Ar-condicionado para cozinha: qual o melhor modelo?
Embora para algumas pessoas possa ser estranho, o ar-condicionado para cozinha é uma possibilidade totalmente aceitável para o seu conforto.
Publicado por Frigelar | 19 de outubro de 2022
Atualizado em 27 de agosto de 2024
Você sabia que algumas pessoas reduzem o estresse ao cozinhar? Para muitos, esse contato próximo com os alimentos ajuda a acalmar a mente e, ainda, a melhorar o relacionamento com uma dieta saudável. Mas passar muito tempo perto do fogão pode esquentar, principalmente no verão. Por isso, é normal a busca de um ar-condicionado para cozinha.
Só que não basta comprar o melhor ar-condicionado e instalar no cômodo tal como fazemos na sala ou quarto. Alguns eletrodomésticos e móveis presentes na cozinha demandam um cuidado especial no posicionamento desse aparelho.
Para sanar suas dúvidas, criamos esse conteúdo. Veja algumas dicas para escolher o melhor ar-condicionado para a sua cozinha!
Pode colocar ar-condicionado na cozinha?
Sim, você pode colocar um ar-condicionado na sua cozinha, seja ela residencial, industrial ou mesmo de um restaurante. Em todos os casos o aparelho garante o conforto do cozinheiro e, quando cuidado de forma correta, pode ajudar na durabilidade dos ingredientes.
Aliás, o seu uso é recomendado para cozinhas em que a circulação de ar é limitada, como também para espaços superaquecidos, devido ao desconforto que causam nas pessoas que ali circulam.
Por que instalar um ar-condicionado na cozinha?
Você sabia que a instalação do ar-condicionado em cozinhas traz benefícios que vão além de um clima agradável? Por ser um espaço em constante manipulação de alimentos, manter a temperatura amena e até mesmo influenciar na sua conservação.
Além disso, as altas temperaturas provocadas por aparelhos como forno elétrico e fogão podem deixar o ambiente desconfortável. Isso, principalmente para quem passa boa parte do dia no espaço, como cozinheiros e demais responsáveis por refeições servidas nos restaurantes.
O ar-condicionado também confere uma decoração mais moderna, seja em ambientes residenciais ou comerciais. Outras vantagens podem ser percebidas com o uso desse equipamento, como:
- Eliminar de forma gradativa os maus odores decorrentes das altas temperaturas;
- Combater bactérias, reduzindo assim o risco de contaminações na cozinha.
Nesse sentido, o ar-condicionado proporciona maior bem-estar e conforto, contribuindo para o melhor desempenho e satisfação dos cozinheiros.
Ar-condicionado ou ventilador de teto?
Uma dúvida muito frequente na hora de decidir pela melhor opção para amenizar o calor é: qual devo escolher, ar-condicionado ou ventilador de teto?
Assim como a questão estética, outro aspecto avaliado nesse momento é o custo-benefício de ambas alternativas. Os ventiladores de teto promovem a circulação do ar do ambiente, mas não auxiliam na refrigeração ou filtragem do ar.
Por outro lado, as funções reduzidas do ventilador em comparação ao ar-condicionado fazem com que ele seja mais barato e consuma menos energia elétrica.
Por fim, no que diz respeito ao processo de instalação, se o ventilador for do modelo portátil, é bastante prático e não tem nenhum tipo de exigência.
No entanto, no caso do ventilador de teto, como também do ar-condicionado, faz-se necessária a contratação de um profissional especializado. Assim, pode acabar gerando maior custo.
Um benefício do ar-condicionado em relação ao ventilador, é a possibilidade de refrigerar o ambiente. O ventilador de teto em uma cozinha muito quente não vai contribuir para refrescar o ambiente: ele apenas irá circular o ar quente.
Como instalar ar-condicionado na cozinha?
A presença de um instalador profissional é indispensável na instalação do ar-condicionado na cozinha, seja ela residencial ou profissional.
A posição em que o aparelho será instalado na sua cozinha deve ser bem avaliada. Isso é fundamental para a realização do serviço. Ou seja:
– Não instale o ar-condicionado próximo ao fogão. Pois se o aparelho estiver na direção das chamas, isso pode prejudicar o preparo das suas receitas.
– Não interromper o fluxo de ar do aparelho, garantindo assim que toda cozinha seja resfriada de forma igual e sem complicações.
Na Frigelar, você pode contar com os serviços de instalação da Agyx, com profissionais para este trabalho. A Agyx é uma empresa parceira da Frigelar que conta com técnicos especializados em todo o tipo de instalação e manutenção para o seu ar-condicionado.
Cuidados
Os cuidados que devem ser tomados com o ar-condicionado na cozinha, além dos já citados acima, são os mesmos de outros ambientes. Por exemplo:
- realizar a manutenção de acordo com a periodicidade sugerida pelo técnico, que pode ser semestral ou anual;
- fazer a limpeza das partes internas e externas do aparelho;
- não deixar portas e janelas abertas quando o ar-condicionado estiver ligado;
- desligar o equipamento sempre que o ambiente estiver vazio;
- utilizar um aparelho com potência adequada para o ambiente.
Qual o melhor ar-condicionado para sua cozinha?
Agora que você já sabe que a instalação de ar-condicionado para cozinha é permitida e bastante segura, é hora de escolher o melhor modelo para as suas necessidades. Confira algumas opções:
Confira o modelo da imagem: Ar-Condicionado Split High Wall Inverter Samsung WindFree 12000 BTUs
Ar-condicionado Split
O ar-condicionado Split é o modelo mais vendido atualmente e conta com elegância, economia e silêncio. O modelo high wall é ideal para quem precisa do aparelho para ambientes comerciais ou industriais.
Portanto, se você precisa de um ar-condicionado para cozinha industrial ou, ainda, para a cozinha do seu restaurante, o split high wall pode ser o modelo perfeito.
Ar-condicionado Split Inverter
O ar-condicionado split inverter conta com uma tecnologia que faz com que o resfriamento do ambiente ocorra de forma estável. Além disso, ao contrário do ar-condicionado tradicional, esse não causa picos de energia e pode exigir menos da sua rede elétrica.
Portanto, é outra opção viável para cozinhas de restaurantes ou bares, que precisam de refrigeração em tempo integral.
Ar-condicionado Janela
O ar condicionado janela é um modelo tradicional, porém nada ultrapassado! Pelo contrário, ainda hoje mantém como sua principal qualidade a facilidade de instalação, visto que necessita apenas de uma janela ou um buraco para que a troca térmica seja realizada.
Além disso, o modelo conta com mais de uma opção de voltagem (110v e 220v), solucionando mais um potencial problema na hora de escolher. Há muitos prédios que já contam com a estrutura para a instalação desse tipo de ar-condicionado, então ele pode ser o ideal para a sua cozinha residencial.
Esses são apenas três bons modelos que você pode utilizar na sua cozinha, mas existem outras opções no mercado que podem ser excelentes para a cozinha da sua casa.
Aqui na Frigelar, você encontra todos os modelos de ar-condicionado com qualidades únicas e ofertas imperdíveis. Confira no site, no APP ou em alguma de nossas lojas.
Leia também:
– Sistemas de refrigeração ideais para restaurantes e cozinhas industriais
– O que é ar-condicionado split, quais as vantagens e diferenças para demais modelos
0 Comentários
Os comentários estão fechados.