Saiba qual a diferença entre ar-condicionado split piso teto e split high wall

Entenda qual a diferença entre o ar-condicionado split e o piso teto. E qual é o melhor para climatizar o seu ambiente.

Publicado por Frigelar | 30 de maio de 2023

Atualizado em 20 de julho de 2023

Ao escolher um sistema de ar-condicionado, muitas pessoas se deparam com a dúvida sobre qual modelo é o mais adequado para suas necessidades. Entender qual a diferença entre ar-condicionado piso-teto para os outros modelos é o primeiro passo para fazer uma boa escolha. Esses modelos são muito procurados e guardam mais semelhanças entre si do que você imagina.

O ar-condicionado piso teto é considerado um aparelho “split” devido à sua configuração, que consiste em duas unidades separadas: uma unidade interna e uma unidade externa. Porém, uma das principais características do piso teto é a sua capacidade de climatizar grandes áreas.

Neste texto, vamos entender como diferenciar esses equipamentos e o que considerar na hora de adquirir o seu para obter melhor eficiência na climatização de um ambiente. Confira!

O que é um ar-condicionado split? Quais os tipos?

O ar-condicionado split tem como principal característica sua composição inovadora: ele é dividido em 2 partes, a evaporadora e a condensadora.

A unidade evaporadora fica na parte interna do ambiente e a condensadora, que produz mais ruído, é instalada na parte externa. As duas são interligadas por tubulações de cobre.

Essa divisão faz com que o modelo split disponha de uma boa potência, mas sem ocupar tanto espaço, já que uma de suas partes ficará do lado de fora. Além disso, ele é mais silencioso, pois uma porcentagem do ruído será emitida longe do cômodo em que está instalado.

Mas o que nem todo mundo sabe é que o ar-condicionado split é encontrado no mercado em modelos diferentes e cada um vai ser mais útil em uma situação específica.

Split high wall

O modelo high wall deve ser instalado no alto de uma parede. Ele também é formado por uma unidade condensadora e uma evaporadora, mas a distância entre elas é menor.

Além disso, o high wall é um aparelho que não tem a mesma potência que aparelhos maiores. Assim, se torna ideal para ambientes pequenos como salas comerciais, pequenos negócios e até cômodos residenciais.

Confira na Frigelar: Ar-Condicionado Split 12000 BTUs Springer Midea Airvolution High Wall

Apesar disso, ele é totalmente eficiente na hora de climatizar o local de forma rápida e se destaca por produzir pouco ruído. Eles costumam ser instalados a uma distância de 15 a 30 centímetros do teto e sua potência de refrigeração varia entre 7.000 e 30.000 Btu/h.

Split cassete

O split cassete é um modelo de ar-condicionado extremamente completo. Uma de suas principais características é que ele é instalado no teto, de preferência bem no centro do ambiente, e pode ser até embutido no forro, o que o torna discreto e contribui para a harmonia da decoração.

Ele possui 4 saídas de ar e tem boa capacidade para espalhar o fluxo em todas as direções, fazendo com que o ambiente seja climatizado de maneira mais uniforme. Seu uso ideal é em ambientes médios e grandes com alta necessidade de refrigeração.

Confira na Frigelar: Ar-Condicionado Split Inverter Cassete 46000 BTUs Daikin SkyAir

Esse modelo ainda possui um dreno próprio para escoar a água produzida. Isso é algo essencial, já que ele se localiza no teto e, se não houvesse essa bomba, a água poderia ficar pingando no ambiente.

O ar-condicionado cassete conta com um sistema de renovação de ar, que funciona por meio da ligação de uma de suas saídas a um duto. Isso faz com que odores sejam diluídos e torna o ar mais puro, livrando-o de muitas bactérias e fungos.

Essa característica especial faz com que ele seja muito usado em locais em que a manutenção da qualidade do ar é fundamental, como hospitais e laboratórios.

Split piso-teto

Para entender qual a diferença entre o ar-condicionado split piso-teto para os outros, é preciso saber que esse último modelo também faz parte das categorias do ar-condicionado split. O piso-teto pode ser instalado no chão, no teto ou até mesmo na parede. Entenda melhor.

Confira na Frigelar: Ar-Condicionado Split Inverter Piso Teto 36000 BTUs TCL

Embora o ar-condicionado piso teto compartilhe algumas semelhanças com os sistemas split convencionais, é importante destacar algumas de suas características distintas. Assim, vale citar como o aparelho pode ser versátil sobre onde instalar, além da capacidade de climatizar grandes áreas e o fluxo de ar multidirecional.

O que é um ar-condicionado piso-teto?

Além de se destacar pela versatilidade de instalação, o ar-condicionado piso-teto é um aparelho bastante robusto. Ele é indicado para ambientes maiores e com grande necessidade de refrigeração, como auditórios e restaurantes.

Ele também consome mais energia e não é a escolha ideal para salas pequenas ou cômodos residenciais, a não ser que esses espaços sejam grandes. O aparelho é encontrado no mercado com potências que variam de 8.000 a 80.000 Btu/h. É comum que os modelos mais potentes sejam os mais vendidos.

Como o nome sugere, esse modelo é instalado tanto no piso quanto no teto, oferecendo maior flexibilidade na disposição dos dutos de ar. Assim, ele é capaz de fornecer uma distribuição uniforme do ar condicionado em todo o ambiente, garantindo uma climatização eficiente e confortável.

Uma das principais vantagens do ar-condicionado piso teto é sua capacidade de refrigeração e aquecimento em larga escala.

Como diferenciar cada um?

Agora ficou mais claro qual é a diferença entre o ar-condicionado split piso-teto e split high wall. Contudo, já que também podemos dizer que o piso teto faz parte das categorias split, não há como diferenciá-los dessa forma. Entretanto, é possível estabelecer diferenças entre as várias subcategorias.

Entre o piso-teto e o high wall, por exemplo, além da maior versatilidade de instalação do piso-teto, podemos dizer que a diferença está na potência. O high wall funciona melhor em ambientes menores já que sua capacidade de refrigeração é reduzida em relação ao outro.

Já quando falamos do modelo Cassete, o fato de ele sempre ser instalado no teto na parte central do ambiente já permite diferenciá-lo. Além disso, ele possui naturalmente recursos extras, como o dreno e o sistema de renovação de ar.

Como escolher o ar-condicionado ideal?

Para escolher o ar-condicionado ideal você precisa considerar diversos fatores do local de instalação:

  • Tamanho;
  • Fluxo de pessoas;
  • Se as portas ficam mais tempo abertas ou fechadas;
  • Tipo de espaço. Por exemplo, o modelo cassete é a melhor opção para uma clínica médica, enquanto o hi-wall é mais propício para a sala de uma casa ou um pequeno escritório.

Contudo, é interessante analisar em que local o equipamento precisa ser colocado para refrigerar de forma mais eficiente e não interferir negativamente na decoração do ambiente. Outro ponto interessante é o custo de energia elétrica para cada aparelho, já que modelos mais potentes vão exigir mais nesse quesito.

Na Frigelar, você encontra todos esses modelos de ar-condicionado e com as melhores ofertas do mercado. E precisando de instalação para o seu aparelho, você pode aproveitar os serviços da Agyx, que conta com profissionais altamente especializados para o serviço.

Portanto, encontre o aparelho ideal para todas as suas necessidades e aproveite as melhores condições de pagamento. Confira as opções no site, no APP Frigelar ou na loja física mais próxima da sua casa!

Acompanhe a Frigelar

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Organização sem Estresse: O Espaço de um Freezer Horizontal

Saiba como investir em um freezer horizontal pode garantir uma organização sem estresse para conservar seus alimentos em casa.

Continue Lendo...

Chá a Qualquer Momento: Uso Criativo da Chaleira Elétrica

Saiba como fazer um uso criativo da chaleira elétrica e porque ela pode ser ideal para diferentes funções na sua cozinha.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!