O que é ar-condicionado monofásico?

Descubra o que é ar-condicionado monofásico, quando essa opção é indicada, a diferença para o bifásico e mais!

Publicado por Frigelar | 15 de maio de 2023

Atualizado em 29 de setembro de 2023

Pensar sobre a escolha entre ar-condicionado monofásico ou trifásico é fundamental para que o aparelho tenha um bom funcionamento no lar. Contudo, muitas pessoas não sabem o que é um ar-condicionado monofásico, e isso acaba gerando certos problemas no domicílio.

A questão sobre esses problemas é que monofásico e trifásico se referem à forma de distribuição da energia nas redes. Por isso, a maioria das pessoas não entende qual a real importância de saber diferenciar e entender essas observações nos eletrodomésticos.

Você ainda tem dúvidas de como deve ser usado ou porque utilizar um ar-condicionado monofásico? Então confira o conteúdo e saiba mais sobre esse aparelho!

O que é ar-condicionado monofásico?

O ar-condicionado monofásico é um aparelho que recebe apenas uma fase da tensão elétrica. Ou seja, essa energia é distribuída apenas por dois fios da rede que são o de tensão e o fio neutro que faz com que a energia chegue em uma única fase.

Normalmente quando uma conta de luz vem com os detalhes de pagamento falando sobre o consumo monofásico, significa que o transformador da rede distribui apenas uma tensão elétrica.

O sistema monofásico de tensão elétrica em redes residenciais utiliza apenas uma fase e um neutro,  que pode ser entre 127 ou 220V, fornecendo energia para equipamentos em uma residência.

O ar-condicionado monofásico é um aparelho que suporta apenas uma única tensão, do contrário ele pode estragar. Embora seja mais difícil encontrar modelos 127V, essa costuma ser uma excelente opção de aquisição para redes elétricas com essa tensão.

No entanto, não é possível optar apenas por um único aparelho monofásico e o restante trifásico. Deste modo é importante saber qual a quantidade de energia consumida em casa e então só depois escolher o eletrodoméstico que atenda os padrões de fornecimento de energia.

Como é comum várias casas manterem apenas a energia em uma única fase, ter um ar-condicionado monofásico não é um problema.

Veja algumas de suas vantagens e desvantagens antes de escolher a melhor opção para seu lar.

Vantagens e desvantagens do ar-condicionado monofásico

As vantagens do ar-condicionado monofásico são o fato de que esse modelo é, em geral, mais econômico e prático em comparação ao trifásico. Ele apresenta um melhor custo-benefício para residências.

Por outro lado, como desvantagem, temos o fato de que está limitado a uma única fase não sendo tão versátil quanto a opção trifásica.

Diferença entre monofásico e trifásico

A diferença do ar-condicionado monofásico é que ele pode receber apenas um tipo de energia. Caso seja 220V, ele funcionará tanto na rede monofásica quanto na bifásica. No entanto, não funcionará com a mesma intensidade e potência.

Por outro lado, o trifásico pode ser facilmente instalado em qualquer rede com distribuição dupla.

Esse fator pode variar muito dependendo da região do país. Por exemplo, na região sul, normalmente a distribuição para 220V é bifásica. Enquanto isso, no Nordeste, ela é 220V monofásica. Ou seja, a chance de manter um aparelho monofásico 220V é grande independente da região.

Ainda ficou confuso?

A rede monofásica é comum na maioria dos lares que consomem pouca energia, ao contrário de empresas onde o consumo é maior. Por isso, corporações geralmente têm uma distribuição da rede elétrica bifásica que cede a rede tanto energia de 127V quanto a de 220V.

Entretanto, é importante destacar que uma rede monofásica também pode ser 220V, o que, para quem tem um consumo alto de energia, é melhor.

Uma das vantagens de usar apenas 220V é que a energia será mais forte, porém não são todos os itens que são fabricados nessa voltagem. Por isso, cabe avaliar a facilidade e acessibilidade, visto que nesse caso todos os aparelhos precisam suportar a mesma potência.

O mesmo vale para um local com capacidade apenas para 127V que demanda um consumo menor, mas acaba limitando o uso de aparelhos mais potentes. Aparelhos de 127V podem funcionar em uma rede de 220V, mas como a carga elétrica é maior, a chance de queimar é grande.

Do mesmo modo, usar um aparelho 220V em uma rede de 127V pode comprometer seu desempenho. Apesar de não queimar, ele vai funcionar em potência mais fraca e muitas vezes pode não cumprir sua função principal.

Diante disso, dá para perceber que embora uma distribuição monofásica seja útil para um lar, antes de optar pela voltagem é preciso planejar toda distribuição de uso. E assim avaliar qual a melhor opção que servirá de todas as formas para atender as necessidades da casa.

Por que optar pelo monofásico?

A instalação do ar-condicionado monofásico é bem mais prática e econômica comparada ao trifásico. Isso torna esse tipo de ar-condicionado bem melhor, e também possibilita evitar mudanças na rede ao optar por um.

Ou seja, mesmo sendo difícil encontrar opções de ar-condicionado monofásico 127V, ainda existem vários modelos, principalmente os antigos de janela. Portanto, quem tem essa rede em casa não precisa solicitar mudança de rede só pelo fato de o aparelho ser 127V.

E se o aparelho fosse 220V e a distribuição da rede 127V? Nesse caso seria necessário mudar a distribuição, o que custaria dinheiro e levaria um bom tempo. Além disso, o ar-condicionado monofásico tem uma taxa de gasto de energia bem menor do que o trifásico.

E essa é uma das principais razões pela qual o monofásico é considerado melhor, mesmo não dependendo de uma única tensão de rede. Considerando seu custo-benefício independente da voltagem, ele se adapta muito bem em sua tarefa de fazer uma boa refrigeração do lar.

O ar-condicionado monofásico da Frigelar é bom?

Na Frigelar você encontra não só um ar-condicionado monofásico bom, como a melhor opção para sua casa ou para o seu ambiente comercial. Neste caso, o ar-condicionado monofásico 220V split piso-teto pode ser a opção perfeita para climatizar o seu ambiente com muita eficiência.

Ar-Condicionado Split Inverter Piso-Teto 56000 BTUs Gree.

Sua tecnologia avançada promove uma estrutura eticamente correta, com baixíssimo consumo de energia e com baixo ruído durante o funcionamento. O piso-teto é um aparelho bastante robusto, indicado para ambientes maiores e com grande necessidade de refrigeração. Esse aparelho é encontrado no mercado com potências que variam de 8.000 a 80.000 Btu/h.

Ainda quer ver outros modelos? Aqui na Frigelar você encontra os melhores modelos de ar-condicionado split, com boa performance e custo-benefício! Confira as opções no site, no APP ou em alguma de nossas lojas físicas.

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Organização sem Estresse: O Espaço de um Freezer Horizontal

Saiba como investir em um freezer horizontal pode garantir uma organização sem estresse para conservar seus alimentos em casa.

Continue Lendo...

Chá a Qualquer Momento: Uso Criativo da Chaleira Elétrica

Saiba como fazer um uso criativo da chaleira elétrica e porque ela pode ser ideal para diferentes funções na sua cozinha.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!