Recuperação de áreas degradadas pelo efeito estufa

Estado de São Paulo investe na recuperação de áreas degradadas por gases poluentes em tentativa de reduzir os impactos do efeito estufa.

Publicado por Frigelar | 28 de dezembro de 2022

Atualizado em 12 de janeiro de 2023

Os impactos ambientais preocupam a população dia após dia com todos os problemas dos gases poluentes e as consequências do efeito estufa. E neste ano, na Conferência Climática das Nações Unidas (COP27), foi apresentado o plano de recuperação de áreas degradadas em São Paulo com a ideia de redução de carbono ao meio ambiente.

Uma das regiões que mais sofre com esses impactos, o estado de São Paulo pretende investir na recuperação de áreas degradadas para ajudar na sua preservação ambiental. O plano pode chegar até 67% de gases eliminados até 2050.

Recuperação de áreas degradadas

A decisão nas ações para neutralizar as emissões de gases de estufa em São Paulo foi tomada devido a alta proporção de poluentes no estado e pelos graves impactos que refletem o ambiente.

No estado de São Paulo, atividades ligadas a agropecuária, florestas e uso do solo representam 28% da emissão de gases. Enquanto de um modo geral, essas atividades representam 62% no país. O setor de transporte, que é um dos maiores emissores e responsável por 12% no Brasil, em SP atinge 29%.

Por conta de números como esses, o plano de recuperação das áreas entrou em pauta para diminuir os setores de maior emissão como economia, transportes, agropecuária, florestas, uso do solo, energia, resíduos, indústria e uso de produtos.

Para isso, é esperado reduzir o índice de carbono para diminuir o efeito estufa. Assim, seria possível atingir objetivos como a redução de 12% de emissões até 2030. E mantendo estas ações, poderia ser eliminado até 67% da emissão de gases até 2050.

Entre as ações utilizadas para reduzir o índice de emissões de gases, estão medidas como a inserção de novos combustíveis, introdução de combustíveis avançados, uso de hidrogênio, recuperação de pastagens degradadas, reaproveitamento energético dos resíduos, entre outros.

Gases refrigerante EOS

E se o assunto é baixa emissão de carbono e gases menos poluentes, a linha de gases refrigerante EOS sempre deve ser destacada. A Frigelar e a EOS, sua marca própria, sempre pensam na preservação e impacto destes fluidos em relação ao meio ambiente.

A EOS possui uma criteriosa análise dos seus gases para oferecer os melhores produtos aos clientes.

Assim, sempre é realizada a reciclagem, recuperação e regeneração de fluidos contaminados, para reduzir ao máximo os impactos na atmosfera e camada de ozônio. Isto para cilindros que abastecem a indústria como também em equipamentos de refrigeração que não estejam sendo utilizados.

A EOS possui seu laboratório onde possui todas as ferramentas adequadas para garantir a qualidade dos gases refrigerantes produzidos. A linha EOS oferece uma grande variedade na linha de fluidos refrigerantes, mas seu diferencial é na variação dos gases de HFC e HCFC.

Gases HCFC

Os fluidos hidroclorofluorocarbonetos são considerados a segunda geração de gases refrigerantes fluorados. Eles são constituídos por átomos de hidrogênio, cloro, flúor e Carbono. Com a intenção de desacelerar a destruição da camada de ozônio, se tornam uma nova alternativa no sistema de refrigeração. Embora ainda causem danos ambientais, são menos prejudiciais à camada de ozônio.

Gases HFC

E com a ideia de cada vez mais preservar o meio ambiente e diminuir o impacto na camada de ozônio, os fluidos HFC chegam para substituir os gases HCFC. Esses hidrofluorcarbonos são livres de cloro, que os fazem ser uma melhor opção para o meio ambiente, já que não prejudicam a camada de ozônio. Porém, ainda sim, ambos os gases contribuem para o aquecimento global.

Emissão de gases poluentes

A importância dos cuidados ambientais é fundamental para o planeta. A emissão dos gases poluentes é um assunto que deve ser tratado com enorme cuidado e relevância. Em ranking feito pelo Think Tank International (instituições dedicadas a produzir conhecimento), o Brasil é o 4º país do mundo na emissão de gases poluentes desde 1850.

Ao todo, desde 1850, foram produzidos cerca de 2,5 trilhões de toneladas de CO2 na atmosfera, segundo estudo. Deste número, só o Brasil produziu 112,9 bilhões de toneladas, sendo responsável por 5% do total de emissões.

Ainda de acordo com o estudo, mais de 85% do número de emissões poluentes do Brasil estão relacionados à derrubada de florestas. Afinal, entre os 20 países que lideram o ranking de maiores poluidores, o Brasil é o líder em desmatamento e emissões relacionadas ao uso da terra.

Opções menos nocivas

A EOS oferece os gases de mais alta qualidade e causando o mínimo de danos ao meio ambiente.
A EOS oferece os gases de mais alta qualidade e causando o mínimo de danos ao meio ambiente.

Confira na Frigelar: Gás Refrigerante R410a EOS Cilindro de 11,34Kg

Sempre buscando as melhores opções em qualidade, segurança e preservação, na linha EOS é onde você encontra soluções e gases que podem ser menos prejudiciais. A Frigelar e a EOS oferecem os gases refrigerantes com a mais alta qualidade, equilibrando com o mínimo de danos possíveis ao meio ambiente.

Com todos os números citados acima, pensar nas próximas gerações e no bem-estar das pessoas faz parte do nosso propósito. E todos os gases refrigerantes EOS passam por uma criteriosa análise, onde garantem uma certificação dentro dos padrões de pureza ARI-700 – método de aferição de impurezas realizado por laboratórios credenciados.

Além disso, a EOS realiza algumas ações e cuidados relacionadas aos seus gases:

  • Venda de fluidos refrigerantes em todo o Brasil pelas suas lojas, site e APP;
  • Prestação de serviços em substituição dos fluidos ecológicos;
  • Recuperação, reciclagem e regeneração de fluidos contaminados;
  • Testes laboratoriais;
  • Locação de cilindros e tanques;
  • Armazenagem e destinação de fluidos refrigerantes;
  • Consultoria;
  • Treinamentos.

Leia também

Na Frigelar, você encontra as melhores opções de gases refrigerantes da linha EOS, com a qualidade e preservação que você só encontra aqui. Com a EOS, você garante os gases menos poluentes à camada de ozônio. Confira as ofertas no site, no APP ou na loja mais próxima da sua casa.

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!