Dica: cinco alimentos que não se deve colocar no freezer

Pensando na praticidade da alimentação, o congelamento com os devidos cuidados é uma ótima opção

Publicado por Frigelar | 10 de setembro de 2019

Atualizado em 29 de outubro de 2020

Colocar alimentos no freezer é o modo mais conhecido de conservá-los, correto? Porém, nem sempre o melhor jeito de fazer isso é contando com este eletrodoméstico. Por isso, para ajudar os nossos leitores, criamos este artigo com cinco alimentos que não devem ser colocados no freezer:

1 – Garrafas de vidro fechadas com líquido

Não devem ser guardadas garrafas de vidro no freezer
Não é aconselhável que se congele bebidas no freezer

Chegou o final de semana e o que a gente quer? Gelar rapidinho a nossa bebida para relaxar com a família e os amigos. Porém, não é indicado deixar uma garrafa fechada com líquido dentro do freezer.

O que acontece é que com o congelamento da bebida, o líquido acaba se expandindo, podendo explodir dentro do eletrodoméstico e vazar por todo lado. Depois, para limpar, é aquele trabalho que você gostaria de ter evitado. Então, esta é a nossa primeira dica: cuide com o tempo que você deixa congelando.

2 – Verduras como alface, a rúcula e a acelga

Alface não deve ser congelada
Evite que as folhas percam o sabor e a crocância

Uma alface fresquinha tem seu valor e todo mundo sabe disso. Porém, muitas vezes, aquele churrasco de domingo não consome toda a alface que a gente reservou para o pessoal. Por isso, queremos guardá-la, mas é necessário atenção: não é indicado guardar a alface dentro do freezer.

Por ser um alimento fresco, ele geralmente é mais crocante e gostoso. Agora, se você colocá-lo para congelar, com certeza perderá sua crocância e, por consequência, o seu sabor. Então, é melhor guardar o alimento na geladeira, na parte debaixo, onde o frio é menos intenso. Além disso, é legal consumir a alface logo no dia seguinte, minimizando a perda de nutrientes.

3 – Ovos

Ovos não devem ser guardados no Freezer
Mesmo os ovos cozidos não podem ser congelados

Assim como as bebidas, os ovos também podem explodir se forem colocados dentro do freezer. Então lembre-se de nunca guardá-los em temperaturas muito baixas. Esta é a garantia de um ovo em bom estado e inteiro.

4 – Carne que já foi congelada anteriormente

Carne não deve ser guardado no freezer depois de ter sido descongelada
Descongelar e congelar novamente deteriora a carne

Carne é um dos alimentos que as pessoas mais colocam no freezer. Porém, também é necessário prestar muita atenção quando você fizer isso. Em caso de carnes que já foram previamente congeladas, se você conservá-las no freezer, elas poderão perder a qualidade e ainda pode aumentar o potencial número de bactérias no alimento. Congelar novamente faz com que a carne perca seu líquido, ficando mais dura e menos saborosa.

5 – Leite e produtos derivados

Leite não deve ser congelado
Congelamento não é recomendado caso vá beber puro depois de descongelar

Para a nossa última dica: o leite. Já falamos que líquidos em garrafas de vidro não podem ir para o freezer. Porém, mesmo que seja em caixas, o leite e seus derivados podem coalhar depois de congelados, impossibilitando o nosso consumo. Após o descongelamento, o laticínio será separado da água, coalhando e estragando seu produto. Por isso, não coloque-o no freezer.  

Confira mais conteúdos sobre freezer:


Veja também!

Fique por dentro do PMOC e saiba a importância dessa exigência para as câmaras frias

O bom estado do sistema de climatização está ligado às melhores condições de saúde ocupacional

Continue Lendo...

Câmara frigorífica com umidade: quais são as causas e como resolver esse problema?

Confira três dicas imprescindíveis para evitar a umidade na câmara fria

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!