Conheça os tipos e as vantagens de se trabalhar com uma câmara fria

As câmaras frigoríficas são aliadas do dia a dia de diversos segmentos de negócios

Publicado por Cristiane | 22 de dezembro de 2020

Atualizado em 13 de maio de 2022

Bebidas, carnes, frutos do mar, sorvetes, frutas, flores e até mesmo fármacos. Para cada segmento que necessita de refrigeração comercial, há uma câmara fria adequada para o seu negócio. De diferentes portes e capacidades, oferecem soluções para preservar seus produtos na temperatura adequada, desde a chegada a mercadoria até a venda.

Visitamos a Divisão EOS Termoisolantes, em Cachoeirinha (RS),  para acompanhar o processo de fabricação de câmaras frigoríficas e tirar as principais dúvidas sobre o assunto. Neste conteúdo, você vai entender mais sobre como são feitos os painéis isolantes e as portas frigoríficas, os tipos e como identificar o tamanho ideal para a sua necessidade.

Como são feitas as câmaras frias?

À primeira vista, pode parecer que uma câmara é uma grande geladeira. Contudo, a principal diferença está no controle de temperatura deste aparelho. Enquanto a geladeira doméstica atinge entre 6 e 10°C na parte inferior e de 2 a -2°C na parte superior, a câmara frigorífica pode alcançar temperaturas de -25°C ou menos, dependendo da aplicação e dos componentes empregados no dimensionamento.

O processo inicia com a fabricação das placas de poliestireno (muito conhecido pela marca Isopor). O polímero chega a indústria em formato de pérola, onde passa por diversos processos até ser transformado em blocos. Esses blocos são fracionados para atender à demanda, de acordo com a espessura e as especificação dos painéis que serão produzidos.

operário da fábrica empilhando placas de material isolante
A qualidade do núcleo isolante é determinante para a eficiência no isolamento térmico

Esse material é responsável por fazer o isolamento térmico das paredes e do piso da câmara fria. Quanto maior for a densidade do núcleo isolante, maior é a sua capacidade de isolamento. Por isso, após fabricadas, as placas ainda ficam descansando por alguns dias até que toda a umidade seja evaporada naturalmente e fique na condição perfeita para a fabricação do painel térmico. 

Fique atento: não é apenas a espessura do painel que determina sua eficiência de isolamento térmico. Se o painel não tiver a densidade adequada, a instalação pode ser comprometida e não ter um bom equilíbrio no consumo energético!

Após a fabricação do núcleo isolante, as chapas de EPS são inseridas na máquina que conforma o painel, unindo as chapas de aço pré-pintado com adesivo à base de poliuretano em ambos os lados. O processo tem um grande nível de automação, conferindo aos painéis padronização, confiabilidade e precisão.

operador da fábrica EOS encaixando as cantoneiras da porta da câmara frigorífica
O cuidado em todas as etapas é um dos diferenciais da qualidade EOS

Já a refrigeração é bastante parecida com a tecnologia de um ar-condicionado. O evaporador remove o calor de dentro da câmara, enquanto o condensador tem a função de absorver o calor do gás que evapora dentro do evaporador e condensá-lo. O compressor é o coração desse sistema, sendo responsável por aspirar o ar superaquecido do evaporador e comprimi-lo para o condensador, voltando ao estado líquido. Há, ainda, os ventiladores, que servem para garantir que o ar resfriado seja distribuído por todo o ambiente.

Conheça mais soluções de refrigeração e climatização para o seu negócio no site da Frigelar

Tipos de câmaras frigoríficas

Na EOS, o cliente tem a possibilidade de solicitar um projeto sob medida para as suas necessidades. As câmaras podem ser fabricadas de acordo com o espaço disponível em seu estabelecimento ou pela capacidade necessária para atender à demanda.

Uma câmara de 2,28 x 2,48 x 2,60, por exemplo, tem capacidade para 8000 litros. Isso é equivalente a 16 freezers de 500 litros. Podem, ainda, ser fabricadas em 220v monofásico, 220v trifásico e 280v trifásico. 

Os principais tipos de câmaras frias são:



Câmara para resfriados

Ideal para carnes embaladas, bebidas, frutas, verduras, legumes, laticínios e flores, vai de 0°C a 15°C. Permite as condições adequadas para conservação desses produtos, com grande capacidade de armazenamento e reduzido consumo de energia. Tem painel isolante de poliestireno expandido (EPS) de 100mm de espessura.

No caso das flores, conta com sistema para circulação do ar com velocidade reduzida, além de umidificação do ambiente e renovação do ar, tudo para garantir que as folhas e pétalas estejam sempre vistosas. As câmaras para vegetais, especialmente frutas, também requisitam de uma umidificação especial a fim de garantir a qualidade e segurança alimentar. 

Câmaras para congelados

Ideais para a conservação de alimentos já congelados, como pizzas, lasanhas, vegetais e muito mais, opera em -18°C. Possui painel isolante de EPS de 150mm de espessura. Nas câmaras EOS para congelados, além do sistema de refrigeração completo e painel de comando com controlador digital de temperatura, conta com válvula de segurança inclusa. 

Câmaras de baixa temperatura

Capazes de atingir até -25°C, as câmaras para baixa temperatura são perfeitas para a conservação de alimentos em níveis mais extremos de temperatura, como sorvetes, frutos do mar e pescados. Além dos itens citados anteriormente, essa linha possui suas portas com aquecimento duplo, na gaxeta e no marco, além de contar com um isolamento de 200mm de EPS.

Portas frigoríficas

Além de estabelecimentos alimentícios, as câmaras também são utilizadas em abatedouros, laboratórios responsáveis pelo armazenamento de vacinas e até em necrotérios. Seus determinam não apenas o material de revestimento, como o estilo das portas. 

Tipos de portas para câmaras frias
Fabricadas pela EOS, as portas aliam versatilidade e durabilidade

Portas giratórias 

As portas giratórias são as mais usuais. Possuem um valor de investimento menor e têm ótima aplicação quando o abastecimento da câmara é manual. Seus tamanhos vão até 1400 mm de largura.


Há diversos modelos que atendem perfeitamente as mais diversas exigências dos projetos. A linha de portas giratórias também conta com uma solução reversível, que permite a instalação com os dois lados de abertura, esquerda e direita, na mesma porta.

Portas de correr

As portas de correr por poderem assumir maiores dimensões: até 3000 mm de largura e até 5000 mm de altura. Por isso, são mais empregadas quando há maiores restrições de espaço frente à câmara ou quando há necessidade de movimentação por paleteiras ou empilhadeiras.

A Divisão EOS Termoisolantes também conta com modelos automáticos de portas, que permitem o acionamento por controle remoto e outros dispositivos, para áreas de grande movimentação de carga e fluxo constante de abastecimento. Essa automação suporta a movimentação de folhas até 320kg.

Portas de serviço

Esse modelo vai e vem é ideal para ambientes com intenso fluxo de circulação. Conta com visor inquebrável em PETG (polietileno tereftalato de etileno glicol), dobradiças com alta durabilidade e chapa de proteção em alumínio xadrez, que garante mais resistência a impactos.

Entenda mais: 

Câmara ou contêiner frigorífico, qual escolher?

O contêiner (ou reefer) surgiu como uma opção mais barata para quem busca por uma solução frigorífica. Com a facilidade de ser transportável, atrai especialmente as empresas que desejam um uso rápido e provisório.

Entretanto, na comparação com as câmaras, esse modelo acaba por consumir mais energia, tendo visto que seu sistema frigorífico original foi dimensionado para outras aplicações – normalmente mais exigentes que o uso estacionário. Também é importante salientar que os isolamentos das paredes, quando os contêineres são remanufaturados, acabam por não possuir a capacidade de isolamento original. Dessa forma, há um consumo excessivo de energia por conta desse desgaste.

Por conta das dimensões retangulares e pela posição do evaporador, outro ponto é a dificuldade que o cliente pode encontrar no armazenamento de seus produtos dentro do contêiner. Acaba que a área útil de um contêiner normalmente é menor que uma câmara frigorífica pensada para a aplicação do cliente.

Como saber qual câmara frigorífica é ideal para o seu negócio

A equipe de projetos da EOS está a postos para atender às suas demandas. Contudo, antes de desenhar a câmara perfeita para o seu negócio, é preciso identificar alguns fatores:

  • Qual é o produto que deseja conservar? Está in natura ou embalado?
  • Como você recebe a mercadoria? Em temperatura ambiente, resfriada ou congelada?
  • São áreas de preparo ou manipulação de produtos, ou o objetivo é a estocagem por um período de tempo?
  • Quanto tempo os produtos ficarão armazenados? Qual é o giro de mercadoria?
  • Quanto espaço há disponível para a instalação? 

Esses quesitos são importantes para que se identifique o tipo de câmara, o tamanho, a altura e a porta adequada, bem como os adicionais necessários. Assim, garante-se ganho de capacidade, redução da área ocupada e o consumo racional de energia. 

Depois dessas definições, inicia-se o processo de fabricação. Nos modelos mais convencionais, leva-se em torno de duas semanas para a entrega. A montagem no estabelecimento deve ser contratada separadamente. 

A indústria EOS termoisolantes oferece câmaras, portas e painéis frigoríficos de fabricação própria. Todos os componentes das câmaras EOS são desenvolvidos e produzidos em conformidade com os mais rigorosos padrões internacionais de qualidade, utilizando as mais modernas tecnologias e maquinários. 

Com duas fábricas no Brasil, em Cachoeirinha (RS) e João Pessoa (PB), atende clientes em todo o país. Para solicitar orçamento, contate a Frigelar ou visite uma de nossas lojas

Acompanhe a Frigelar nas redes sociais:

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!