Ar-condicionado portátil é bom? Veja quais são os prós e os contras do aparelho!

O ar-condicionado portátil é ideal para quem vive em casa alugada ou não quer furar a parede.

Publicado por Cristiane | 14 de agosto de 2020

Atualizado em 23 de fevereiro de 2024

O calor no Brasil marca presença não apenas no verão. Por isso, muitas pessoas recorrem ao ar-condicionado para passar bem pelos dias mais quentes. O modelo de ar-condicionado portátil é uma das opções procuradas no site da Frigelar e, muitas vezes, pode ser a melhor escolha para quem busca praticidade.

Pensando nisso, decidimos listar aqui neste artigo os prós e os contras desse equipamento. Alguns adoram esse modelo, outros nem tanto. Então é hora de colocar tudo na ponta do lápis!

Entenda se o ar-condicionado portátil é perfeito para você!

Como funciona o ar-condicionado portátil?

O ar-condicionado portátil tem um funcionamento muito semelhante aos modelos convencionais: ele retira o ar quente do ambiente, substituindo-o por um ar mais fresco. Porém, diferente dos aparelhos embutidos, ele não tem um motor que deve ser instalado do lado de fora para realizar essa função. 

O seu motor fica na própria base do eletrodoméstico, o que o torna um pouco menos eficiente do que os ares-condicionados de parede, mas já é mais do que suficiente em muitos casos.

Quais são as vantagens de ter um ar-condicionado portátil?

A principal vantagem do ar-condicionado portátil é a facilidade de mover o aparelho de lugar. Mas, além disso, esse mini ar ainda é muito econômico e dispensa gastos com instalação.

Entenda melhor quais são as suas vantagens!

1. Fácil mobilidade

O ar portátil é muitas vezes procurado por pessoas que desejam levar seu aparelho climatizador para diferentes ambientes da casa. Para tal, esse modelo é uma boa escolha. Com rodinhas, ele pode ser transportado para qualquer lugar de maneira fácil e rápida. Isso só é possível com o ar-condicionado portátil.

2. Umidificador e desumidificador

Além de refrigerar um local em dias quentes, muitos ares portáteis também podem trabalhar como umidificadores e desumidificadores. Ou seja, em dias muito secos ou muito úmidos, eles podem melhorar a qualidade do ar de sua casa – sendo perfeito para quem tem doenças respiratórias, por exemplo. 

3. Ocupam pouco espaço

Esses tipos de modelos, além de portáteis, também podem ser guardados em qualquer lugar, ocupando pouco espaço dentro de casa. Então, num dia mais ameno que você não deseja utilizar o aparelho, pode colocá-lo em outro lugar, sem a necessidade de mantê-lo pelos ambientes mais frequentados. 

4. Sem necessidade de instalador

Essa é uma das principais vantagens do ar portátil, já que ele pode ser instalado por qualquer pessoa. Assim, dispensa a preocupação e tempo necessário para chamar um profissional especializado para o serviço.

5. Sem custo de instalação

Muita gente opta pelo ar portátil porque ele não precisa de investimento inicial na instalação. Assim, você economiza dinheiro: é perfeito para quem procura uma casa climatizada, mas não pode gastar tanto no momento. 

6. Não precisa furar parede

Por fim, como o ar portátil não é instalado na parede, por consequência, você não precisa passar pelo trabalho de furar ambientes da sua casa. Mais uma vantagem que facilita a vida do consumidor, principalmente se for em casas ou apartamentos alugados. 

ar condicionado portátil ao lado do sofá
Pequeno no tamanho, gigante nas soluções

Quais são as desvantagens do ar-condicionado portátil?

A maior desvantagem do ar condicionado portátil em relação ao ar-condicionado de parede é a sua capacidade de refrigeração. Os aparelhos do modelo móvel não costumam atingir mais de 14000 BTUs, sendo recomendados para ambientes menores. 

1. Podem ter ruído maior do que outros modelos

Existem inúmeros modelos no mercado de ar-condicionado que priorizam uma noite de sono tranquila. O ar portátil, porém, é um dos modelos que mais pode ter ruído enquanto funciona. Isso pode incomodar muita gente com o sono leve.

2. Precisam de tubulação para área externa

Esse tipo de ar não necessita de instalação de um profissional, mas ainda precisa de tubulação direcionada para a área externa da sua casa. Isso pode ser através de uma janela ou porta, mas ainda assim é necessário atenção na hora de escolher seu lugar de funcionamento. 

3. Pode vazar água do condensador

Caso o ar portátil esteja localizado num piso sem nivelamento ou que sua instalação o mantenha fora de nível, isso pode ocasionar no vazamento de água do condensador. Sem um local adequado, a água que refrigera o seu ambiente pode se espalhar pelo chão, causando problemas. Fique atento para que isso não aconteça. 

4. Troca de água periódica

Diferente de outros modelos, o ar portátil precisa que sua água seja trocada de tempos em tempos. O aparelho utiliza o líquido para climatizar o local, por isso é importante que a água esteja limpa e sempre nova.

Ar-condicionado portátil é bom?

A resposta para essa pergunta é “depende”. Na hora de escolher o seu modelo de ar ideal, é preciso levar em consideração esses prós e contras.

Em resumo, o ar-condicionado portátil é bom para quem não quer ter os custos da instalação de um ar-condicionado de parede, ou não pode fazer alterações na estrutura da casa ou apartamento onde vive, ou, ainda, quer mobilidade para usar o aparelho em diferentes ambientes. 

Se esses não forem os seus casos, pode ser mais interessante investir em um ar-condicionado convencional, com mais potência. 

Conheça o Ar Portátil
O ar-condicionado portátil costuma ser mais barulhento que os convencionais

E onde posso encontrar um modelo portátil?

Se você chegou até aqui, é porque os prós do ar-condicionado portátil foram mais fortes do que os contras. Então, para ajudar na sua busca pelo aparelho perfeito, trouxemos dois modelos que temos disponíveis em nosso site. Confira: 

Ar Condicionado Portátil 12000 BTUs EOS Arctic Fresh Só Frio EAP12 110V

Ar Condicionado Portátil 12000 BTUs EOS Arctic Fresh

Ar Condicionado Portátil EOS 12000 BTUs Arctic Fresh Só Frio EAP12 220V

Ar Condicionado Portátil EOS 12000 BTUs Arctic Fresh

CONFIRA MAIS EM NOSSO BLOG

SIGA NOSSAS REDES

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Organização sem Estresse: O Espaço de um Freezer Horizontal

Saiba como investir em um freezer horizontal pode garantir uma organização sem estresse para conservar seus alimentos em casa.

Continue Lendo...

Chá a Qualquer Momento: Uso Criativo da Chaleira Elétrica

Saiba como fazer um uso criativo da chaleira elétrica e porque ela pode ser ideal para diferentes funções na sua cozinha.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!