Ar-condicionado prejudica a saúde dos animais de estimação?

Você tem pets? Então, confira os mitos e as verdades sobre a relação do ar-condicionado com a saúde

Publicado por Cristiane | 30 de novembro de 2020

Atualizado em 2 de junho de 2022

Cansaço, respiração ofegante e salivação excessiva são alguns dos sinais de que os pets estão sofrendo com o calor. Quando as temperaturas atingem picos lá fora, é preciso que o ambiente dentro de casa esteja mais fresco para garantir o conforto do seu peludinho. É nessa hora que surge a dúvida: o ar-condicionado faz mal para os animais de estimação?

A percepção de calor varia conforme espécie e raça, além de personalidade e preferência de cada animal. No caso dos cães, a partir dos 30°C já é considerada uma temperatura alta. E aos 35°C, praticamente todos os animais se sentirão desconfortáveis. 

Como saber se o animal está com calor? 

Enquanto os humanos suam para equilibrar a temperatura corporal, os cachorros tendem a ofegar para evitar o superaquecimento. Ao ofegar, eles liberam o ar quente e resfriam seus corpos. 

Deve-se observar que animais de focinhos mais curtos, como buldogues, pugs e gatos persas, tendem a superaquecer mais rapidamente. Isso ocorre por conta de sua capacidade reduzida de arfar. 

É preciso estar atento especialmente em relação aos cães. Por serem mais ativos, tendem a aquecer mais o corpo como resultado de sua maior atividade muscular. E aqui vai uma dica: os pelos protegem o animal do calor, ao invés de aquecê-lo. No caso do Chow-Chow, por exemplo, a pelagem dupla ajuda a proteger do calor. Por isso, é preciso tomar cuidado na hora da tosagem. 

Não se esqueça de oferecer um espaço para que o animal possa se deitar sobre o piso frio

O ar-condicionado pode adoecer cães e gatos?

Não, o ar-condicionado, geralmente, não faz mal à saúde dos animais. Inclusive, alguns veterinários indicam o uso de ar-condicionado para refrescar ambientes para os gatos e cachorros. Especialmente para os animais mais gordos, em que o excesso de gordura colabora para a elevação da temperatura do corpo, a climatização adequada é recomendada para que possam superar os dias mais quentes.

Porém, alguns cuidados devem ser tomados:

  • Evite a mudança súbita de temperatura, a fim de prevenir possíveis choques térmicos;
  • Por retirar a umidade do ar durante o processo de climatização, o ar-condicionado pode causar o ressecamento das vias aéreas dos animais de estimação quando utilizado em excesso;
  • A limpeza periódica dos filtros é imprescindível para garantir a qualidade do ar e evitar alergias, tanto para humanos quanto para animais de estimação.

É recomendada uma atenção especial para os filhotes e animais idosos, pois a imunidade desses pets tende a ser mais frágil. Por isso, evite que eles fiquem diretamente sob o vento gelado do ar-condicionado e limpe sempre os filtros do aparelho.  

Qual a temperatura certa para os animais de estimação?

Assim como é recomendado para os humanos, a temperatura do ambiente precisa ser adequada para os animais – nem tão quente, mas nem tão frio. Por mais que a tentação seja coloca a temperatura do ar-condicionado lá em baixo, é preciso manter um equilíbrio: o ideal é estar por volta dos 23°C.

Leia também: Qual é a temperatura ideal em um ambiente?

Outras formas de lidar com o calor

Além do ar-condicionado, o ventilador pode ser um importante aliado durante o verão. Também não se esqueça de oferecer um espaço para que o animal possa se deitar sobre o piso frio ou um tapete gelado específico para este fim. 

É importante manter o ambiente climatizado para o animal não sofrer tanto com o calor

Ao dar um banho, lembre-se de secá-lo completamente. Afinal, o excesso de umidade nos pelos pode ocasionar problemas de saúde, como o choque térmico e a consequente baixa da imunidade do seu pet.  

Disponibilize água fresca para o seu animal, trocando-a com frequência. Nos dias mais quentes, também é possível colocar cubos de gelo dentro da vasilha para manter a água gelada por mais tempo.

E não se esqueça: se o seu animal de estimação ficar exclusivamente no pátio de sua casa, não deixe de pensar em formas para resfriar o ambiente para ele. 

Acompanhe a Frigelar nas redes sociais:

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!