Como montar uma adega em casa?

Se você é amante de vinho, precisa saber como montar uma adega em casa! Saiba as melhores dicas

Publicado por Frigelar | 22 de setembro de 2022

Atualizado em 23 de maio de 2023

Já pensou ter uma coleção de vinhos expostas em um ambiente todo planejado e só seu? Se sim, chegou a hora de ter sua própria adega. Esse cenário não é novo, porém, hoje não se trata apenas de um cômodo subterrâneo. Agora você mesmo pode aprender como montar uma adega em casa para apreciar suas próprias bebidas.

A realidade é que as adegas sempre foram destaques para castelos e vinhedos, mas isso mudou. Então, com as dicas certas, agora a sua casa terá um local perfeito para armazenar as bebidas.

Descubra o que precisa ser feito para ter o espaço ideal e do jeitinho que sempre planejou. Então acompanhe o texto completo e anote todas as dicas para montar sua adega em casa!

O que é uma adega?

Primeiramente, se você não conhece esse eletrodoméstico, a adega é uma espécie de cômodo que serve para armazenar e até mesmo degustar diferentes tipos de bebidas. Na maioria dos casos esse espaço pode servir para venda das bebidas ou pode ser particular.

Quando se trata de um espaço particular, normalmente essa adega é composta pelos tipos de vinhos que podem variar de idade e sabor. Embora seja uma tendência, as adegas fazem parte de casas e comércios por décadas.

O espaço pode abrigar somente vinhos como qualquer outro tipo de bebida alcoólica. Além disso, para quem não deseja aprender como montar uma adega de madeira, existem vários modelos prontos e que podem ser instalados em qualquer espaço.

Veja também: Adega x Cervejeira: qual comprar primeiro?

Por que ter uma adega em casa?

Além de ser mais prático e rápido, ter sua própria adega possibilita o consumo de bebidas mais específicas ao seu gosto. Ou seja, dá para apreciar os melhores vinhos ou outras bebidas prezando por uma boa conservação.

A adega é uma opção excelente para ter mais qualidade e opções quanto a escolha de bebidas que são exclusivas. E quem não quer ter um vinho de época em excelente conservação? Assim, para quem ama comemorar ocasiões especiais a dois, ou com os amigos, ter bebidas desse tipo em casa é um investimento e tanto.

O que é necessário para montar uma adega?

Para quem deseja montar uma adega em casa, primeiro é preciso saber o espaço que precisa e o que será colocado lá. De nada adianta saber como montar uma adega na garagem ou em um cômodo disponível e deixá-la vazia.

Comece pensando em qual investimento você quer fazer. Pesquise principalmente por preços, materiais e estruturas na hora de planejar seu projeto de adega.

Saiba os principais detalhes para montar uma adega em casa.
Saiba os principais detalhes para montar uma adega em casa.

Leia também: O que levar em consideração na escolha de uma adega

Iluminação e temperatura

Quem deseja saber como montar uma adega de vinhos precisa saber que a iluminação e a temperatura tem total influência na qualidade da bebida. Por isso, escolher um local em que esses dois fatores não mudam com frequência é essencial.

Para que isso funcione é fundamental escolher um espaço sem luz direta e muito menos quente. Uma temperatura menor será muito importante para que os vinhos fiquem conservados e seu sabor dure mais.

Uma casa que tem uma incidência de luz solar forte e clima instável, deve escolher por adegas climatizadas. Esses modelos são fáceis de ser encontrados e perfeitos para manter sua bebida com a conservação necessária.

Equipamentos

Pensando em um ambiente onde suas bebidas vão ficar, é fundamental pensar em um espaço seguro. Então, mesmo que você queira saber como montar uma adega com pouco dinheiro, ainda será necessário investir em alguns equipamentos.

Além de expositores, é muito importante adquirir suportes para deixar as garrafas fixas na prateleira. Você também pode fazer um espaço para degustação das bebidas, mesmo que seja apenas para seu consumo e de familiares.

Acessórios

Os acessórios são indispensáveis em uma adega, principalmente quando se trata de vinhos. As taças para degustação são a prioridade número um. Depois, pense em comprar também um decanter para servir o vinho puro e com sabor único.

Os saca-rolhas são importantes para abrir a garrafa de maneira correta, já o corta-gotas é perfeito para fazer a apresentação de sua adega servindo seus vinhos de maneira mais formal.

Veja 3 modelos de adegas climatizadas

Portanto, se você estiver na dúvida entre uma adega simples ou uma mais moderna, escolha as mais modernas. As adegas climatizadas são opções mais aptas a se adequar a seu espaço e planejamento.

Elas fazem o trabalho sozinhas e já estão prontas e adaptadas para os cômodos comuns da sua casa. Essa opção pode variar na capacidade, abrigando de 10 a 50 garrafas.

Além disso, cada adega climatizada atende as necessidades de um ambiente, confira:

Adega termoelétrica

Para manter as bebidas conservadas, este modelo usa o clima do ambiente e permite que a temperatura das garrafas fique estável. Assim, ela é ideal para espaços não muito quentes.

Adega com compressor

Este modelo funciona mantendo as garrafas em temperatura menor como se fossem refrigeradores. Por isso, se adapta em climas mais quentes, mas tem um consumo elétrico maior comparando a anterior.

Adega passiva

Por sua vez, a adega passiva é ideal para climas mais frios ou mesmo locais sem oscilação de calor. Essa opção é excelente para manter o vinho conservado.

Ainda tem dúvidas se vale a pena investir?

Montar uma adega é uma opção perfeita para apreciar as melhores bebidas a qualquer momento. E o melhor de tudo é que você não precisa fazer um investimento enorme. Portanto, comece experimentando e avaliando qual o tamanho de adega que pode atender seu consumo.

Na Frigelar você encontra os melhores modelos de adega para desfrutar dos vinhos em casa. Ademais, você ainda pode optar por algum dos modelos da EOS, nossa marca própria! Então confira as opções no site, no APP ou em alguma de nossas lojas.

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!