. Acompanhe!

Como funciona um exaustor de ar?

Um exaustor de ar funciona por meio de pás giratórias como um ventilador. Ao invés de movimentar o ar do ambiente e trazer rajadas refrescantes, ele tem como principal função promover a renovação de ar do ambiente. Assim, ele suga o “ar velho” do local e introduz um novo oriundo da parte externa.

Qual a diferença entre o exaustor e o ventilador?

A diferença entre esses dois equipamentos está em sua função principal, pois o exaustor renova o ar do ambiente frequentemente, enquanto o ventilador apenas cria rajadas de vento, que podem atingir diretamente quem estiver presente no local, gerando uma sensação refrescante. Além disso, o exaustor ajuda a melhorar a qualidade do ar, já que diversas impurezas são retiradas no processo de renovação, como poeira, gases tóxicos, umidade e até bactérias. Outra diferença é quanto ao próprio uso: os ventiladores são mais comuns em ambientes residenciais. Nas empresas, onde é preciso climatizar ambientes maiores como galpões, é mais fácil encontrar exaustores.

O que refresca mais, ventilador ou exaustor?

Na verdade, o único que tem a função de refrescar é o ventilador. Ele gera uma corrente de ar que, em contato com a pele, resulta na troca de calor e na consequente sensação de resfriamento. Embora ele não tenha o poder de realmente alterar a temperatura do ambiente, sua presença consegue reduzir a sensação térmica em até 3 graus. O exaustor tem a função de retirar o ar do local, mas não de resfriar o ambiente em si. Ele é posicionado em cima, onde normalmente estará o ar quente, removido, gerando no consequente resfriamento do local. Para que essa troca resulte na redução da temperatura, é preciso que o ar externo esteja menos quente do que o interno;

Os dois equipamentos contam com diversos modelos no mercado, variando em tamanho, potência e funções extras. Em suma, ambos conseguem refrescar o ambiente, mas a troca de ar executada pelo exaustor pode ser mais segura, já que o ventilador só circula o ar que já está no local, não o troca.

Para que serve o exaustor de ar?

Um exaustor de ar serve para deixar o ambiente residencial, industrial ou empresarial mais agradável para todos que precisam utilizá-lo, reduzindo os efeitos do calor excessivo e da poluição do ar.

Por que contar com um exaustor residencial?

Um exaustor residencial consegue reduzir os desconfortos causados pelo calor, além de eliminar impurezas e melhorar a qualidade do ar para toda a sua família, evitando que eles sofram com doenças e alergias provocadas por poeira e bactérias. Seu uso é muito apreciado em ambientes como o banheiro, onde a renovação do ar é fundamental para impedir a proliferação de micro-organismos.

Como funciona o exaustor para quarto?

O exaustor para o quarto funciona da mesma forma que um exaustor comum. Ele retira o ar quente suspenso no ambiente e o troca por um ar mais fresco captado do lado de fora.

Qual é a função do exaustor na cozinha?

O exaustor de ar é muito usado em cozinhas, pois fornece uma melhor ventilação, assim como a eliminação de mofo, odores, gorduras, fumaça, vapor, umidade e outras substâncias. Além disso, bactérias terão mais dificuldade de se espalhar pelo local. Por outro lado, não é recomendado utilizar ventiladores em cozinhas, pois as rajadas de vento são propícias para espalhar todos os tipos de poluentes que citamos acima, sem conseguir retirá-los do local.

Qual a importância do exaustor em um ambiente industrial?

Em um ambiente industrial, o exaustor é importante pelos seguintes motivos:

Melhora a sensação térmica e cria um ambiente mais agradável para colaboradores e clientes;

Reduz a presença de impurezas no ar, ajudando a manter a saúde dos colaboradores e impedindo que eles se afastem do trabalho com frequência por motivo de doença;

É uma das soluções mais baratas para manter o clima ameno, embora não consiga refrigerar o ambiente.

Mas para que o equipamento seja eficiente nesse tipo de ambiente é preciso fazer um bom projeto de climatização, pois você deve considerar o tamanho da empresa, o local em que ele será instalado e as dimensões e capacidades do aparelho.

Em suma, um exaustor empresarial ou residencial apresenta mais vantagens do que um ventilador e não se limita a refrescar o ambiente. Assim ele se torna mais relevante em locais onde há grande concentração de impurezas, como fábricas, banheiros e cozinhas.

Por fim, é importante ressaltar que nenhum dos aparelhos consegue refrigerar o ambiente. Então, caso você necessite de um controle maior de temperatura, o ideal é adquirir um equipamento próprio para essa função, como um ar-condicionado.

Agora que você já sabe para que serve o exaustor, veja as opções disponíveis na Frigelar e garanta mais frescor e qualidade do ar em sua cozinha ou ambiente comercial! Acompanhe as novidades e ofertas no site, no APP Frigelar ou na loja física mais próxima!

Acompanhe a Frigelar

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Por Que Investir em um Refrigerador Duplex Para a Sua Casa?

Saiba porque um refrigerador duplex para a sua casa pode ser a escolha perfeita para organizar os seus alimentos.

Continue Lendo...

Praticidade no Dia a Dia Com uma Cervejeira em Casa

Saiba como uma cervejeira em casa pode proporcionar maior conforto e praticidade no dia a dia e garantir as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!