O modelo do ar-condicionado interfere na quantidade de BTUs?

Saiba como diferentes tipos de ar-condicionado interferem na quantidade de BTUs e quais aspectos você deve considerar na hora da escolha.

Publicado por Frigelar | 27 de junho de 2023

Atualizado em 27 de junho de 2023

Você sabia que o modelo de ar-condicionado pode influenciar diretamente na quantidade de BTUs e, consequentemente, no seu conforto e na eficiência energética de sua casa ou escritório? Saiba porque a quantidade de BTUs está aliada ao modelo correto do ar-condicionado, proporcionando o conforto térmico ideal dos ambientes.

No Blog da Frigelar, vamos falar mais sobre a quantidade de BTUs, sua importância e os modelos de ar-condicionado ideais para cada tipo de ambiente.

Importância da quantidade de BTU no ar-condicionado

A sigla BTU vem do inglês e significa British Thermal Unit. Em português, Unidade Térmica Britânica. Essa unidade é uma unidade de medida correspondente à energia necessária para elevar ou diminuir a temperatura. No caso do ar-condicionado, o BTU indica a capacidade de refrigeração ou aquecimento de um aparelho.

A quantidade de BTU necessária para um local está diretamente ligada ao tamanho do ambiente, a quantidade de pessoas que utilizam o local e a quantidade de aparelhos eletrônicos existentes.

A realização do cálculo de BTU se chama dimensionamento térmico. E você pode consultar a quantidade necessária no seu cômodo com a calculadora de BTUs no site da Frigelar. Essa calculadora lhe ajudará a encontrar a quantidade de BTUs necessária para climatizar corretamente o seu ambiente.

Utilizar um ar-condicionado com a potência correta evita o consumo excessivo de energia. Assim, prolonga a vida útil do aparelho e, por fim, o dimensionamento correto garante o conforto térmico dos ambientes.

Modelos de ar-condicionado e a quantidade de BTUs

Para fazermos esse paralelo da quantidade de BTUs com o modelo de ar-condicionado, é importante citarmos alguns modelos, suas características e variações de potência.

Ar-condicionado Split Hi Wall (Convencional e Inverter)

Os modelos de ar-condicionado Splits são os modelos mais comercializados no mundo devido à sua versatilidade de posicionamento da evaporadora e da condensadora – desde que respeitado os distanciamentos entre as unidades, e valor mais acessível.

Podem ser utilizados em espaços residenciais e espaços comerciais. Porém, vale pontuar que a sua flecha de ar atua em uma direção, diferentemente dos modelos Cassete que falaremos mais adiante.

As potências dos aparelhos de ar condicionado Split, tanto convencionais (On/Off), como os Inverters, variam, via de regra, entre 9.000 BTUs e 36.000 BTUs.

Ar-condicionado Janela

Esse é um dos modelos clássicos de ar-condicionado. Dominou o mercado por décadas até a chegada dos modelos Split, que nada mais é do que o modelo Janela dividido em duas partes, ou seja, realizando-se um “split” entre a unidade interna (evaporadora) e a unidade externa (condensadora).

Os modelos de ar-condicionado Janela ainda são comercializados e são muito utilizados em residências e prédios antigos que não possuem área técnica para condensadoras split, multisplit e outras soluções. Porém, é necessário quebrar a parede ou o local de instalação para que o aparelho seja acoplado no local.

As potências dos aparelhos de ar-condicionado Janela variam, via de regra, entre 7.500 BTU e 18.000 BTU.

Ar-condicionado Portátil

A grande vantagem do ar-condicionado Portátil está em sua mobilidade e fácil locomoção entre os ambientes. Ou, até mesmo, ser levado junto em uma viagem, por exemplo. Além disso, sua instalação é prática e fácil, basta liga-lo na tomada.

As potências dos aparelhos de ar condicionado Portátil variam entre 9.000 BTU e 14.000 BTU.

Ar-condicionado Piso Teto

O aparelho de ar-condicionado Piso Teto é mais robusto e ideal para grandes locais, como escritórios, espaços comerciais, restaurantes, lojas, entre outros. Além de potências maiores, sua principal característica é o fato de a vazão de ar ser liberada mais rente ao teto e por ter uma flecha de ar direcional cuja distância é superior ao de um Split High-Wall.

Nesse caso, o ar refrigerado alcança uma maior porção do ambiente onde ele está instalado e permite um maior conforto térmico para todas as pessoas presentes no espaço em questão.

As potências dos aparelhos de ar condicionado Piso Teto variam, via de regra, entre 17.000 BTU e 70.000 BTU.

Ar-condicionado Cassete

O modelo ar-condicionado Cassete também é ideal para grandes ambientes como escritórios, comércios, clínicas médicas, empresas, lojas e grandes residências. Suas principais características estão na instalação centralizada no ambiente, podendo até mesmo decorar o ambiente juntamente com um rebaixamento em gesso.

Possui vazão de ar em quatro vias, no modelo 4 vias, em 2 vias, no modelo 2 vias, e em 1 via, no modelo 1 via. O modelo cassete permite que o ambiente seja climatizado de forma mais homogênea e, consequentemente, garanta o conforto térmico em todo o espaço e num menor tempo.

As potências dos aparelhos de ar condicionado Cassete variam entre 17.000 BTU e 60.000 BTU.

Ar-condicionado Multi Split

Os aparelhos de ar-condicionado Multi Split garantem a climatização em mais de um ambiente por permitir instalar múltiplas evaporadoras conectadas a uma única condensadora. Isso garante ganhos em termos de espaço, estéticos e também em termos de manutenção pelo fato de contar com uma condensadora ao invés de uma para cada evaporadora como é o caso dos Splits.

Por conta disso, existe os Multi Split Bi, com duas evaporadoras (unidades internas), os Multi Split Tri, com três evaporadoras, Multi Split Quad, com quatro evaporadoras, e assim sucessivamente, mas todas elas ligadas apenas a uma condensadora (unidade externa).

Os Multi Split podem ser compostos por Split Hi Wall, Piso Teto ou Cassete e as potências dos aparelhos de ar condicionado Multi Split variam entre 14.000 BTU e 72.000 BTU, já somando as unidades. As possibilidades podem ser até maiores, mas dependerá de um engenheiro ou projetista para avaliar.

O modelo de ar-condicionado interfere na quantidade de BTUs?

Agora que você já sabe tudo sobre os modelos de ar-condicionado e a relação deles com a quantidade de BTU, fica mais fácil responder a essa pergunta do título do nosso conteúdo. Afinal, o modelo de ar-condicionado não interfere na quantidade de BTU.

Todos os modelos possuem suas quantidades de BTU e cada modelo de ar-condicionado possui uma característica. O desafio do usuário é a realização do cálculo de dimensionamento da carga térmica para o seu ambiente e a escolha do modelo que mais combina para o seu espaço.

Porém, para todas as dúvidas que possam surgir, a FRIGELAR é especialista em Ar-Condicionado e em Climatização e, com uma equipe especializada, pode auxiliar você. Contate um dos nossos vendedores pelo WhatsApp (colocar número) ou diretamente pelo nosso Site.

Sabendo a quantidade necessária de BTUs para o local e qual o modelo de ar-condicionado é mais indicado, o próximo passo é realizar a compra do aparelho.

Contudo, vale lembrar que a Frigelar comercializa todos os modelos de ar-condicionado que citamos acima e todas as capacidades. Consulte o site da Frigelar e realize sua compra com segurança e a experiência de quem é referência no mercado há mais de 57 anos.

Então, você está em busca do ar-condicionado ideal para a sua casa, escritório ou estabelecimento? Consulte a Frigelar e fique por dentro das nossas opções no site, no APP Frigelar ou na loja mais próxima da sua casa.

Acompanhe a Frigelar

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Praticidade e Elegância com o Forno Elétrico de Embutir Inox

Saiba como o forno elétrico de embutir inox pode ser o aparelho ideal para garantir conforto e praticidade para sua casa.

Continue Lendo...

Controle de Temperatura da Adega Climatizada com Display Digital

Saiba como investir em uma adega climatizada com display digital pode elevar o controle e precisão de temperatura para seus vinhos.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!