Como regular a temperatura da cervejeira?

O brasileiro gosta muito de uma cerveja bem gelada. Mas é importante saber como regular a cervejeira para garantir a melhor temperatura.

Publicado por Frigelar | 11 de maio de 2023

Atualizado em 16 de agosto de 2023

Uma boa cerveja gelada pode ser a companhia perfeita para um dia quente ou para um momento de descontração entre amigos. Assim, a cervejeira é um eletrodoméstico que pode fazer toda a diferença para você. Mas, para aproveitar ao máximo o sabor e o aroma da sua cerveja, é importante saber como regular a cervejeira para garantir a temperatura ideal das suas bebidas.

Com uma cervejeira regulada da maneira correta, você evita aquele sentimento de frustração que surge quando pegamos uma garrafa e percebemos que ela não está fria o suficiente ou que já gelou demais e começou a congelar. Afinal, todo mundo já passou por esse tipo de situação em algum momento e não é nada agradável.

Aqui você entenderá como e onde regular a temperatura da cervejeira, além da sua importância para a bebida. Acompanhe!

Leia também: Guia da cervejeira

Qual a temperatura ideal para a cerveja na cervejeira?

A temperatura ideal de uma cervejeira varia entre 5ºC e -4ºC — suficiente para deixar a bebida gelada, mas sem correr o risco de congelar. O grau exato, porém, vai depender de alguns fatores, como clima ambiente, quantidade de garrafas no eletrodoméstico, entre outros.

Felizmente, as cervejeiras são próprias para esse tipo de armazenamento e muitas vezes evitam que as garrafas ou latas congelem. Mas também é importante que o usuário verifique a temperatura de tempos e tempos para garantir o resultado mais adequado para o seu perfil.

É importante ressaltar que cada estilo de cerveja possui uma temperatura ideal de consumo, que varia de acordo com o seu sabor, aroma e corpo.

Por exemplo, cervejas mais leves e refrescantes, como as Pilsen e as Lager, devem ser servidas entre 0 e 4 graus Celsius, enquanto cervejas mais complexas, como as IPAs e as Stout, pedem uma temperatura um pouco mais elevada, entre 6 e 12 graus Celsius.

Onde regular a temperatura da cervejeira?

O local de regulação de temperatura da cervejeira irá variar conforme a marca e o modelo. As mais modernas possuem um display digital de fácil manuseio e sua localização pode ser externa ou interna. De qualquer forma, não é difícil localizá-lo e manuseá-lo.

Além disso, há alguns modelos de cervejeira em que é possível ajustar a temperatura por controle remoto e travar o termostato.

Isso é especialmente útil quando muitas pessoas estão manuseando o equipamento em um mesmo intervalo de tempo, pois você evita que alguém altere a temperatura por engano.

Qual a importância de manter a cervejeira na temperatura ideal?

Ao regular a cervejeira na temperatura ideal você terá diversos benefícios, como:

Manutenção do sabor: Quando as indicações do fabricante são seguidas, a cerveja conserva seu sabor original. Por exemplo, se ela esfriar demais e começar a congelar, pode ser que se torne mais amarga;

A cerveja gelada demais pode atrapalhar sua experiência: Quando a bebida está em temperaturas congelantes, isso diminui a sensibilidade de suas pupilas gustativas, evitando que você sinta todo o sabor;

Você não vai mais tomar cerveja quente: Se é ruim quando a cerveja começa a congelar, é ainda pior quando ela está quente. Mas com uma cervejeira bem ajustada você não terá mais esse problema;

Você terá uma bebida gelada a qualquer hora: Com uma cervejeira, não é preciso se preocupar em ficar mudando a cerveja da geladeira para o congelador antes de consumi-la. A qualquer hora ela estará na temperatura selecionada;

Economia de energia: Ao ajustar o equipamento conforme a temperatura externa e também com o uso, você evita colocá-la em temperaturas muito baixas sem necessidade e gastar mais energia.

Leia também: Cinco vantagens de ter uma cervejeira em casa

Como regular a temperatura da cervejeira?

Como mencionamos, para regular a temperatura da cervejeira basta que você localize o display eletrônico em que é possível fazer esse ajuste. Ele pode estar localizado na parte interna ou externa dependendo do modelo. Em seguida, basta pressionar os botões correspondentes para aumentar ou diminuir a temperatura. O valor selecionado será exibido na tela.

Além disso, caso o seu modelo tenha aplicativo, é possível fazer o ajuste diretamente em seu smartphone. Mas antes de selecionar a temperatura, é preciso ficar atento a alguns fatores.

Quantidade de produtos

A temperatura de -4ºC, muitas vezes descrita como ideal em cervejeiras, é usada quando o produto está cheio, assim você garante que todas as latas e garrafas recebam o mesmo nível de refrigeração.

Fatores externos e perfil de uso

Considere a temperatura ambiente. Por exemplo, em dias muito quentes em que a cervejeira está cheia e sendo muito usada, ajustá-la em -4ºC é o ideal.

Mas se a temperatura está amena, a quantidade de produtos armazenados é média e a utilização também, é o suficiente mantê-la em 0°C.

Por fim, nos dias frios, combinando com poucas cervejas armazenadas e menos aberturas de portas, você pode manter a temperatura entre 3°C e 5°C sem perder a qualidade do produto.

Leve em conta sua experiência pessoal

Se você não conseguiu regular a cervejeira perfeitamente nos primeiros usos, não se preocupe, pois isso pode ser ajustado com o tempo. Por exemplo, você vai descobrir em que temperatura a bebida fica quente demais e quando ela começa a congelar.

Regule a temperatura com antecedência

Um erro que você não pode cometer é regular a temperatura da cervejeira muito próximo ao momento em que você pretende usá-la. O ideal é deixar a bebida gelando por pelo menos 24 horas, assim ela estará nas condições ideais de consumo e você terá a melhor experiência.

De modo geral, é muito simples encontrar a temperatura ideal para a sua cerveja usando uma cervejeira. Pois os modelos modernos disponíveis no mercado garantem uma refrigeração adequada sem resultar em congelamento.

Dicas de cervejeiras

A EOS, marca própria da Frigelar, possui uma linha de cervejeiras de diferentes modelos e com muita inovação e sofisticação para o seu ambiente. Além de manter as suas bebidas sempre geladas e com um alto desempenho, também garante toda a qualidade de uma empresa que é referência no mercado há mais de 56 anos. Confira alguns modelos:

Cervejeira Bierhaus EOS 98L Frost Free

Essa cervejeira tem uma grande capacidade de armazenamento, além de um design moderno e sofisticado para a sua casa. Se você gosta de receber amigos, familiares e precisa ter aquela bebida sempre gelada, esse produto pode ser o mais recomendado para as suas necessidades, já que tem um amplo espaço para guardar bebidas.

Entre suas principais características, a cervejeira possui Modo turbo freeze, utiliza gás ecológico, conta com modo eco férias, garantindo a redução de consumo quando é pouco utilizada. E ainda garante um baixo ruído, sendo quase silenciosa.

Como outras curiosidades, essa cervejeira possui quatro prateleiras ajustáveis, pode trabalhar entre -5ºC até 10ºC, e possui vidro triplo full glass – não deixando o vidro embaçar.

Confira o modelo no site: Cervejeira EOS Bierhaus 98 Litros Frost Free

Cervejeira EOS Bierhaus 100L Frost Free Inox Titanium

Já o modelo Titanium talvez seja o mais completo e sofisticado da linha. Esse modelo é o que possui a maior capacidade, com espaço de 100 litros. A cervejeira Titanium é bastante moderna e traz um aspecto mais sofisticado a sua casa e ambiente.

Esse modelo contém trava de painel, baixo ruído e utiliza gás ecológico. No modo turbo freeze, você pode controlar a temperatura até -6ºC. E ainda possui trava de painel e função ECO férias, onde você pode programar e controlar para reduzir o consumo de energia em momentos de pouca utilização.

Confira no site: Cervejeira EOS Bierhaus 100 Litros Frost Free Inox Titanium

Cervejeira EOS Bierhaus 48L Frost Free

Compacta e eficiente, essa cervejeira chegou para garantir que sua bebida seja sempre servida na temperatura ideal. Seu tamanho compacto se adapta a todos os ambientes da sua casa e, ao mesmo tempo, permite você armazenar sua bebida de forma fácil e prática.

Possui função turbo que garante que sua cerveja fique gelada mais rapidamente, enquanto a função ECO garante um menor consumo de energia para épocas de menor utilização do item. A trava do painel permite que ele seja bloqueado, impedindo alterações acidentais na programação realizada.

Confira no site: Cervejeira EOS Bierhaus 48 Litros Frost Free

Então, desde que você considere os seus próprios hábitos de consumo, sempre terá à sua disposição uma cerveja bem gelada para apreciar em diversas situações.

Na Frigelar, você encontra diversos modelos de cervejeira e pode escolher a ideal para a sua casa e suas necessidades. Confira as melhores opções no site, no APP ou na loja física mais próxima da sua casa!

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!