Cortinas de ar: deixe o calor do lado de fora da sua empresa

Veja os benefícios de instalar o equipamento no seu estabelecimento comercial

Publicado por Cristiane | 2 de maio de 2019

Atualizado em 18 de fevereiro de 2022

Durante o verão, quando as temperaturas atingem números mais altos, ventiladores e condicionadores de ar tornam-se nossos grandes parceiros, mandando o calor para bem longe e mantendo o clima ideal. Eles estão em todos os cantos: nossas casas, carros, escritórios e principalmente no comércio. E é especialmente no comércio que você encontra o tema de nosso post de hoje: a cortina de ar.

Bastante presente em lojas e empresas, elas são instaladas de forma horizontal acima da porta de entrada, criando uma barreira de vento que impede o calor de entrar e o ar frio do ar-condicionado de escapar para o lado de fora.

O que é uma cortina de ar? Como funciona?

Você provavelmente já passou por uma delas: as cortinas de ar são geralmente utilizadas em estabelecimentos comerciais, muitas vezes em lojas de rua, posicionadas logo na porta de entrada e são as responsáveis por não deixar que a temperatura interior sofra interferência da temperatura exterior. Elas foram desenvolvidas especialmente para áreas de comércio que já são climatizadas, mas precisam manter as portas abertas ou possuem um grande volume de passagem de pessoas e, por isso, mantém a porta abrindo e fechando por muitas vezes no dia.

É por isso que, às vezes, quando você entra em uma loja e logo já sente um vento próximo a porta, dando uma sensação de conforto. É esse vento que sai do aparelho, como um grande ventilador, que forma um fluxo de ar e cria uma barreira, impedindo que o calor entre mesmo que as portas estejam abertas.

Esse bloqueio de ar que a cortina forma ainda ajuda a repelir a entrada de insetos, microrganismos, odores desagradáveis e poeira, além de funcionar de forma silenciosa e gerar uma economia elétrica de até 35%.
Por ter o recurso de separar tão bem a temperatura de diferentes ambientes, em alguns casos, a cortina de ar é uma ótima solução para cozinhas industriais, bloqueando a entrada de ar quente, poeira e insetos e impedindo a saída de fumaça e odores mais fortes.

Cortinas de ar
A cortina de ar também protege os ambientes de coisas como odores, insetos e fumaça

A cortina de ar não substitui o ar-condicionado!

A cortina trabalha em conjunto com o ar-condicionado, mas não possui a função de gelar o ambiente como um ar-condicionado. Ela apenas evita a entrada do calor e mantém a temperatura local controlada, gerando bem-estar para todos.

Ou seja, não adianta ter apenas uma cortina de ar se o ambiente interno não estiver climatizado. Os dois aparelhos se complementam.

Ofereça um diferencial em seu comércio

Para lojas de rua, as cortinas de ar podem fazer a função de uma porta, não deixando a que a temperatura externa comprometa a interna. Isso funciona principalmente em locais em que a passagem de pessoas é grande e que o “abre e fecha” da porta possa prejudicar o trabalho do ar-condicionado.

É importante prestar atenção, pois, dependendo do tamanho da entrada, pode ser preciso o uso de mais de um aparelho para que a finalidade funcione. Mas no caso de lugares com pouca circulação de gente ou uma porta pequena, um modelo menor, de 90cm, por exemplo, acaba já sendo o suficiente. Por isso, o ideal é primeiro pesquisar e ter os dados corretos para depois realizar a compra do aparelho.

A cortina de ar também é uma ótima escolha para locais como entradas de estacionamentos, shoppings centers, casas noturnas, pontes de embarque de aeronaves e outras tantas possibilidades.


Invista na sua cortina de ar

Repleta de vantagens, a cortina de ar só tem a acrescentar: além de trabalhar em conjunto com o ar-condicionado, ela mantém o ambiente sempre climatizado, ainda com o adicional de que as portas não precisam ficar sempre fechadas. Aproveite e encontre o modelo de cortina de ar ideal para você em uma de nossas lojas ou em nosso site!

 Acompanhe a Frigelar


Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

Por Que a Adega de Embutir é Ideal para o Seu Ambiente?

Saiba por que a adega de embutir é ideal para a sua casa e como ela pode inovar e transformar o seu ambiente.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!