Como integrar o ar-condicionado na decoração de casa?

Procurando dicas de como integrar o ar-condicionado na decoração? Então confira esse post completo!

Publicado por Frigelar | 14 de janeiro de 2019

Atualizado em 21 de outubro de 2020

Muitas pessoas se preocupam com a integração do ar-condicionado na decoração, já que algumas vezes ele não é lembrado durante um projeto decorativo.

Entretanto, existem algumas formas de harmonizá-lo com o ambiente sem que seja necessário escondê-lo atrás de uma cortina!

Nesse texto, traremos dicas de como integrar o ar-condicionado na decoração da sua casa de forma simples e prática.

Qualquer dúvida, é só deixar abaixo nos comentários. Boa leitura!

Benefícios do ar-condicionado na sua casa

Apesar da função principal do ar-condicionado ser a manutenção de uma temperatura agradável em ambientes fechados, ele pode proporcionar muitas outras vantagens a você!

Por exemplo: alguns modelos também já apresentam um sistema de filtragem e purificação de ar que auxiliam no combate de bactérias e reduzem a quantidade de poeira, tornando o ambiente mais propício para pessoas que sofrem de alergias respiratórias.

Graças à temperatura equilibrada, você também conta com noite de sono mais agradável e tranquila. Isso significa que a qualidade do ar melhora, os cômodos ficam mais confortáveis e você sabe que sua família está protegida contra fungos e impurezas no ar!

Modelos que você pode gostar

Ar-condicionado em sala de estar

Antes de cogitar integrar o ar-condicionado na decoração da sua casa, você precisa saber qual é o modelo mais adequado para o seu ambiente e para as suas necessidades. Os modelos mais populares entre os compradores são:

Split

A evaporadora do ar-condicionado Split é instalada na parte interna do seu cômodo. Já a condensadora, na parte externa. O modelo conta com um design moderno e discreto.

Portátil

Você também pode optar por um ar-condicionado Portátil na sua decoração. Ele não precisa ser acoplado a uma parede, por exemplo. Assim, você pode usá-lo em qualquer cômodo!

Mesmo sendo menos potente do que um Split, por exemplo, esse modelo é uma alternativa para ambientes que não podem ter instalação na parte externa. A portabilidade é uma grande vantagem, pois você pode guardá-lo com bastante facilidade devido ao tamanho reduzido.

Janela

O ar-condicionado de janela costuma ser escolhido por quem quer dar um ar “retrô” a sua decoração.

Esse modelo possui esse nome por conta do seu local de instalação: ele fica em contato direto com a parte externa da casa, através de um espaço pequeno, como uma janela.

Ele possui a evaporadora e a condensadora no mesmo gabinete, ocupando menos espaço.

Piso/Teto

Os modelos de piso e teto costumam ser um pouco maiores, já que são utilizados na refrigeração de ambientes bastante espaçosos. Sua maior vantagem é que a sua instalação pode ser feita tanto no teto quanto no piso.

Dica Frigelar: Ao escolher o modelo que mais se encaixa no seu perfil de decoração, você precisa também saber quantos BTUs o aparelho deve ter. Isso é muito importante para garantir que o ar-condicionado escolhido seja ideal para o seu ambiente.

Quatro dicas para integrar o ar-condicionado na decoração

Controle de ar-condicionado

Normalmente, um ar-condicionado é instalado nos ambientes mais usados da casa, como é o caso da sala e do quarto. Então, é importante que você entenda o conceito dos seus ambientes para fazer com que ele se encaixe na sua decoração.

Uma ótima maneira de fazer isso é disfarçando o seu aparelho com outros objetos, como uma prateleira. Você também pode utilizar um armário vazado para encobrir o ar-condicionado.

Lembre-se de tomar bastante cuidado para não obstruir a circulação de entrada e saída de ar, certo?

Confira outras dicas de como integrar o ar-condicionado na decoração:

1. Aproveite a arquitetura

Você pode instalar o ar-condicionado em lugares que não sejam muito visíveis na sua casa. Com isso, ele muitas vezes vai passar despercebido.

Se o objetivo é disfarçar a presença do seu ar-condicionado, também é possível posicioná-lo perto de outros objetos que possuam a mesma largura.

Quando há largura uniforme nos elementos do piso até o teto, ela acaba formando um mural, conferindo uma sensação de harmonia para o local.

2. Prefira cores semelhantes

Ao utilizar um ar-condicionado na decoração da sua casa, opte por aparelhos que combinem com a cor da sua parede.

Ou seja, se a sua parede tiver um tom mais claro, prefira os modelos claros e vice-versa. Com isso, você evitará que o seu equipamento se destaque negativamente na sua decoração.

Se você não conseguir encontrar um aparelho que seja da mesma tonalidade do seu ambiente, busque cores sofisticadas, como o prateado.

3. Assuma o ar-condicionado na decoração

Se você não conseguir disfarçar seu ar-condicionado na decoração da sua casa, uma boa opção é incluí-lo nela. Existem diversos modelos modernos de ar-condicionado que podem facilmente compor a decoração do seu ambiente!

4. Personalize seu aparelho

Existem muitas opções de modelos de ar-condicionado que são bastante discretos, como é o caso do modelo Split Cassete. Sua instalação é feita no teto e, muitas vezes, são quase que imperceptíveis no recinto.

Agora, se você quer fazer diferente, também pode decorar o seu aparelho com adesivos. Eles podem ser facilmente encontrados em lojas especializadas, por exemplo.

Como esconder a condensadora do ar-condicionado

Um ar-condicionado Split precisa de uma condensadora, já que esse é o componente responsável por retirar todo o calor do recinto. Devido ao tamanho deste componente e o ruído que emite, a instalação é realizada na parte externa da casa.

Se a condensadora fica visível na sua varanda ou terraço e você fica incomodado com isso, temos uma ótima solução a seguir: você pode confeccionar um painel de madeira ou bambu para a condensadora do seu ar-condicionado, que vai escondê-la.

Pode também colocar alguns enfeites e plantas pendurados no painel, além de esconder pode se tornar um ítem decorativo!

É importante salientar, contudo, que a saída de calor não pode ser totalmente coberta para que o ar quente possa ser eliminado da forma correta.

Veja o exemplo:

Ar-condicionado coberto por painel

Lembre-se: da mesma forma que o ar-condicionado não pode ter sua saída de ar obstruída, esse mesmo cuidado deve ser aplicado à condensadora. É este componente que joga fora o ar quente presente no ambiente.

Hora de escolher o seu ar-condicionado!

Agora que você já tem em mãos as melhores dicas para integrar o ar-condicionado na decoração, é hora de escolher o modelo mais adequado na Frigelar!

Lembre-se também que é muito importante entender como calcular o BTU do seu novo ar-condicionado, garantindo os diversos benefícios do aparelho, inclusive a redução do valor da sua conta de luz.

Você gostou deste artigo? Então deixe o seu comentário logo abaixo. Sua opinião é muito importante para nós.

Continue lendo mais sobre ar-condicionado em nosso site:

Veja também!

Filtro para purificador de água: o que purifica, qual refil comprar e como descartar

O filtro protege você e a sua família dos agentes contaminantes da água

Continue Lendo...

Como resfriar rapidamente um ambiente com ar-condicionado

Entenda mais sobre as funcionalidades do aparelho e como ajudá-lo a gelar mais

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!