Recuperação de áreas degradadas pelo efeito estufa
Estado de São Paulo investe na recuperação de áreas degradadas por gases poluentes em tentativa de reduzir os impactos do efeito estufa.
Publicado por Frigelar | 28 de dezembro de 2022
Atualizado em 12 de janeiro de 2023
Os impactos ambientais preocupam a população dia após dia com todos os problemas dos gases poluentes e as consequências do efeito estufa. E neste ano, na Conferência Climática das Nações Unidas (COP27), foi apresentado o plano de recuperação de áreas degradadas em São Paulo com a ideia de redução de carbono ao meio ambiente.
Uma das regiões que mais sofre com esses impactos, o estado de São Paulo pretende investir na recuperação de áreas degradadas para ajudar na sua preservação ambiental. O plano pode chegar até 67% de gases eliminados até 2050.
Recuperação de áreas degradadas
A decisão nas ações para neutralizar as emissões de gases de estufa em São Paulo foi tomada devido a alta proporção de poluentes no estado e pelos graves impactos que refletem o ambiente.
No estado de São Paulo, atividades ligadas a agropecuária, florestas e uso do solo representam 28% da emissão de gases. Enquanto de um modo geral, essas atividades representam 62% no país. O setor de transporte, que é um dos maiores emissores e responsável por 12% no Brasil, em SP atinge 29%.
Por conta de números como esses, o plano de recuperação das áreas entrou em pauta para diminuir os setores de maior emissão como economia, transportes, agropecuária, florestas, uso do solo, energia, resíduos, indústria e uso de produtos.
Para isso, é esperado reduzir o índice de carbono para diminuir o efeito estufa. Assim, seria possível atingir objetivos como a redução de 12% de emissões até 2030. E mantendo estas ações, poderia ser eliminado até 67% da emissão de gases até 2050.
Entre as ações utilizadas para reduzir o índice de emissões de gases, estão medidas como a inserção de novos combustíveis, introdução de combustíveis avançados, uso de hidrogênio, recuperação de pastagens degradadas, reaproveitamento energético dos resíduos, entre outros.
Gases refrigerante EOS
E se o assunto é baixa emissão de carbono e gases menos poluentes, a linha de gases refrigerante EOS sempre deve ser destacada. A Frigelar e a EOS, sua marca própria, sempre pensam na preservação e impacto destes fluidos em relação ao meio ambiente.
Assim, sempre é realizada a reciclagem, recuperação e regeneração de fluidos contaminados, para reduzir ao máximo os impactos na atmosfera e camada de ozônio. Isto para cilindros que abastecem a indústria como também em equipamentos de refrigeração que não estejam sendo utilizados.
A EOS possui seu laboratório onde possui todas as ferramentas adequadas para garantir a qualidade dos gases refrigerantes produzidos. A linha EOS oferece uma grande variedade na linha de fluidos refrigerantes, mas seu diferencial é na variação dos gases de HFC e HCFC.
Gases HCFC
Os fluidos hidroclorofluorocarbonetos são considerados a segunda geração de gases refrigerantes fluorados. Eles são constituídos por átomos de hidrogênio, cloro, flúor e Carbono. Com a intenção de desacelerar a destruição da camada de ozônio, se tornam uma nova alternativa no sistema de refrigeração. Embora ainda causem danos ambientais, são menos prejudiciais à camada de ozônio.
Gases HFC
E com a ideia de cada vez mais preservar o meio ambiente e diminuir o impacto na camada de ozônio, os fluidos HFC chegam para substituir os gases HCFC. Esses hidrofluorcarbonos são livres de cloro, que os fazem ser uma melhor opção para o meio ambiente, já que não prejudicam a camada de ozônio. Porém, ainda sim, ambos os gases contribuem para o aquecimento global.
Emissão de gases poluentes
A importância dos cuidados ambientais é fundamental para o planeta. A emissão dos gases poluentes é um assunto que deve ser tratado com enorme cuidado e relevância. Em ranking feito pelo Think Tank International (instituições dedicadas a produzir conhecimento), o Brasil é o 4º país do mundo na emissão de gases poluentes desde 1850.
Ao todo, desde 1850, foram produzidos cerca de 2,5 trilhões de toneladas de CO2 na atmosfera, segundo estudo. Deste número, só o Brasil produziu 112,9 bilhões de toneladas, sendo responsável por 5% do total de emissões.
Ainda de acordo com o estudo, mais de 85% do número de emissões poluentes do Brasil estão relacionados à derrubada de florestas. Afinal, entre os 20 países que lideram o ranking de maiores poluidores, o Brasil é o líder em desmatamento e emissões relacionadas ao uso da terra.
Opções menos nocivas
Confira na Frigelar: Gás Refrigerante R410a EOS Cilindro de 11,34Kg
Sempre buscando as melhores opções em qualidade, segurança e preservação, na linha EOS é onde você encontra soluções e gases que podem ser menos prejudiciais. A Frigelar e a EOS oferecem os gases refrigerantes com a mais alta qualidade, equilibrando com o mínimo de danos possíveis ao meio ambiente.
Com todos os números citados acima, pensar nas próximas gerações e no bem-estar das pessoas faz parte do nosso propósito. E todos os gases refrigerantes EOS passam por uma criteriosa análise, onde garantem uma certificação dentro dos padrões de pureza ARI-700 – método de aferição de impurezas realizado por laboratórios credenciados.
Além disso, a EOS realiza algumas ações e cuidados relacionadas aos seus gases:
- Venda de fluidos refrigerantes em todo o Brasil pelas suas lojas, site e APP;
- Prestação de serviços em substituição dos fluidos ecológicos;
- Recuperação, reciclagem e regeneração de fluidos contaminados;
- Testes laboratoriais;
- Locação de cilindros e tanques;
- Armazenagem e destinação de fluidos refrigerantes;
- Consultoria;
- Treinamentos.
Leia também
Na Frigelar, você encontra as melhores opções de gases refrigerantes da linha EOS, com a qualidade e preservação que você só encontra aqui. Com a EOS, você garante os gases menos poluentes à camada de ozônio. Confira as ofertas no site, no APP ou na loja mais próxima da sua casa.
Acompanhe a Frigelar
Você pode gostar
1 Comentário
Deixe o seu comentário!
Bom dia
Excelente prática de conscientizar , vamos divulgar essas medidas para impactar muito mais .