Suporte de ar-condicionado: Como colocar e importância de escolher o melhor

Entenda a importância de escolher o melhor suporte para o seu ar-condicionado e como instalá-lo de forma correta.

Publicado por Frigelar | 20 de abril de 2023

Atualizado em 17 de abril de 2023

Após comprar um ar-condicionado de qualidade, é importante tomar cuidado para realizar a instalação correta do aparelho. Além de verificar se todas as peças e complementos são adequados, saber como colocar o suporte do ar-condicionado pode ser essencial para garantir uma maior segurança do seu aparelho.

Veja como instalar um suporte de ar-condicionado e a importância que essa peça pode ter para a segurança geral do ambiente.

Para que serve o suporte para ar-condicionado?

O suporte auxiliar para a instalação do ar-condicionado serve para manter o aparelho estável e é um material de determinada importância para garantir a segurança das pessoas.

Uma das maiores causas de acidentes por quedas desse tipo de aparelho é pela falta do suporte. A peça consegue prevenir grande parte desses acidentes e até mesmo os prejuízos decorrentes da queda. Claro, isso só vale se o suporte for escolhido corretamente, considerando o tamanho e peso da condensadora.

A medida de um suporte de ar-condicionado costuma variar de 400 a 1000mm. Sua capacidade de peso pode depender de acordo com os modelos, mas os menos reforçados podem suportar de 7 a 30.000 BTUs.

A partir de 550mm, os suportes já são mais reforçados e comportam modelos de ar-condicionado entre 12 a 80.000 BTUs. Visto que cada suporte tem seu material, é fundamental escolher um que corresponda à capacidade do seu aparelho.

Quais são os modelos de suporte para ar-condicionado?

A fabricação dos modelos de suporte abrange as diferentes possibilidades de instalação, ou seja, os suportes são feitos de vários materiais. Cada tipo é produzido com uma capacidade e material específico para o local onde a condensadora será instalada.

Por exemplo, o suporte para ar-condicionado de parede interno é diferente de um modelo que fica na parte externa. Os principais materiais são:

  • Suporte em aço inox: é um material de mais resistência e pode ser instalado na área externa, indicado para locais com muita umidade.
  • Suporte de aço carbono: ideal para paredes secas e locais sem exposição ao tempo, não contém soldas. Por isso, tende a não enferrujar com facilidade.
  • Suporte de plástico: esses modelos são indicados para aparelhos leves e para áreas úmidas, porém, mesmo tendo um baixo custo, ele precisa ser trocado a cada 2 anos, pois tem a sua durabilidade menor que os outros.

Antes da compra é muito importante considerar as condições de clima do ambiente no caso dos modelos que ficarão expostos. Além disso, é relevante conhecer a origem da fabricação da peça para garantir que tenha uma qualidade superior.

Como utilizar o suporte de ar-condicionado?

O suporte do ar-condicionado pode ser utilizado tanto fixo na parede dentro do ambiente, como no chão ou em cima da janela na parte externa. Em todos os casos é fundamental um material que suporte bem o peso do aparelho para não ceder com o tempo.

A fixação do suporte também precisa ser feita corretamente e com muita atenção, em alguns casos é necessário optar por mais suportes, já que alguns modelos possuem a condensadora e a evaporadora.

A utilização varia muito dependendo do clima da região, pois alguns modelos estragam diante de muita umidade. Além de ajudar a manter a peça fixa e longe de riscos de cair, o suporte também ajuda nos cuidados com a preservação, sendo que em áreas externas ele impede o contato direto com o chão.

Como instalar o suporte para ar-condicionado?

Saiba como colocar o suporte de ar-condicionado da maneira correta.
Saiba como colocar o suporte de ar-condicionado da maneira correta.

A instalação do suporte é muito simples, porém, precisa ser feita atentamente para não afetar a estrutura da casa e o funcionamento do ar-condicionado. Por isso, é preciso selecionar as ferramentas certas, veja como fazer em 3 passos.

1. Separe todas as ferramentas

Para garantir uma fixação perfeita, separe os seguintes materiais:

  • furadeira;
  • fitas adesivas;
  • borrachas para diminuir o ruído do ar-condicionado;
  • cabos para conexão de tomada no caso de instalação externa;
  • material para fazer acabamento.

2. Fixe o suporte na parede

A fixação do suporte é muito simples: basta furar a parede, acomodar as buchas e finalizar com os parafusos e peças inclusas na compra do suporte. Tenha o cuidado de identificar pontos pelos quais passam canos de água e fios elétricos antes de usar a furadeira.

Outro ponto a considerar é a profundidade da base, que precisa estar com 21 centímetros. Logo, faz toda diferença ajustar todos os tubos de circulação do ar, assim como deve ser feito na hora de montar o aparelho.

Após colocar o suporte é só acrescentar algumas borrachas para evitar o atrito com a parede e evitar que o ar-condicionado apresente ruídos ou tenha um desempenho ruim.

3. Instale o suporte na janela

Saber como instalar suporte para ar-condicionado de janela requer um pouco mais de conhecimento.

O processo de fixação é o mesmo indicado nas dicas acima, mas o espaçamento entre o aparelho e a janela precisa ser mantido. É essencial fazer a vedação completa entre os dois, de modo que não interfira na circulação do ar.

Se você tiver receio de errar na hora de colocar o suporte, procure serviços especializados em instalação de ar-condicionado: os profissionais certamente poderão garantir a segurança e qualidade do procedimento!

Atenção ao preparar o ambiente para receber um novo ar-condicionado

Ao adquirir seu ar-condicionado é importante preparar tudo para uma instalação segura. É fundamental verificar se o aparelho acompanha o suporte e, caso não o faça, adquirir a peça. Com essas dicas, você já sabe a importância e como escolher o modelo ideal para o seu lar.

Aqui na Frigelar, você pode comprar o ar-condicionado ideal para garantir a qualidade de vida e ambientes frescos em qualquer época do ano! Confira as melhores opções no site, no APP ou na loja física mais próxima da sua casa!

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Por Que Investir em um Refrigerador Duplex Para a Sua Casa?

Saiba porque um refrigerador duplex para a sua casa pode ser a escolha perfeita para organizar os seus alimentos.

Continue Lendo...

Praticidade no Dia a Dia Com uma Cervejeira em Casa

Saiba como uma cervejeira em casa pode proporcionar maior conforto e praticidade no dia a dia e garantir as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!