Como comprar o ar-condicionado certo? Confira dicas para fazer a melhor escolha

Leve em consideração todos os fatores na hora de comprar um ar-condicionado

Publicado por Cristiane | 15 de fevereiro de 2019

Atualizado em 29 de março de 2023

Para entender como comprar o ar-condicionado certo, você precisa ficar atento a fatores como a voltagem e a potência do aparelho. Muitas pessoas não sabem o que considerar nesse momento, nem como avaliar esses fatores, e acabam tomando a decisão errada. 

A fim de que isso não aconteça com você, continue lendo o artigo e veja como comprar o ar-condicionado certo!

Como comprar o ar-condicionado certo?

Antes de começar a pesquisar preços e marcas, você precisa precisa buscar alguns dados muito importantes, como:

  • tipos de modelos existentes;
  • potência ideal do aparelho, 
  • consumo de energia do equipamento;
  • local de instalação do ar-condicionado;
  • comprimento e largura do espaço disponível para instalação, 
  • quantidade de aparelhos eletrônicos que a sua rede suporta.

A seguir, entenda mais profundamente sobre cada um deles.

1. Modelo ideal de ar-condicionado para você

Pesquisa sobre gasto de energia
Para que o aparelho não seja um vilão da sua conta de luz, escolha um modelo eficiente

Atualmente, existem vários modelos de ar-condicionado. Porém, os mais escolhidos para residências normalmente são: os de janela, os portáteis e os Splits. Após conhecer esses modelos, ficará mais fácil saber qual aparelho comprar para a sua casa.

Os modelos de janela são aqueles que ficam com a traseira na parte externa do ambiente. Essa tecnologia é mais tradicional que as outras. Com isso, é comum que esse tipo de aparelho gere mais ruído e consuma mais energia. Por outro lado, oferece diferentes voltagens e requer menos modificações na estrutura de sua residência para fazer a instalação.

Já os portáteis não precisam de instalação, ou seja, você pode usar o mesmo aparelho em vários cômodos diferentes, transportando-o por meio de suas rodinhas. Eles costumam ser silenciosos e precisam ficar próximos a janelas para conectar seu tubo extensor, a fim de fazer a troca de ar entre o ambiente interno e o externo.


Os modelos Split são divididos em duas unidades: uma interna, chamada de evaporadora e uma externa, chamada de condensadora. Eles possuem tecnologias mais novas, sendo bastante econômicos e silenciosos, já que a condensadora é sempre instalada em um local aberto.


2. Potência: como calcular BTUs?

Realizar o cálculo de BTUs é de suma importância na hora de comprar um ar-condicionado. Caso você escolha a potência errada, o aparelho pode acabar não climatizando o ambiente de maneira adequada. Em contrapartida, exagerar na quantidade de BTUs poderá resultar em um gasto energético maior do que o necessário.

Para calcular os BTUs, você precisa seguir as seguintes regras:

  • Cada metro quadrado do cômodo é equivalente a 600 BTUs;
  • Cada pessoa adicional equivale a 600 BTUs (a primeira não é contabilizada);
  • Cada equipamento eletrônico que emita calor, como um computador, também equivale a 600 BTUs;
  • Caso o cômodo fique exposto ao sol de maneira contínua, o cálculo deve ser feito com 800 BTUs para todas as situações anteriores.

Exemplo: um quarto de 25 m², que não está diretamente exposto ao sol, com um computador e que será usado por duas pessoas, vai precisar de um ar-condicionado de 16.200 BTUs.

Dados do cálculo:

  • 25 (m²) x 600 (BTU) = 15.000 BTUs
  • 600 (BTUs – para uma pessoa, excluindo-se primeira)
  • 600 (BTUs – um computador)

Para facilitar, você pode usar a nossa calculadora de BTUs que realiza essa conta rapidamente. Leia também o post feito exclusivamente sobre o assunto.

3. Consumo de energia

Outro fator que você precisa levar em consideração na hora de comprar um ar-condicionado é o consumo de energia do aparelho. Alguns modelos costumam consumir mais do que outros, fazendo com que você sinta o reflexo disso na sua conta de energia elétrica.

Então, antes de optar por determinado modelo, pesquise sobre o seu consumo energético e sobre a sua eficiência. Uma das melhores tecnologias quando o assunto é economia é o Inverter. Entenda mais no próximo tópico:

3.1. Tecnologia Inverter

Ar-condicionado inverter
Mantenha a casa climatizada sem gastar muito

A tecnologia Inverter é exclusiva dos Split Inverter. Com esta tecnologia, os aparelhos conseguem atingir a temperatura desejada de maneira rápida, além de mantê-la constante com pouca oscilação de energia.

Esse sistema controla a velocidade de rotação do compressor do aparelho de acordo com a necessidade de refrigeração do recinto. Diferente dos modelos tradicionais, em um Split inverter, o compressor nunca para de funcionar, evitando o famoso “liga-desliga”.

Com isso, ele se torna bastante econômico. Tal economia pode chegar até 60%, dependendo do modelo e da marca escolhida. Além disso o nível de ruído desse aparelho é menor quando comparado com um ar janela, por exemplo.

3.2. Ciclo quente e frio

Se você mora em um local onde as temperaturas oscilam bastante durante o ano, talvez considerar o ciclo quente e frio (ou reverso) na hora de comprar um ar-condicionado seja uma boa opção. Dessa forma, você não precisa possuir um aparelho condicionador de ar e um aquecedor, por exemplo. Assim, você economiza dinheiro adquirindo um aparelho só e ainda poderá usá-lo durante todas as estações do ano.


3.3. Selo Procel

O Selo Procel indica quais são os produtos que apresentam bons níveis de eficiência energética dentro de uma determinada categoria. Com isso, você acaba conseguindo economizar na sua conta de energia elétrica.

A etiqueta que vem nos eletrodomésticos classifica qual é o consumo de energia apresentado por eles e o seu grau de eficiência energética. Este pode variar de A (mais eficiente) a G (menos eficiente). Tais aparelhos são submetidos a ensaios laboratoriais específicos, indicados pelo Procel.

4. Local de instalação

Ar-condicionado na sala
Na hora de instalar, prefira paredes que recebam menos incidência de raios solares

Antes de comprar um ar-condicionado, você precisa saber se o modelo escolhido por você pode ser instalado na sua residência.

A instalação de um modelo de janela, por exemplo, é bastante simples. Muitas casas já vêm com um espaço para que ele seja instalado, ficando parte dele dentro do ambiente e outra parte, fora.

Já o Split, por exemplo, possui duas partes: um condensadora e uma evaporadora. Dessa forma, se a edificação não possuir um espaço específico para a passagem do tubo de ligação entre ambas as partes, você precisará realizar uma mini obra.

Verifique também se existe a possibilidade de instalar mais um aparelho elétrico junto à sua rede elétrica. Se esse não for o caso, entre em contato com a distribuidora de energia da sua região para buscarem juntos uma possível solução.


5. Cuidados com a voltagem da sua casa

Antes de comprar um ar-condicionado, você precisa verificar qual é a voltagem da sua casa. Existem alguns modelos que são de 110v, mas a maioria é de 220v.

Então, se o modelo desejado por você não estiver disponível na voltagem adequada, não é indicado que você faça uso de um transformador, por exemplo, já que ele pode provocar curtos-circuitos e até incêndios. Essa diferença de voltagem pode fazer com que o seu aparelho tenha um funcionamento abaixo do esperado, só ventilando, ou pode, inclusive, danificá-lo permanentemente.

Então, a fim de solucionar esse problema, você deve entrar em contato com a distribuidora de energia elétrica da sua região e solicitar a mudança ou aumento de fase para a sua residência.


 6. Tome cuidado com a estrutura do imóvel

Algumas edificações proíbem que obras sejam feitas, mexendo na fachada do prédio, por exemplo. Então, antes de comprar um ar-condicionado, verifique se existe a possibilidade dessa nova instalação.

Além disso, é fundamental que você não acople sua máquina em uma superfície que contenha instalações elétricas ou tubulações de esgoto e água. Assim, você evita acidentes que podem ser ocasionados por possíveis vazamentos, por exemplo.


7. Fuja dos obstáculos da boa refrigeração

Alguns objetos de uma boa decoração, como guarda-roupas, painéis, persianas e cortinas, por exemplo, podem dificultar ou impedir a passagem de ar. Com isso, a climatização do ambiente acaba sendo mais lenta. Então, opte sempre por instalar o seu aparelho em locais que estejam livres desses obstáculos.


7.1. Evite as paredes que pegam muito sol

Você precisa evitar posicionar o seu ar-condicionado em paredes que pegam muito sol. Isso acontece porque a incidência solar por prejudicar o rendimento do seu aparelho.

Os raios solares acabam aumentando a temperatura do ambiente, fazendo com que a sua máquina precise trabalhar ainda mais para climatizar o recinto como um todo. Então, se existir a possibilidade, opte por paredes que não entrem em contato direto com o sol.

Preço x benefícios

No momento de comprar um ar-condicionado, você precisa levar em consideração não apenas o preço, mas também os seus benefícios. Não é muito indicado optar por um aparelho apenas por ele ser mais barato, se o seu consumo de energia for muito alto, por exemplo. Pois, dessa forma, a médio e longo prazo você terá gastado bem mais com o seu eletrodoméstico.

Pense também nas suas necessidades. Se na sua região a variação térmica é grande, talvez um aparelho de ciclo reverso seja o ideal. Se você pode gastar um pouco mais como intuito de economizar durante o uso do seu ar-condicionado, um Split Inverter pode ser uma ótima opção.

Na Frigelar, você encontra os melhores e mais variados tipos de aparelhos ar-condicionado. Visite o site e escolha o seu novo equipamento!

Continue lendo mais sobre ar-condicionado em nosso blog:

Se você deseja investir em um aparelho de ar-condicionado, não esqueça de olhar o nosso catálogo e escolher o modelo que melhor se encaixa nas suas necessidades.

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

Como Garantir os Alimentos Frescos em Câmaras Frias

Saiba como garantir os alimentos frescos em câmaras frias e entenda a importância do armazenamento correto para a conservação.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!