Tipos de Ar-Condicionado: 7 modelos para você conhecer

Confira 7 principais tipos de ar-condicionado para refrigerar diferentes ambientes.

Publicado por Frigelar | 20 de dezembro de 2022

Atualizado em 23 de maio de 2023

Como a média de temperatura é instável e o calor sempre aumenta, principalmente no verão, providenciar um ar-condicionado é algo indispensável. Para fazer uma escolha certeira é necessário conhecer todos os tipos de ar-condicionado.

Afinal, é muito importante escolher um aparelho que funcione de forma eficaz e atenda a todas as necessidades do espaço em que for instalado. Para que isso seja feito de forma precisa, conheça os principais tipos e aprenda o que considerar antes de adquirir o seu.

Confira no Blog da Frigelar os principais modelos de ar-condicionado e qual é o ideal para a sua casa.

7 principais tipos de ar-condicionado

Antes mesmo de escolher o melhor modelo é importante avaliar onde e qual a capacidade necessária para que ele tenha um bom desempenho.

A partir disso, é possível optar por tipos de ar condicionado industrial no caso de grandes empresas, modelos como de parede ou portáteis indicados para uso doméstico e até mesmo variações entre os tipos de ar condicionado de teto.

Entenda mais sobre as vantagens de cada modelo e qual é o melhor aparelho para sua comodidade.

1 – Ar-condicionado piso teto

O modelo piso teto é ideal para ambientes mais amplos.
O modelo piso teto é ideal para ambientes mais amplos.

Confira na Frigelar: Ar Condicionado Split Piso Teto Gree G-Prime Só Frio 37000 BTUs

O tipo Piso Teto é, como o nome diz, um modelo que pode ser instalado tanto no piso quanto no teto de um ambiente. Ele costuma ser mais vantajoso para maior refrigeração, pois conta com uma variação de BTU maior que chega até 80.000.

Então sua capacidade é ideal para suprir grandes espaços como comércios e indústrias. Em contrapartida, os modelos piso teto costumam consumir mais energia.

2 – Ar condicionado Split hi-wall

O ar-condicionado split é um dos modelos mais tradicionais e silenciosos.
O ar-condicionado split é um dos modelos mais tradicionais e silenciosos.

Confira na Frigelar: Ar Condicionado Split 9000 BTUs High Wall Springer Midea Airvolution

O modelo split hi-wall se assemelha com o tradicional ar-condicionado de janela, porém é mais evoluído e dividido em duas partes. Por isso, o motor fica na área externa e isso não gera tanto barulho como o ar de janela. Costuma ser uma ótima aquisição para casas e comércios, porém não é a melhor escolha para condomínios, visto que nem todos aceitam esse modelo.

3 – Split Inverter

O ar-condicionado inverter mantém a temperatura do ambiente sempre estável.
O ar-condicionado inverter mantém a temperatura do ambiente sempre estável.

Confira na Frigelar: Ar Condicionado Split High Wall Inverter Samsung WindFree

O ar-condicionado no modelo Split Inverter conta com um ótimo custo-benefício. Aparelhos desse tipo contam com variação da rotação do compressor que possibilita maior controle da temperatura, mantendo uma climatização mais estável. Ou seja, sem oscilações de temperatura.

Além disso, modelos inverter são silenciosos e mais econômicos que a maioria dos outros tipos de ar-condicionado. Em alguns casos, esses modelos podem ser superiores a 70% de economia.

4 – Split Cassete

O modelo de ar-condicionado cassete é ideal para uma decoração diferente.

Confira na Frigelar: Ar-Condicionado Split 24000 BTUs Cassete Inverter Gree G-Prime Quente e Frio

Para pontos comerciais que valorizam a boa aparência do ambiente, o modelo cassete é o melhor ar-condicionado.

Além de uma excelente climatização, esse tipo é adaptado para encaixar no teto e na região central de um cômodo. Ele não costuma ser muito barulhento e possibilita decorações interessantes no ambiente.

5 – Multi Split

O modelo multi split permite controlar até 5 ambientes com um único motor.

Confira na Frigelar: Ar-Condicionado Multi Split Inverter 18000 BTUs Daikin Quente e Frio

Semelhante aos modelos split que ficam com o motor na parte externa para fazer a troca de calor, o multi split se difere por ter mais evaporadores. O modelo pode climatizar até cinco ambientes dependendo de um único motor.

A alta demanda de condensação pode fazer com que seu desempenho diminua com o tempo. Além disso, o preço desse tipo de ar-condicionado costuma ser maior em comparação aos demais.

6 – Ar-condicionado de janela

O ar-condicionado janela é um dos modelos mais tradicionais do mercado.
O ar-condicionado janela é um dos modelos mais tradicionais do mercado.

Confira na Frigelar: Ar Condicionado Janela 12000 BTUs Springer Midea

O ar-condicionado de janela é o modelo mais comum em residências. Usado há muito tempo, esse é o tradicional aparelho que necessita de um tubo de escape na janela ou mesmo na parede para pegar o ar externo, resfriar e fazer a troca.

Apesar de excelente para espaços pequenos e de não gastar muita energia, seu barulho faz com que não seja ideal para ambientes muito silenciosos.

7 – Ar-condicionado portátil

O ar-condicionado portátil pode ser uma forma versátil e confortável para o seu ambiente.
O ar-condicionado portátil pode ser uma forma versátil e confortável para o seu ambiente.

Confira na Frigelar: Ar-Condicionado Portátil 12000 BTUs EOS Arctic Fresh

Opção perfeita para espaços que não permitem a instalação de um ar-condicionado de teto, janela ou parede. O tipo portátil é uma solução versátil que pode ser facilmente locomovida para outros cômodos e faz um excelente trabalho em locais pequenos. Além de toda a qualidade e segurança que a linha EOS, marca própria da Frigelar proporciona.

Entretanto, ele necessita ficar perto de um ambiente externo para fazer a troca e refrigeração do ar com eficácia. Também tem um excelente custo-benefício e não consome altos níveis de energia. No entanto, não costuma funcionar muito bem em espaços médios ou grandes.

Como escolher o tipo ideal para você?

Conhecendo cada modelo mais a fundo, é possível notar que cada um tem uma adaptação melhor em espaços de tamanhos diferentes. Além disso, todos têm sua própria característica que determina sua eficiência em determinado ambiente.

Diante disso, é importante analisar a capacidade de refrigeração necessária para o espaço escolhido, as condições de instalação, consumo e também qualidade.

O ar ideal é aquele que climatiza o ambiente sem precisar forçar seu mecanismo. Ou seja, para um quarto, o ar portátil pode ser super indicado. Porém, uma sala super movimentada já necessita de outro aparelho com capacidade de refrigeração maior.

Assim como nas indústrias e comércios que precisam de eletrodomésticos com uma capacidade ainda superior a um aparelho residencial. Primeiro é preciso fazer o cálculo de carga térmica para determinar a potência exata que o item necessita ter para funcionar perfeitamente.

Após saber a potência exata é só encontrar o modelo que se adapta melhor ao tamanho e condições do local que será instalado.

Um bom ar-condicionado sempre será um bom investimento

Não adianta tentar usar um ar portátil em um escritório se não for apenas de uso pessoal e em um ambiente pequeno. Do contrário, o aparelho não vai funcionar direito e ainda vai precisar de manutenção bem antes do previsto.

Portanto, é fundamental pensar em um investimento que corresponda com a realidade do espaço. Deste modo, a chance de fazer uma escolha que seja eficiente e ainda não cause transtornos é bem maior.

Conheça todos os tipos de ar-condicionado da Frigelar e escolha o ideal para seu lar ou comércio de forma certeira. Invista em qualidade e tenha todo o conforto de um ambiente climatizado perfeitamente. Confira as opções da Frigelar no site, no APP ou na loja mais próxima da sua casa.

Acompanhe a Frigelar

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!