Ar-condicionado para cozinha: qual o melhor modelo?

Embora para algumas pessoas possa ser estranho, o ar-condicionado para cozinha é uma possibilidade totalmente aceitável para o seu conforto.

Publicado por Frigelar | 19 de outubro de 2022

Atualizado em 28 de novembro de 2022

Você sabia que algumas pessoas reduzem o estresse ao cozinhar? Para muitos, esse contato próximo com os alimentos ajuda a acalmar a mente e, ainda, a melhorar o relacionamento com uma dieta saudável. Mas passar muito tempo perto do fogão pode esquentar, principalmente no verão. Por isso, é normal a busca de um ar-condicionado para cozinha.

Só que não basta comprar o melhor ar-condicionado e instalar no cômodo tal como fazemos na sala ou quarto. Alguns eletrodomésticos e móveis presentes na cozinha demandam um cuidado especial no posicionamento desse aparelho.

Para sanar suas dúvidas, criamos esse conteúdo. Veja algumas dicas para escolher o melhor ar-condicionado para a sua cozinha!

Pode colocar ar-condicionado na cozinha?

Sim, você pode colocar um ar-condicionado na sua cozinha, seja ela residencial, industrial ou mesmo de um restaurante. Em todos os casos o aparelho garante o conforto do cozinheiro e, quando cuidado de forma correta, pode ajudar na durabilidade dos ingredientes.

Aliás, o seu uso é recomendado para cozinhas em que a circulação de ar é limitada, como também para espaços superaquecidos, devido ao desconforto que causam nas pessoas que ali circulam.

Por que instalar um ar-condicionado na cozinha?

Saiba os motivos para você instalar o ar-condicionado na sua cozinha.
Saiba os motivos para você instalar o ar-condicionado na sua cozinha.

Você sabia que a instalação do ar-condicionado em cozinhas traz benefícios que vão além de um clima agradável? Por ser um espaço em constante manipulação de alimentos, manter a temperatura amena e até mesmo influenciar na sua conservação.

Além disso, as altas temperaturas provocadas por aparelhos como forno elétrico e fogão podem deixar o ambiente desconfortável. Isso, principalmente para quem passa boa parte do dia no espaço, como cozinheiros e demais responsáveis por refeições servidas nos restaurantes.

O ar-condicionado também confere uma decoração mais moderna, seja em ambientes residenciais ou comerciais. Outras vantagens podem ser percebidas com o uso desse equipamento, como:

  • Eliminar de forma gradativa os maus odores decorrentes das altas temperaturas;
  • Combater bactérias, reduzindo assim o risco de contaminações na cozinha.

Nesse sentido, o ar-condicionado proporciona maior bem-estar e conforto, contribuindo para o melhor desempenho e satisfação dos cozinheiros.

Ar-condicionado ou ventilador de teto?

Uma dúvida muito frequente na hora de decidir pela melhor opção para amenizar o calor é: qual devo escolher, ar-condicionado ou ventilador de teto?

Assim como a questão estética, outro aspecto avaliado nesse momento é o custo-benefício de ambas alternativas. Os ventiladores de teto promovem a circulação do ar do ambiente, mas não auxiliam na refrigeração ou filtragem do ar.

Por outro lado, as funções reduzidas do ventilador em comparação ao ar-condicionado fazem com que ele seja mais barato e consuma menos energia elétrica.

Por fim, no que diz respeito ao processo de instalação, se o ventilador for do modelo portátil, é bastante prático e não tem nenhum tipo de exigência.

No entanto, no caso do ventilador de teto, como também do ar-condicionado, faz-se necessária a contratação de um profissional especializado. Assim, pode acabar gerando maior custo.

Um benefício do ar-condicionado em relação ao ventilador, é a possibilidade de refrigerar o ambiente. O ventilador de teto em uma cozinha muito quente não vai contribuir para refrescar o ambiente: ele apenas irá circular o ar quente.

Como instalar ar-condicionado na cozinha?

A presença de um instalador profissional é indispensável na instalação do ar-condicionado na cozinha, seja ela residencial ou profissional.

A posição em que o aparelho será instalado na sua cozinha deve ser bem avaliada. Isso é fundamental para a realização do serviço. Ou seja:

– Não instale o ar-condicionado próximo ao fogão. Pois se o aparelho estiver na direção das chamas, isso pode prejudicar o preparo das suas receitas.

– Não interromper o fluxo de ar do aparelho, garantindo assim que toda cozinha seja resfriada de forma igual e sem complicações.

Na Frigelar, você pode contar com os serviços de instalação da Agyx, com profissionais para este trabalho. A Agyx é uma empresa parceira da Frigelar que conta com técnicos especializados em todo o tipo de instalação e manutenção para o seu ar-condicionado.

Cuidados

Os cuidados que devem ser tomados com o ar-condicionado na cozinha, além dos já citados acima, são os mesmos de outros ambientes. Por exemplo:

  • realizar a manutenção de acordo com a periodicidade sugerida pelo técnico, que pode ser semestral ou anual;
  • fazer a limpeza das partes internas e externas do aparelho;
  • não deixar portas e janelas abertas quando o ar-condicionado estiver ligado;
  • desligar o equipamento sempre que o ambiente estiver vazio;
  • utilizar um aparelho com potência adequada para o ambiente.

Qual o melhor ar-condicionado para sua cozinha?

Agora que você já sabe que a instalação de ar-condicionado para cozinha é permitida e bastante segura, é hora de escolher o melhor modelo para as suas necessidades. Confira algumas opções:

O ar-condicionado split pode ser uma das melhores opções para a sua cozinha.
O ar-condicionado split pode ser uma das melhores opções para a sua cozinha.

Confira o modelo da imagem: Ar-Condicionado Split High Wall Inverter Samsung WindFree 12000 BTUs

Ar-condicionado Split

O ar-condicionado Split é o modelo mais vendido atualmente e conta com elegância, economia e silêncio. O modelo high wall é ideal para quem precisa do aparelho para ambientes comerciais ou industriais.

Portanto, se você precisa de um ar-condicionado para cozinha industrial ou, ainda, para a cozinha do seu restaurante, o split high wall pode ser o modelo perfeito.

Ar-condicionado Split Inverter

O ar-condicionado split inverter conta com uma tecnologia que faz com que o resfriamento do ambiente ocorra de forma estável. Além disso, ao contrário do ar-condicionado tradicional, esse não causa picos de energia e pode exigir menos da sua rede elétrica.

Portanto, é outra opção viável para cozinhas de restaurantes ou bares, que precisam de refrigeração em tempo integral.

Ar-condicionado Janela

O ar condicionado janela é um modelo tradicional, porém nada ultrapassado! Pelo contrário, ainda hoje mantém como sua principal qualidade a facilidade de instalação, visto que necessita apenas de uma janela ou um buraco para que a troca térmica seja realizada.

Além disso, o modelo conta com mais de uma opção de voltagem (110v e 220v), solucionando mais um potencial problema na hora de escolher. Há muitos prédios que já contam com a estrutura para a instalação desse tipo de ar-condicionado, então ele pode ser o ideal para a sua cozinha residencial.

Esses são apenas três bons modelos que você pode utilizar na sua cozinha, mas existem outras opções no mercado que podem ser excelentes para a cozinha da sua casa.

Aqui na Frigelar, você encontra todos os modelos de ar-condicionado com qualidades únicas e ofertas imperdíveis. Confira no site, no APP ou em alguma de nossas lojas.

Leia também:

Sistemas de refrigeração ideais para restaurantes e cozinhas industriais

O que é ar-condicionado split, quais as vantagens e diferenças para demais modelos

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!