Qual a melhor opção de ar-condicionado para o comércio?

Saiba o que deve levar em conta na hora da compra do aparelho ideal para o seu estabelecimento

Publicado por Frigelar | 5 de fevereiro de 2019

Atualizado em 12 de novembro de 2020

Ar-condicionado é bom em todos os lugares, não é mesmo? Mas em seu comércio ele pode ser ainda mais importante! Em meio a tantas opções de modelos e tecnologias, talvez seja difícil para você saber qual é o tipo de ar-condicionado ideal para o seu estabelecimento.

Foi pensando nisso que decidimos ajudar! Neste post, você vai conhecer as melhores opções de ar-condicionado para a sua empresa, sempre levando em conta o conforto e a economia de energia.

A importância do ar-condicionado no comércio

Antes de conhecermos os melhores modelos de ar-condicionado para o seu negócio, vamos entender a importância que um ambiente climatizado tem para a sua empresa.

A principal vantagem do ar-condicionado é bem clara: o conforto que ele gera para o seu cliente. Um ambiente agradável pode fazer toda a diferença na hora de escolher qual estabelecimento ele vai visitar. É por isso que é essencial apostar no bem-estar de sua clientela, pois pode potencializar suas vendas e trazer um diferencial em relação à concorrência.

Além disso, um clima agradável é bem mais do que apenas um atrativo de vendas. Isso é fundamental para os seus funcionários, afinal eles passam a maior parte do dia dentro da sua empresa.

Isso é ainda mais importante se você trabalha com alimentos. Mais do que conforto, um ambiente ameno também ajuda a conservar por mais tempo a comida que você entrega para o seu consumidor. Isso significa ainda mais economia e qualidade na entrega.

Como escolher o melhor ar-condicionado para ambientes comerciais?

Diferentes opções de ar-condicionado
Além da potência, esteja atento à classificação de eficiência energética

Agora que você já sabe a importância do ar-condicionado para o seu comércio, vamos para a parte prática. Para saber quais são os modelos mais indicados para o seu tipo de estabelecimento, primeiro vamos entender o que você deve levar em conta na hora da compra.

1 – Tamanho do ambiente e potência do aparelho

Você sabe como escolher o ar-condicionado com a capacidade certa para o seu comércio? Esse fator é muito importante para que o aparelho escolhido consiga climatizar o ambiente da forma correta.

Para calcular quantos BTUs seu equipamento deve ter, primeiro você precisa saber qual é o tamanho do local que o ar-condicionado será instalado. A potência do aparelho tem ligação direta com a quantidade de metros quadrados que ele precisa refrigerar.

Para facilitar esse cálculo, nós temos a ferramenta perfeita! Clicando aqui, você acessa nossa calculadora de BTUs e descobre automaticamente a potência certa que seu ar-condicionado precisa ter de acordo com o seu estabelecimento.

Bônus: este cálculo, além de mostrar a capacidade correta de cada ar-condicionado, também é essencial para que você economize energia. Com a potência alinhada ao tamanho do seu estabelecimento, o equipamento não se sobrecarregará para climatizar um ambiente maior do que o previsto, nem consumirá mais energia do que o necessário.

2 – Tensão/voltagem

Assim como todo equipamento elétrico, na hora de escolher um ar-condicionado você também precisa prestar atenção na voltagem da sua empresa e do seu novo aparelho.

No caso específico do ar-condicionado, isso pode ser um pouco mais complicado. No Brasil, a maioria dos modelos fabricados são de 220V. Por isso, se a voltagem de seu estabelecimento é de 110V, será necessário adaptar a rede elétrica para usufruir de toda a potência do equipamento.

Mantenha-se ligado nesse ponto! É importante que a energia seja compatível para aumentar a vida útil do ar-condicionado. Isso também poderá significar ainda mais economia no futuro.

3 – Tecnologia convencional ou Inverter

Além de tantas opções de modelos, também é preciso avaliar qual tecnologia você vai escolher. No caso do ar-condicionado, é possível optar entre um aparelho convencional ou um Inverter.

No sistema convencional, o compressor do ar-condicionado liga e desliga para manter o ambiente climatizado. Depois de atingir uma certa temperatura, ele para e volta a funcionar quando precisa refrigerar o ambiente mais uma vez. Com este sistema, o aparelho acaba tendo picos de energia e gerando variações de temperatura.

Agora, se você optar pela tecnologia Inverter, o sistema é bem diferente. Neste caso, a climatização do ambiente acontece de maneira mais gradual e com menos oscilações, já que o aparelho funciona em rotação contínua. Além de atingir a temperatura desejada em menos tempo, este tipo de equipamento também tem menos ruído e é ainda mais econômico. Como o seu compressor não precisa ligar e desligar, o ar-condicionado Inverter consome menos eletricidade e pode chegar numa economia de até 40%, se comparado com o tradicional.

4 – Carga térmica

Outro fator muito importante para manter o ambiente ainda mais climatizado é a carga térmica que seu estabelecimento possui. Quando falamos nisso, estamos nos referindo à quantidade de calor que pode influenciar a potência do seu ar-condicionado.

É por isso que, na hora de calcular a capacidade do seu novo aparelho, você também precisa levar em conta a posição do sol, a quantidade de tempo em que o seu comércio fica exposto à luz solar, a quantidade de lâmpadas e equipamentos, além de outros fatores que geram calor dentro da sua empresa. Preste atenção nestas variáveis, elas podem afetar diretamente a eficácia do seu novo equipamento.

Projetos de climatização

Com todos estes pontos mencionados, sabemos que pode ser difícil para você escolher o ar-condicionado perfeito para o seu comércio. É por isso que nós, aqui da Frigelar, disponibilizamos técnicos especializados neste quesito.

Contando com um profissional da área, você terá a certeza de que vai escolher o modelo ideal, levando em conta todas as questões abordadas até aqui, como a carga térmica e o tamanho de seu estabelecimento, por exemplo. Em casos de lugares grandes e espaçosos, é fundamental contar com um especialista para não precisar gastar mais uma vez no futuro.

Para saber mais sobre essa vantagem, entre em contato conosco pelo site e aproveite.


Quais modelos são as melhores opções para o meu negócio?

Para facilitar ainda mais a compra de um novo ar-condicionado para a sua empresa, listamos aqui os aparelhos mais vendidos e mais eficazes em estabelecimentos de comércio.

Piso teto

Ar-condicionado de piso/teto
Ar-condicionado piso teto oferece estilo e climatização

Este é um dos modelos mais eficazes na climatização de comércios. O piso teto foi desenvolvido especialmente para locais com alto fluxo de pessoas e é perfeito para lugares espaçosos.

Se este é o seu caso, veja a lista de produtos em nosso site


High Wall

Modelo mais popular, é o tipo de Split que também pode ser instalado na parede. Porém, diferente do exemplo citado acima, é um aparelho mais indicado para pequenos ambientes, como escritórios, salas de reuniões ou lojas menores.

Conheça esse tipo de aparelho em nosso site

Cassete

Ar-condicionado cassete
Robusto, o cassete é perfeito por não interferir no design da sala

Para quem gosta de opções mais discretas, o ar-condicionado cassete é a melhor opção. O que chama atenção nesse equipamento é a sua elegância. Se você não quer interferir na decoração de seu estabelecimento, escolha este aparelho. Ele é um produto que fica embutido no teto, permite uma refrigeração eficaz e que vive de forma harmônica com o ambiente.

Quer saber mais sobre ele? Então conheça o aparelho

Multi split

Este modelo de ar-condicionado foi desenvolvido para manter o conforto em vários ambientes de seu estabelecimento. É possível conectá-lo a mais de uma evaporadora (unidade interna) sem perder rendimento e com economia de energia. Além disso, este equipamento também conta com a tecnologia Inverter, o que também significa redução no consumo de eletricidade.

Acesse e veja as nossas opções deste modelo


Modelo VRF

O ar-condicionado VRF (traduzido do inglês, “variable refrigerant flow“) é um modelo desenvolvido para locais maiores, como lojas de médio e grande porte. Ele apresenta um sistema Multi Split com uma unidade externa ligada a diversos aparelhos internos que operam individualmente.

Saiba mais sobre o modelo em nosso site

Dica extra

Além dos modelos citados, que são os mais comprados por comerciantes, nós também separamos uma dica extra que pode melhorar ainda mais a refrigeração de sua empresa: a cortina de ar.

Para manter uma climatização perfeita sem precisar fechar todas as portas de seu negócio, a cortina de ar é ideal para você e seus clientes. Com este equipamento, você facilita o acesso ao seu comércio e mantém o calor do lado de fora. Esta é uma ótima opção para manter o clima agradável sem abrir mão de um ambiente aberto.

Venha ver as opções que temos para você


Já escolheu seu ar-condicionado?

Agora que você conheceu a importância do ar-condicionado para o seu comércio, está na hora de apostar em todos estes benefícios. Com estas dicas e com a ajuda de nossos profissionais, você garantirá o clima perfeito para passar seu dia a dia e conquistar o coração de seus clientes.

Para conhecer todos as nossas opções de modelos de ar-condicionado, basta visitar o nosso site. Nele, você consegue comparar vários equipamentos até fazer a escolha certa.

Se preferir, veja outras dicas em nosso blog. Estamos cheios de informações que podem ser essenciais para você.

Veja também!

Frigelar doa câmara frigorífica EOS para Secretaria Estadual de Saúde do RS

A câmara armazenará medicamentos e equipamentos médicos utilizados na luta contra a Covid-19

Continue Lendo...

Os bebedouros ideais para ambiente com grande circulação de pessoas

O bebedouro facilita o dia a dia de academias, escolas, clubes, refeitórios e escritórios

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!