Qual a melhor opção de ar-condicionado para o comércio?

Saiba o que deve levar em conta na hora da compra do aparelho ideal para o seu estabelecimento

Publicado por Cristiane | 5 de fevereiro de 2019

Atualizado em 29 de março de 2023

Ar-condicionado é bom em todos os lugares, não é mesmo? Mas em seu comércio ele pode ser ainda mais importante! Em meio a tantas opções de modelos e tecnologias, talvez seja difícil para você saber qual é o tipo de ar-condicionado ideal para o seu estabelecimento.

Foi pensando nisso que decidimos ajudar! Neste post, você vai conhecer as melhores opções de ar-condicionado para a sua empresa, sempre levando em conta o conforto e a economia de energia.

A importância do ar-condicionado no comércio

Antes de conhecermos os melhores modelos de ar-condicionado para o seu negócio, vamos entender a importância que um ambiente climatizado tem para a sua empresa.

A principal vantagem do ar-condicionado é bem clara: o conforto que ele gera para o seu cliente. Um ambiente agradável pode fazer toda a diferença na hora de escolher qual estabelecimento ele vai visitar. É por isso que é essencial apostar no bem-estar de sua clientela, pois pode potencializar suas vendas e trazer um diferencial em relação à concorrência.

Além disso, um clima agradável é bem mais do que apenas um atrativo de vendas. Isso é fundamental para os seus funcionários, afinal eles passam a maior parte do dia dentro da sua empresa.

Isso é ainda mais importante se você trabalha com alimentos. Mais do que conforto, um ambiente ameno também ajuda a conservar por mais tempo a comida que você entrega para o seu consumidor. Isso significa ainda mais economia e qualidade na entrega.

Como escolher o melhor ar-condicionado para ambientes comerciais?

Diferentes opções de ar-condicionado
Além da potência, esteja atento à classificação de eficiência energética

Agora que você já sabe a importância do ar-condicionado para o seu comércio, vamos para a parte prática. Para saber quais são os modelos mais indicados para o seu tipo de estabelecimento, primeiro vamos entender o que você deve levar em conta na hora da compra.

1 – Tamanho do ambiente e potência do aparelho

Você sabe como escolher o ar-condicionado com a capacidade certa para o seu comércio? Esse fator é muito importante para que o aparelho escolhido consiga climatizar o ambiente da forma correta.

Para calcular quantos BTUs seu equipamento deve ter, primeiro você precisa saber qual é o tamanho do local que o ar-condicionado será instalado. A potência do aparelho tem ligação direta com a quantidade de metros quadrados que ele precisa refrigerar.

Para facilitar esse cálculo, nós temos a ferramenta perfeita! Clicando aqui, você acessa nossa calculadora de BTUs e descobre automaticamente a potência certa que seu ar-condicionado precisa ter de acordo com o seu estabelecimento.

Bônus: este cálculo, além de mostrar a capacidade correta de cada ar-condicionado, também é essencial para que você economize energia. Com a potência alinhada ao tamanho do seu estabelecimento, o equipamento não se sobrecarregará para climatizar um ambiente maior do que o previsto, nem consumirá mais energia do que o necessário.

2 – Tensão/voltagem

Assim como todo equipamento elétrico, na hora de escolher um ar-condicionado você também precisa prestar atenção na voltagem da sua empresa e do seu novo aparelho.

No caso específico do ar-condicionado, isso pode ser um pouco mais complicado. No Brasil, a maioria dos modelos fabricados são de 220V. Por isso, se a voltagem de seu estabelecimento é de 110V, será necessário adaptar a rede elétrica para usufruir de toda a potência do equipamento.

Mantenha-se ligado nesse ponto! É importante que a energia seja compatível para aumentar a vida útil do ar-condicionado. Isso também poderá significar ainda mais economia no futuro.

3 – Tecnologia convencional ou Inverter

Além de tantas opções de modelos, também é preciso avaliar qual tecnologia você vai escolher. No caso do ar-condicionado, é possível optar entre um aparelho convencional ou um Inverter.

No sistema convencional, o compressor do ar-condicionado liga e desliga para manter o ambiente climatizado. Depois de atingir uma certa temperatura, ele para e volta a funcionar quando precisa refrigerar o ambiente mais uma vez. Com este sistema, o aparelho acaba tendo picos de energia e gerando variações de temperatura.

Agora, se você optar pela tecnologia Inverter, o sistema é bem diferente. Neste caso, a climatização do ambiente acontece de maneira mais gradual e com menos oscilações, já que o aparelho funciona em rotação contínua. Além de atingir a temperatura desejada em menos tempo, este tipo de equipamento também tem menos ruído e é ainda mais econômico. Como o seu compressor não precisa ligar e desligar, o ar-condicionado Inverter consome menos eletricidade e pode chegar numa economia de até 40%, se comparado com o tradicional.

4 – Carga térmica

Outro fator muito importante para manter o ambiente ainda mais climatizado é a carga térmica que seu estabelecimento possui. Quando falamos nisso, estamos nos referindo à quantidade de calor que pode influenciar a potência do seu ar-condicionado.

É por isso que, na hora de calcular a capacidade do seu novo aparelho, você também precisa levar em conta a posição do sol, a quantidade de tempo em que o seu comércio fica exposto à luz solar, a quantidade de lâmpadas e equipamentos, além de outros fatores que geram calor dentro da sua empresa. Preste atenção nestas variáveis, elas podem afetar diretamente a eficácia do seu novo equipamento.

Projetos de climatização

Com todos estes pontos mencionados, sabemos que pode ser difícil para você escolher o ar-condicionado perfeito para o seu comércio. É por isso que nós, aqui da Frigelar, disponibilizamos técnicos especializados neste quesito.

Contando com um profissional da área, você terá a certeza de que vai escolher o modelo ideal, levando em conta todas as questões abordadas até aqui, como a carga térmica e o tamanho de seu estabelecimento, por exemplo. Em casos de lugares grandes e espaçosos, é fundamental contar com um especialista para não precisar gastar mais uma vez no futuro.

Para saber mais sobre essa vantagem, entre em contato conosco pelo site e aproveite.


Quais modelos são as melhores opções para o meu negócio?

Para facilitar ainda mais a compra de um novo ar-condicionado para a sua empresa, listamos aqui os aparelhos mais vendidos e mais eficazes em estabelecimentos de comércio.

Piso teto

Ar-condicionado de piso/teto
Ar-condicionado piso teto oferece estilo e climatização

Este é um dos modelos mais eficazes na climatização de comércios. O piso teto foi desenvolvido especialmente para locais com alto fluxo de pessoas e é perfeito para lugares espaçosos.

Se este é o seu caso, veja a lista de produtos em nosso site


High Wall

Modelo mais popular, é o tipo de Split que também pode ser instalado na parede. Porém, diferente do exemplo citado acima, é um aparelho mais indicado para pequenos ambientes, como escritórios, salas de reuniões ou lojas menores.

Conheça esse tipo de aparelho em nosso site

Cassete

Ar-condicionado cassete
Robusto, o cassete é perfeito por não interferir no design da sala

Para quem gosta de opções mais discretas, o ar-condicionado cassete é a melhor opção. O que chama atenção nesse equipamento é a sua elegância. Se você não quer interferir na decoração de seu estabelecimento, escolha este aparelho. Ele é um produto que fica embutido no teto, permite uma refrigeração eficaz e que vive de forma harmônica com o ambiente.

Então, conheça nossos modelos de ares-condicionado cassete

Multi split

Este modelo de ar-condicionado foi desenvolvido para manter o conforto em vários ambientes de seu estabelecimento. É possível conectá-lo a mais de uma evaporadora (unidade interna) sem perder rendimento e com economia de energia. Além disso, este equipamento também conta com a tecnologia Inverter, o que também significa redução no consumo de eletricidade.

Acesse e veja as nossas opções de modelo de ar-condicionado multi split

Modelo VRF

O ar-condicionado VRF (traduzido do inglês, “variable refrigerant flow“) é um modelo desenvolvido para locais maiores, como lojas de médio e grande porte. Ele apresenta um sistema Multi Split com uma unidade externa ligada a diversos aparelhos internos que operam individualmente.

Saiba mais sobre o modelo em nosso site

Dica extra

Além dos modelos citados, que são os mais comprados por comerciantes, nós também separamos uma dica extra que pode melhorar ainda mais a refrigeração de sua empresa: a cortina de ar.

Para manter uma climatização perfeita sem precisar fechar todas as portas de seu negócio, a cortina de ar é ideal para você e seus clientes. Com este equipamento, você facilita o acesso ao seu comércio e mantém o calor do lado de fora. Esta é uma ótima opção para manter o clima agradável sem abrir mão de um ambiente aberto.

Venha ver as opções que temos para você


Já escolheu seu ar-condicionado?

Agora que você conheceu a importância do ar-condicionado para o seu comércio, está na hora de apostar em todos estes benefícios. Com estas dicas e com a ajuda de nossos profissionais, você garantirá o clima perfeito para passar seu dia a dia e conquistar o coração de seus clientes.

Para conhecer todos as nossas opções de modelos de ar-condicionado, basta visitar o nosso site. Nele, você consegue comparar vários equipamentos até fazer a escolha certa.

Se preferir, veja outras dicas em nosso blog. Estamos cheios de informações que podem ser essenciais para você.

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!