Climatizador de ar: ótima opção para fugir do calor

Se você quer economizar dinheiro e amenizar o calor, o climatizador pode ser ideal para a sua casa. Esse equipamento ajuda a manter a temperatura agradável de forma eficiente e sem que você precise investir valores altos.

Publicado por Frigelar | 10 de março de 2023

Atualizado em 19 de fevereiro de 2024

O extremo calor provoca desidratação, cansaço, indisposição e bate aquele desânimo. Apesar de hoje em dia o ar-condicionado ser um aparelho de necessidade em nossas casas, ainda não é todo mundo que tem condições de comprar um. Desta forma, uma alternativa para fugir do calor e ainda economizar um pouco é o climatizador de ar. Mas como funciona o climatizador?

Aqui no Blog da Frigelar você vai entender as suas principais vantagens. Vamos lá?

Como funciona o climatizador de ar?

A principal função do climatizador de ar é deixar o ambiente melhor refrigerado e diminuir a temperatura para combater o calor. Ele não gela igual ao ar-condicionado, mas consegue refrescar o ambiente de forma que fique mais confortável.

Um climatizador de ar funciona com um ventilador, tendo a função de fazer o ar circular no ambiente, mas com um plus, que é aumentar a umidade do ar, melhorando a sua qualidade. Alguns modelos modernos também servem como aquecedor.

Diferentemente do ar-condicionado, com altas potências de BTUs e capacidade de refrigerar grandes ambientes, o climatizador é ideal e melhor utilizado em locais pequenos, como um quarto ou sala.

O climatizador tem um reservatório de água, onde é possível colocar o líquido frio ou até mesmo gelo. O recipie

O climatizador tem um reservatório de água onde é possível colocar o líquido já frio, ou ainda, gelo. Nos dias mais quentes, inclusive, é recomendado usar gelo industrial, que demora mais para derreter, ou cubos de gelo congelados em potes grandes. 

O recipiente médio tem entre 6 e 7 litros, durando de 8 a 9 horas. Assim, depois de ligado, ele libera esse ar gelado pelo ambiente, que circula com o vento, e equilibra a umidade

Climatizador de ar EOS.

Confira na Frigelar: Climatizador de ar 4L EOS Arctic Fresh 4 em 1

Quanto tempo dura a água de um climatizador?

Como mencionado, o reservatório de água do climatizador pode comportar água suficiente para 8 ou 9 horas de uso. Mas esse total pode variar conforme o modelo do seu equipamento. Então, para ter acesso a um dado mais preciso, basta verificar o manual de instruções ou entrar em contato com o fabricante.

Além disso, muitas pessoas desejam saber o que pode acontecer com o equipamento caso a água acabe e você não perceba.

O climatizador não desligará sozinho por causa disso. Mas não se preocupe, pois a ausência de água não causará danos ao equipamento: ele passa a funcionar como um ventilador comum, apenas fazendo o ar circular, mas sem capacidade de aumentar a umidade ou alterar a temperatura.

Pode deixar o climatizador ligado a noite toda?

Não é recomendável deixar o climatizador ligado a noite toda. Com a ausência do sol, a umidade do ar será mantida por mais tempo. Então, ficar com o equipamento ligado fará com que a umidade atinja um nível excessivo.

Assim, são criadas condições para o surgimento de mofo e bolor, o que pode irritar o sistema respiratório de quem sofre com alergias ou outros problemas.

Além disso, o uso insistente do climatizador em dias chuvosos pode trazer grande umidade para os móveis e até danificá-los com o passar do tempo.

O ideal é deixar o equipamento em funcionamento por algumas horas e desligá-lo no meio da noite. Se em algum momento você sentir que o ar está muito seco e o cômodo está quente demais, basta ligá-lo por mais um período.

Leia também: Entenda os efeitos da umidade do ar para sua saúde

Como resfriar o ambiente com climatizador?

Não há qualquer segredo para utilizar esse equipamento. O primeiro passo é colocá-lo em um local estratégico do cômodo, de forma que possa atuar na maior área possível.

Se estiver utilizando o aparelho em seu quarto, tome o cuidado de não colocá-lo próximo demais da cama e apontando diretamente para o seu rosto, pois a umidade vai prejudicar sua respiração.

Após acomodá-lo, coloque água no reservatório e o acione. Alguns equipamentos começam a funcionar com o simples toque de um botão.

Vale ressaltar que o climatizador consegue deixar o ambiente mais fresco, porém sua capacidade de resfriamento é limitada. Existem alguns aparelhos que se saem melhor nesse quesito, mas são mais caros do que os modelos convencionais.

Qual a diferença entre um climatizador de ambientes de um ar-condicionado?

O ar-condicionado é um aparelho mais potente, que permite um ótimo controle de temperatura. Por exemplo, em dias muito quentes, é possível ajustá-lo para deixar um cômodo frio, como se você estivesse em um dia de inverno.

Porém, isso tem o seu custo, já que esses aparelhos são mais caros e consomem mais energia.

Por outro lado, um climatizador de ar apenas refresca o ambiente, fazendo o ar circular e espalhando gotículas de água. Ele não tem um grande poder de baixar a temperatura de um cômodo como o ar-condicionado, mas consegue resfriar o ambiente para um clima mais confortável.

Vantagens do climatizador

Confira na Frigelar: Climatizador de ar 3,5L EOS Arctic Fresh 4 em 1

1. Umidifica o ar

Uma das principais vantagens desse aparelho é que ele não só refrigera o ambiente, mas também umidifica.

Esse modo de refrigeração umidificado é ideal para lugares quentes e secos e impedirá que você acorde com as vias aéreas ressecadas. Assim você terá uma melhor noite de sono, sem problemas devido a refrigeração.

2. Melhora da qualidade do ar com ionização

Alguns climatizadores possuem uma tecnologia de ionização: eles usam íons negativos que são capazes de causar uma sensação maior de bem-estar.

Além disso, esse sistema ajuda a filtrar o ar e remover diversas impurezas.

3. É indicado para o clima seco

O climatizador é uma solução mais eficiente do que o ar-condicionado e o ventilador quando o clima está extremamente seco. Pois, como mencionamos, ele é capaz de aumentar a umidade do ar.

4. Fácil de transportar

Esses equipamentos são portáteis e suas rodinhas ajudam no transporte, assim você pode usá-lo em qualquer cômodo da casa conforme a sua necessidade.

Caso seja preciso levá-lo em uma viagem ou mudança, também não há grandes dificuldades.

5. Ótimo custo-benefício

Ao optar por um climatizador ao invés de um ar-condicionado, você já começa a economizar desde o momento da compra. Os climatizadores são mais baratos e dispensam a contratação de um profissional para fazer a instalação, o que seria um gasto a mais. Basta que você observe as instruções do manual para começar a usar.

A curto e médio prazo, o climatizador também mostra suas vantagens em relação à economia de energia. Dependendo do modelo, ele pode ser até 90% mais econômico do que um ar-condicionado.

6. É mais eficiente do que um ventilador comum

Se o ventilador não é o suficiente para deixar o clima mais confortável em sua casa, o climatizador pode ser a solução certa. Além de ventilar, ele contribui para melhorar a umidade, fazendo com que sua superioridade em relação ao ventilador seja notada principalmente nos dias mais quentes e secos.

7. Está disponível em várias marcas e modelos

O que não falta é variedade na hora de escolher esse aparelho. Há modelos pequenos, médios, grandes, com funções mais modernas e diferenças na capacidade do reservatório de água.

Há também equipamentos mais sofisticados, com maior capacidade de ajustes de temperatura. Por exemplo, se você mora em uma região em que o clima varia muito, pode escolher um climatizador com as funções quente e frio.

Quando entendemos como funciona o climatizador de ar, fica claro sua eficiência no momento de refrescar e umidificar o ambiente.

Para fazermos uma boa escolha é necessário estar ciente das funções e das limitações do aparelho, já que ele é indicado para quem deseja criar um clima mais ameno e gastando pouco. Porém, se o seu desejo é esfriar completamente um cômodo, talvez seja melhor adquirir um ar-condicionado.

Aqui na Frigelar você encontra diversas opções de climatizadores de ar e sempre com as melhores ofertas do mercado. Com a gente, você pode economizar e também fugir do calor. Confira as ofertas de climatizadores no nosso site, no APP e nas nossas lojas!

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!