Como instalar o ar-condicionado portátil

Ter conforto e praticidade em casa é o básico para […]

Publicado por Frigelar | 13 de setembro de 2022

Atualizado em 12 de julho de 2023

Ter conforto e praticidade em casa é o básico para viver bem. Um ar-condicionado é essencial para manter uma temperatura agradável sempre. Ao pensar em opções que possam ajudar no resfriamento da casa, o modelo mais prático será a melhor opção.

Ao comparar com outro tipo de ar-condicionado, a opção portátil se torna prioritária. Isso por sua instalação ser bem mais simples, além da praticidade de poder mudar de local sempre que necessário.

Descubra a seguir, como instalar ar-condicionado portátil e aproveite para usá-lo em qualquer lugar sem precisar de suporte técnico!

O que é preciso para a instalação de ar-condicionado portátil?

Feito sob medida para evitar ocupar tanto espaço, o ar-condicionado portátil é uma opção perfeita para espaços pequenos. Primeiramente, para sua instalação não é preciso muita coisa, apenas um espaço com acesso externo para deixar seu tubo exaustor.

Caso seja necessário pode ser feito um furo na parede para fazer a instalação para passar o duto. Não é possível usar o ar portátil sem o duto, pois ele precisa desta mangueira e assim fazer a troca do ar quente pelo frio para deixar a temperatura do ambiente fresca.

É importante ter uma tomada perto do acesso externo para ligar o aparelho para funcionar. Então para quem não pode furar a parede ou precisa saber como instalar ar-condicionado portátil em apartamento, veja o passo a passo.

Como instalar ar-condicionado portátil: passo a passo

É importante ter lugar para saída de ar na hora de instalar o seu aparelho portátil.
É importante ter lugar para saída de ar na hora de instalar o seu aparelho portátil.

Para fazer a instalação do ar-condicionado é necessário o próprio kit para garantir um bom funcionamento. Quanto ao local, pode ser fixado na parede ou ainda mantê-lo no chão, mas próximo a um local que tenha acesso a uma abertura para saída de ar.

Como instalar ar-condicionado portátil com régua

Se você decidiu manter o seu ar condicionado portátil no chão, o próximo passo é saber como instalar o ar na janela. Para que isso seja feito, a janela pode ser de correr ou veneziana, mas é fundamental usar régua.

A régua é o suporte que vai ficar fixo na janela para a passagem do tubo de ar para a parte de fora da casa. A montagem deve ser feita da seguinte maneira:

  1. Escolha o local com tomada para ligar o aparelho e deixe um vão na janela;
  2. Posicione a régua até vedar esse vão inteiro e depois trave;
  3. Com o conector do tubo encaixe o cano na abertura da régua e pronto, sua instalação está pronta, agora é só manter a janela fechada.

Como instalar ar-condicionado portátil sem régua

A régua é necessária para manter o cano exaustor fixo do lado de fora. Isso é fundamental para evitar a entrada de ar quente, que pode atrapalhar o funcionamento do ar portátil.

Por isso, mesmo que seu aparelho venha sem a régua, é preciso adquirir uma avulsa ou usar pedaço de PVC, bem como de outro material para fazer a fixação. Veja como:

  1. Corte um pedaço de PVC do tamanho do vão da janela e faça uma pequena abertura do tamanho do conector do tubo;
  2. Coloque neste vão e encaixe o conector na abertura do PVC;
  3. Verifique a vedação e feche bem a janela, pronto é só ligar o aparelho.

Onde é possível instalar o equipamento?

Não tem uma limitação de espaço, mas o ar portátil precisa ser instalado perto de uma janela para ter essa troca de ar externo pelo seu tubo. Entretanto, para quem não tem acesso a uma janela, até uma porta para colocar o tubo ou um furo na parede pode ajudar.

A instalação na parede deve ser programada antes para evitar furos em encanamentos e fiações. Portanto, vale lembrar que o ar condicionado portátil não pode estar em um local em que a janela fique aberta.

Portanto, antes de escolher, lembre-se de optar por um espaço onde é possível fazer essa vedação para evitar a entrada de calor da área externa. Sua função é resfriar o calor do ambiente, mas isso não acontece quando a passagem de ar quente é constante.

Assim, essa entrada de calor pode afetar diretamente o funcionamento do produto.

Cuidados importantes na hora da instalação

Primeiramente, é essencial analisar o espaço antes de instalar o aparelho. Diante disso, é ideal escolher réguas que possam ser encaixadas perfeitamente antes de adquirir o produto.

Outro ponto importante é escolher sempre um local onde não terá nenhuma entrada direta de ar. Além disso, o tubo exaustor precisa estar sempre com a ponta para fora para poder trocar o ar e fazer a refrigeração.

Por último, é importante se atentar ao espaço onde o ar-condicionado ficará. Então, se deixá-lo fixo na parede, tente deixar um espaço para não atrapalhar na limpeza.

Ao contrário do que muitos pensam, não tem como colocar água no ar condicionado portátil. Contudo, em seu processo de “esfriar o ar” ocorre uma pequena condensação e ele mesmo produz um pouco de água que fica acumulada em reservatório e precisa ser removida.

E como drenar a água acumulada?

Mas como eu posso drenar a água do ar-condicionado se não tem onde colocar? É bem simples. Em alguns modelos eles mesmos fazem a evaporação, já outros têm um sistema que avisa quando é hora de retirar a água acumulada.

Neste caso, uma mangueirinha ajudará na retirada de água. Primeiramente você deve desligar o aparelho e conectar a mangueira, ou apenas remova a tampa do reservatório para deixar a água sair.

Por fim, após a drenagem é só colocar a tampa de novo. Evite que a água do aparelho deixe a sua casa molhada, portanto o ideal é que você utilize um balde para impedir este risco.

Após aprender como instalar, chegou a hora escolher o seu ar-condicionado portátil

Ar-condicionado portátil EOS pode trazer mais conforto e praticidade para a sua casa.
Ar-condicionado portátil EOS pode trazer mais conforto e praticidade para a sua casa.

Contudo, agora que já sabe como instalar ar-condicionado portátil, aproveite para conferir as melhores opções para seu lar na Frigelar. Então não perca a chance de ter conforto no verão em qualquer local sem precisar exagerar com gastos adicionais.

O ar-condicionado portátil EOS, é um dos produtos da Linha EOS, marca própria da Frigelar, que oferece qualidade e alto desempenho que só aqui você encontra. Confira as opções no site, no APP ou em alguma de nossas lojas.

Leia também:

Ar-condicionado portátil: ótima opção pra sua casa

Conheça os prós e contras do ar-condicionado portátil

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Organização sem Estresse: O Espaço de um Freezer Horizontal

Saiba como investir em um freezer horizontal pode garantir uma organização sem estresse para conservar seus alimentos em casa.

Continue Lendo...

Chá a Qualquer Momento: Uso Criativo da Chaleira Elétrica

Saiba como fazer um uso criativo da chaleira elétrica e porque ela pode ser ideal para diferentes funções na sua cozinha.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!