Ar-condicionado portátil vale a pena ou é melhor optar pelo modelo Split?

Para ajudá-lo na escolha, comparamos os principais benefícios e algumas desvantagens de cada um

Publicado por Cristiane | 11 de janeiro de 2021

Atualizado em 16 de agosto de 2023

Pensando em adquirir um aparelho para refrigerar o ambiente durante o calor, mas está em dúvida se o ar-condicionado portátil vale a pena e já cumpre bem essa função?

Neste artigo, vamos te guiar por diversos fatores que vão te ajudar a tomar essa decisão e escolher se é melhor investir em um mini ar-condicionado ou em um modelo Split. Confira!

Ar-condicionado portátil vale à pena?

Um ar-condicionado portátil funciona praticamente do mesmo modo que os aparelhos tradicionais, fazendo a troca de ar quente pelo ar frio. Entretanto, diferente desses últimos, o mini ar-condicionado dispensa instalação

O ar portátil é um modelo de chão que deve ser conectado a uma tomada e posicionado perto de uma janela para colocar a mangueira de exaustão, responsável pela troca do ar quente pelo frio. 

Dependendo do modelo escolhido, você pode definir quais funções quer utilizar, como refrigeração, ventilação, timer, entre outras. Há também os aparelhos quente e frio, que oferecem ambas as finalidades.

Quais são as vantagens do ar-condicionado portátil?

As principais vantagens de ter um ar-condicionado portátil são:

  • Praticidade: o ar-condicionado portátil ocupa pouco espaço, é leve, pode ser deslocado sem esforço e é fácil de guardar. Ainda tem opções 110v e 220v, evitando que você precise mexer na rede elétrica do ambiente.  
  • Instalação rápida e sem necessidade de mudanças estruturais: por ser portátil, esse modelo atrai pessoas que moram em casas alugadas e aqueles que não desejam furar a parede ou instalar equipamentos no lado de fora. Também é uma excelente saída para quem veraneia na praia. É só embarcar o ar-condicionado no carro e curtir um clima ainda mais gostoso. 
  • Eficiência: Mesmo sendo pequeno, o ar-condicionado portátil tem desempenho semelhante aos convencionais. Avalie o local mais adequado para posicioná-lo e escolha a quantidade de BTUs adequada para o seu espaço.  
  • Diversidade de tecnologias: Já existem no mercado diversas marcas e modelos, inclusive com designs bastante ergonômicos e inteligentes. Além disso, são oferecidas funcionalidades específicas, voltagens diferentes e quantidade de BTUs para ambientes de diversos tamanhos. Você também pode encontrar: 
    • Painel digital; 
    • Aparelhos com funções dormir, timer e não perturbe; 
    • Com fluido refrigerante R-410a, tem desempenho superior sem agredir a Camada de Ozônio;  
    • Filtro ou ionizador que colabora na remoção da poeira, de ácaros e de fungos do ar;
    • Design que combina com a decoração do ambiente;
    • Tecnologia que reduz a emissão de ruídos. 

Custo-benefício: A economia vem da eficiência no gasto de energia e por sua instalação simples, que dispensa o trabalho de um técnico.  Você pode mover seu aparelho para qualquer lugar, dispensando a necessidade de ter vários aparelhos em casa.

Quais são as desvantagens do ar-condicionado portátil?

Apesar de muito útil em alguns casos, o ar-condicionado portátil pode ser uma opção menos vantajosa em determinadas situações. Entre as desvantagens do produto, estão:

  • Menor capacidade de refrigeração — especialmente de ambientes muito espaçosos;
  • Produção de mais ruído: Alguns modelos podem ser mais ruidosos em comparação com splits;
  • Menor eficiência energética: Podem ser menos eficientes em termos de consumo de energia.
  • Espaço ocupado: apesar de pequeno, ele ocupa espaço no chão e pode ser incômodo em áreas pequenas.

Diante disso, uma alternativa mais ideal para o seu espaço pode ser o ar-condicionado Split.

Vale à pena ter um ar-condicionado Split?

Os ares-condicionado do modelo Split são compostos por duas unidades: uma evaporadora e uma condensadora. A primeira parte é instalada dentro do ambiente e a segunda, do lado de fora. Por conta dessa formatação, seu funcionamento é mais silencioso do que os de janela, por exemplo, além de mais econômico também.

ar condicionado split em quarto de casal
Garanta mais conforto na hora de dormir com o Split

Quais as diferenças entre o ar portátil e o Split? 

Ao contrário dos Splits –  que são divididos entre aparelho e condensadora – , o ar portátil é composto por apenas uma parte. Isso possibilita que funcione como uma unidade móvel, com rodas de apoio que permitem o seu transporte para onde você quiser

Por retirar a umidade do ambiente neste processo, ele também acumula água. Porém, enquanto nos modelos convencionais a água vai para a condensadora, no portátil a água fica retida em um reservatório próprio. Quando estiver cheio, é só esvaziar e voltar a usar. 

Ainda falando sobre a água, lembre-se que o mini ar-condicionado usa-a para climatizar o espaço. Por isso, diferente dos modelos tradicionais, é preciso trocá-la de tempos em tempos para que sempre esteja nova e limpa.  

Entenda mais sobre o assunto no nosso blog: Conheça os prós e contras do ar-condicionado portátil 

Quais são as vantagens do ar-condicionado Split?

Entre as vantagens do ar-condicionado Split — principalmente em comparação com o ar portátil, estão:

  • Maior capacidade de refrigeração: Enquanto os modelos  de ar-condicionado portátil não ultrapassam 14.000 BTUs, facilmente pode-se encontrar Splits com capacidades bem superiores. Assim, é um aparelho adequado para ambientes de médio e grande porte.
  • É mais silencioso que o aparelho portátil: Se você tem sono leve ou precisa de silêncio para se concentrar enquanto lê ou trabalha, é no Split que deve investir. Afinal, esse aparelho é bem menos ruidoso que o ar portátil. 
  • Oferece mais funções: O Split é um aparelho completo. Existem funcionalidades e regulagens de temperatura que você só encontra nele. É o caso dos aparelhos com Wi-Fi, por exemplo, que permitem o controle através de aplicativo. 
  • Não requer retirada de água: Por ter escape para a água, os Splits não precisam de um reservatório de água. Assim, você pode usá-lo por horas seguidas sem se preocupar em esvaziar o reservatório.

Como desvantagens, o ar-condicionado Split requer a instalação feita por um profissional e mudanças estruturais na sua casa ou apartamento. Além disso, caso vá se mudar, será necessário pagar por uma desinstalação e uma nova instalação em outro lugar.

Leia também: 

Como fazer a melhor escolha entre o ar-condicionado portátil e o modelo Split?

Você já conhece as funções e facilidades de cada modelo de aparelho, mas precisa estar atento a algumas dicas antes de escolher o ar-condicionado ideal para você. 

A primeira dica é conferir a capacidade de refrigeração do seu futuro eletrodoméstico. Avalie quantos metros quadrados tem nos cômodos em que pretende utilizar o ar-condicionado. Isso evita que você compre um portátil que vá gastar mais energia do que o necessário ou, ainda, que opte por um aparelho que não vai dar conta de climatizar. 
Além do espaço, considere a quantidade de pessoas que vão utilizar e se os espaços ficam expostos ao sol de maneira contínua. É preciso considerar esses fatores na hora de calcular a quantidade de BTUs

Explicamos tudo neste vídeo:

Também considere a eficiência no consumo de energia, para evitar que tenha surpresas desagradáveis quando chegar a conta de luz. Confira o selo Procel, uma etiqueta que indica quais são os produtos com bons níveis de eficiência energética dentro de uma determinada categoria. Os graus vão de A (mais eficiente) a G (menos eficiente).

De modo geral, para refrigerar ambientes pequenos, especialmente em locais que não se pode fazer mudanças estruturais, como espaços alugados, o ar-condicionado vale a pena. Agora, para ambientes maiores e em que é possível alterá-lo, o Split é um modelo mais adequado.

Independente do aparelho que satisfaz melhor a sua necessidade nesse momento, na Frigelar você encontra modelos diversos de ar-condicionado portátil e Split. Confira nosso catálogo!

Acompanhe a Frigelar nas redes sociais:

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Cortinas de Ar para o Controle de Odores e Circulação de Ar

Saiba como as cortinas de ar para o controle de odores e circulação correta do ar do ambiente podem ser fundamentais para estabelecimentos.

Continue Lendo...

Facilidade de Acesso e Organização em Sua Adega Climatizada

Saiba como a utilização adequada e a organização em sua adega pode ser fundamental para garantir uma experiência única com seus vinhos.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!