Quais as vantagens do climatizador em relação ao ar-condicionado?

O climatizador de ar pode ser uma alternativa econômica para refrescar ambientes

Publicado por Frigelar | 28 de dezembro de 2020

Atualizado em 22 de fevereiro de 2021

O verão oficialmente começa em dezembro, mas o calor não tem hora para acontecer. Nesses períodos, é preciso ter um bom aliado para enfrentar as altas temperaturas. E é aí que surge a dúvida: qual a diferença entre o climatizador e o ar-condicionado?

Além de esclarecer essa questão, vamos ver neste conteúdo o que fazer para o climatizador gelar mais, qual é o seu consumo de energia e quais são os benefícios deste aparelho.

cupom de desconto frigelar

Climatizador funciona como um ar-condicionado?

O climatizador é mais barato e dispensa a instalação feita por um técnico. Em contrapartida, não é capaz de refrescar um ambiente como um ar-condicionado. Isso ocorre porque o climatizador serve para ventilar, umidificar e filtrar o ar do ambiente, mas não possui um sistema de refrigeração como o de um ar-condicionado.

Para tornar o clima mais ameno, o climatizador utiliza um reservatório com água que, ao ser evaporada, ajuda a reduzir a sensação de calor. Porém, se o ambiente estiver muito quente, o aparelho não dará conta de refrescar.

Esse é o aparelho ideal para uso em cidades cujo clima é mais seco e onde o verão não é tão intenso. Considerando o consumo de energia, o climatizador de ar chega a ser 90% mais econômico que um ar-condicionado

Uma das vantagens do climatizador frente ao ar-condicionado é que sua operação umidifica o ar ao mesmo tempo que refresca. Então, permite que você tenha uma noite de sono tranquila e confortável, sem ressecamento das vias aéreas. 

Quer saber mais sobre este aparelho? Clique e confira este artigo do Blog da Frigelar sobre climatizadores

Benefícios do climatizador de ar

Compacto e eficiente, o climatizador tem inúmeras vantagens. Abaixo, listamos cinco diferenciais deste aparelho:

Instalação fácil

Se você mora em um imóvel alugado ou não deseja gastar com a custosa instalação de um ar-condicionado, a boa notícia é que o climatizador de ar dispensa qualquer mudança estrutural ou na fiação elétrica de sua residência.

Para utilizar o aparelho, basta conectá-lo em uma tomada e garantir que seu reservatório de água esteja sempre abastecido. Quer resfriar ainda mais o ambiente? Utilize bolsas de gel ou coloque cubos de gelo na água do reservatório, assim amenizará a temperatura muito mais rápido.  

Baixo consumo de energia

O ar-condicionado é considerado um vilão da conta de energia elétrica, não é? Nesse aspecto, o climatizador tem uma grande vantagem, uma vez que apresenta baixo consumo, sendo até nove vezes mais econômico que um ar-condicionado, quando comparado com um aparelho 9.000 BTUs em um ambiente de 10 m².


Portátil

Com rodinhas e alças para deslocamento, permite que o aparelho seja facilmente transportado para diferentes cômodos de sua casa ou escritório. Se desejar, também pode colocá-lo no carro e viajar com o seu aparelho. 

Purifica o ar

O climatizador é recomendado para quem tem problemas respiratórios, pois além de manter o equilíbrio da umidade no ar, evita a disseminação de microrganismos no ar. Alguns modelos, como o Climatizador de Ar EOS Arctic Fresh 4 em 1, contam com um sistema de purificação do ar que evita a formação de mofo e proliferação de bactérias. 

Climatizador de Ar EOS Arctic Fresh 4 em 1 com reservatório
O climatizador é uma opção mais em conta para refrescar ambientes

Alta capacidade de ventilação

Mais que refrescar, o aparelho também possibilita diferentes velocidades de ventilação. Assim, você escolhe a opção mais adequada para o seu bem-estar e conforto.

Leia também: 

A importância do conforto térmico na arquitetura

Dicas para você evitar alergias e problemas respiratórios

Como escolher um climatizador de ar

Perfeito para quem não deseja mexer na infraestrutura do seu imóvel, o climatizador é um aliado no bem-estar. Na hora de comprar, é preciso estar atento a alguns pontos, como:

  • Capacidade do reservatório

A quantidade de água que você pode armazenar no aparelho é fundamental para determinar a autonomia de operação. Na Frigelar, por exemplo, você encontra desde modelos com reservatório de 4 litros até opções maiores, com capacidade para 70 litros.  

Um climatizador com reservatório de 4 litros garante até 8 horas de funcionamento em velocidade baixa. Já os aparelhos maiores oferecem a opção de abastecimento contínuo e automático direto da rede hidráulica. Para utilizá-lo, basta conectar uma extremidade da mangueira na rede de água e a outra no conector do climatizador. O reservatório conta ainda com válvula flutuante (boia), capaz de controlar o abastecimento. 

  • Voltagem

Você facilmente pode encontrar um climatizador de ar na voltagem adequada para a sua residência ou negócio. Disponíveis em 110v e 220v, os aparelhos não requerem mudanças na instalação elétrica. 

  • Funcionalidades do aparelho

Além de refrescar, alguns modelos oferecem modos de funcionamento diferenciados, como ventilação em diferentes velocidades, umidificação e purificação do ar. Identifique quais são as funcionalidades ideais para o seu uso e compre o aparelho adequado para as suas demandas. 

Acompanhe a Frigelar

Siga conferindo os nossos conteúdos para ficar por dentro do que é tendência e para saber as principais dicas de climatização! 

Veja também!

Gree lança linha de ar-condicionado G-Top com exclusiva tecnologia Goldenfin Top

Se você procura por um aparelho durável e robusto, precisa conhecer o Split High Wall Gree G-Top

Continue Lendo...

Conheça a Embraco, a marca responsável por um a cada cinco compressores utilizados no mundo

A qualidade das peças e dos componentes dos eletrodomésticos é vital para a vida útil dos aparelhos

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!