Ar-condicionado prejudica a saúde dos animais de estimação? Confira mitos e verdades sobre o mundo dos pets

Você tem pets? Então, confira os mitos e as verdades sobre a relação do ar-condicionado com a saúde

Publicado por Frigelar | 30 de novembro de 2020

Atualizado em 22 de dezembro de 2020

Cansaço, respiração ofegante e salivação excessiva são alguns dos sinais de que os pets estão sofrendo com o calor. Quando as temperaturas atingem picos lá fora, é preciso que o ambiente dentro de casa esteja mais fresco para garantir o conforto do seu peludinho. É nessa hora que surge a dúvida: o ar-condicionado faz mal para os animais de estimação?

A percepção de calor varia conforme espécie e raça, além de personalidade e preferência de cada animal. No caso dos cães, a partir dos 30°C já é considerada uma temperatura alta. E aos 35°C, praticamente todos os animais se sentirão desconfortáveis. 

Como saber se o animal está com calor? 

Enquanto os humanos suam para equilibrar a temperatura corporal, os cachorros tendem a ofegar para evitar o superaquecimento. Ao ofegar, eles liberam o ar quente e resfriam seus corpos. 

Deve-se observar que animais de focinhos mais curtos, como buldogues, pugs e gatos persas, tendem a superaquecer mais rapidamente. Isso ocorre por conta de sua capacidade reduzida de arfar. 

É preciso estar atento especialmente em relação aos cães. Por serem mais ativos, tendem a aquecer mais o corpo como resultado de sua maior atividade muscular. E aqui vai uma dica: os pelos protegem o animal do calor, ao invés de aquecê-lo. No caso do Chow-Chow, por exemplo, a pelagem dupla ajuda a proteger do calor. Por isso, é preciso tomar cuidado na hora da tosagem. 

Não se esqueça de oferecer um espaço para que o animal possa se deitar sobre o piso frio

O ar-condicionado pode adoecer cães e gatos?

Ao contrário do que se pensa, boa parte dos veterinários indicam o uso de ar-condicionado para refrescar ambientes e manter um clima mais agradável para os pets. Especialmente para os animais mais gordos, em que o excesso de gordura colabora para a elevação da temperatura do corpo, a climatização adequada é recomendada para que possam superar os dias mais quentes. 

Porém, alguns cuidados devem ser tomados:

  • Evite a mudança súbita de temperatura, a fim de prevenir possíveis choques térmicos;
  • Por retirar a umidade do ar durante o processo de climatização, o ar-condicionado pode causar o ressecamento das vias aéreas dos animais de estimação quando utilizado em excesso;
  • A limpeza periódica dos filtros é imprescindível para garantir a qualidade do ar e evitar alergias, tanto para humanos quanto para animais de estimação.

É recomendada uma atenção especial para os filhotes e animais idosos, pois a imunidade desses pets tende a ser mais frágil. Por isso, evite que eles fiquem diretamente sob o vento gelado do ar-condicionado e limpe sempre os filtros do aparelho.  

Qual a temperatura certa para os animais de estimação?

Assim como é recomendado para os humanos, a temperatura do ambiente precisa ser adequada para os animais – nem tão quente, mas nem tão frio. Por mais que a tentação seja coloca a temperatura do ar-condicionado lá em baixo, é preciso manter um equilíbrio: o ideal é estar por volta dos 23°C.

Leia também: Qual é a temperatura ideal em um ambiente?

Outras formas de lidar com o calor

Além do ar-condicionado, o ventilador pode ser um importante aliado durante o verão. Também não se esqueça de oferecer um espaço para que o animal possa se deitar sobre o piso frio ou um tapete gelado específico para este fim. 

É importante manter o ambiente climatizado para o animal não sofrer tanto com o calor

Ao dar um banho, lembre-se de secá-lo completamente. Afinal, o excesso de umidade nos pelos pode ocasionar problemas de saúde, como o choque térmico e a consequente baixa da imunidade do seu pet.  

Disponibilize água fresca para o seu animal, trocando-a com frequência. Nos dias mais quentes, também é possível colocar cubos de gelo dentro da vasilha para manter a água gelada por mais tempo.

E não se esqueça: se o seu animal de estimação ficar exclusivamente no pátio de sua casa, não deixe de pensar em formas para resfriar o ambiente para ele. 

Acompanhe a Frigelar nas redes sociais:

Veja também!

Frigelar doa câmara frigorífica EOS para Secretaria Estadual de Saúde do RS

A câmara armazenará medicamentos e equipamentos médicos utilizados na luta contra a Covid-19

Continue Lendo...

Os bebedouros ideais para ambiente com grande circulação de pessoas

O bebedouro facilita o dia a dia de academias, escolas, clubes, refeitórios e escritórios

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!