Guia da cervejeira: tudo que você precisa saber para comprar a sua

Escolha o eletrodoméstico ideal para manter as cervejas geladinhas

Publicado por Cristiane | 30 de setembro de 2020

Atualizado em 9 de maio de 2023

Gelar a cerveja rapidinho, sem risco de congelar, parece um sonho? Não precisa ser! A cervejeira é o eletrodoméstico perfeito para gelar e manter a bebida na temperatura ideal para o consumo. Se você está pensando em comprar uma cervejeira e ainda tem dúvidas, aqui vai o Guia da Cervejeira para encontrar a sua ideal.

Os modelos podem variar de acordo com a sua necessidade de resfriamento, armazenamento e outros detalhes que fazem toda a diferença na hora de escolher o modelo ideal, siga lendo este conteúdo da Frigelar. Temos mais de cinco décadas de experiência no mundo da refrigeração e vamos explicar tudo sobre esse produto imprescindível para quem gosta de aproveitar bons momentos. 

A cerveja do jeito que você merece

Pilsen, Lager, IPA, Bock, Ale ou Weissbier… não importa qual é o tipo de cerveja. Um bom apreciador sabe que a temperatura da cerveja é fundamental para degustá-la plenamente, saboreando suas notas e nuances. 

Ainda que pareça um consenso que cerveja boa é cerveja gelada, cada rótulo tem seus diferenciais na hora de ser resfriado. Isso inclui a questão climática, afinal o conceito de “temperatura ambiente” muda de região para região. De modo geral, o Instituto da Cerveja classifica:

  • De 2º a 4ºC: é a temperatura adequada para Pilsens, Helles e Witbiers;
  • De 4° a 6°C: bem gelada, é assim que se deve beber cervejas de trigo alemãs (Weizenbier), Tripel belga e as Lambics;
  • De 7° a 10°: é a temperatura em que melhor se degusta IPA’s, Weizenbocks, Porters e Dubbels;
  • De 10° a 13°C: a chamada “temperatura de adega” é ideal para cervejas de maior grau alcóolico, como Belgian Dark Strong Ales, Imperial Stouts, Barley Wines e Bocks mais fortes.

Se você já cometeu o erro de deixar uma cerveja no freezer e, quando se lembrou, encontrou-a congelada, saiba que isso ocorre porque o ponto de congelamento da cerveja é -2,5ºC. Por isso, é importante contar com um eletrodoméstico adequado para gelar a cervejinha, mas sem correr o risco dela virar gelo. 

Guarde sua cerveja sempre de pé, para evitar que entre em contato com a tampa da garrafa ou com o ar da superfície. Assim, você conserva todo o sabor do produto, sem perigo de oxidação. 

O que você precisa saber para comprar uma cervejeira

A cervejeira é mais do que uma geladeira ou frigobar. É um eletrodoméstico desenvolvido especificamente para gelar e armazenar bebidas alcoólicas, em particular as cervejas. Na prática, isso quer dizer que a cervejeira possui uma tecnologia diferenciada, capaz de gelar rapidamente latas e garrafas, mantê-las na temperatura ideal e, ainda, evitar que congelem. 

O sistema de refrigeração da cervejeira é semelhante ao de outros refrigeradores no ponto de vista técnico, mas com temperatura média mais baixa do que a recomendada para um frigobar. Tem, ainda, controle fácil de temperatura e flexibilidade do posicionamento das prateleiras.

No mercado, já há diversas opções do produto – desde cervejeiras mais convencionais aos eletrodomésticos inteligentes, com conectividade. Para ajudá-lo a decidir pelo modelo que mais se adequa aos seus anseios, confira essas cinco dicas:

1) Capacidade de armazenamento da cervejeira

As geladeiras cervejeiras são classificadas por seus tamanhos em litros. Há desde modelos mini, de 38 litros, até as cervejeiras expositor de 497 litros, para uso comercial. Ou seja, há o produto certo para o tamanho da sua necessidade. 

A quantidade de latas, garrafas, long necks e barris varia conforme o tamanho da cervejeira. Por exemplo, a Cervejeira Consul Mais Titanium 82 litros gela até 75 latas de 350 ml ou 37 garrafa de 600 ml. Ao misturar diferentes formatos, essa medida será diferente.

2) Cervejeira vertical ou horizontal

Não é só o formato, a posição e encaixe das portas que muda entre esses dois modelos. Além de avaliar o design, verifique características como consumo, capacidade e mobilidade do produto. 

As cervejeiras verticais são as mais fáceis de encontrar. Tem grande variedade de capacidade de armazenamento, são ergonômicas e pensadas para ficarem estáticas onde instaladas. 

Já as cervejeiras horizontais consomem até 3 vezes menos energia, pois conservam a temperatura mais uniformemente. Alguns modelos têm rodinhas que permitem o deslocamento. 

Entenda mais: 3 dicas para combinar a cervejeira com a decoração da sua casa

3) Qual é o consumo de energia da cervejeira

O consumo de luz de uma geladeira de cerveja varia de modelo para modelo. De modo geral, podemos dizer que ela gasta tanta energia quanto um frigobar ou geladeira de igual porte. Algumas funcionalidades, como o gelar rápido, também podem aumentar o consumo de energia. 

Observe que alguns fatores externos influenciam também neste cálculo. Se a geladeira cervejeira for instalada em um ambiente quente (como ao lado de uma churrasqueira) ou com incidência direta de raios solares, terá sua eficiência prejudicada. Além disso, evite que a porta seja aberta muitas vezes ou por períodos longos. Toda vez que a porta é aberta, parte do ar frio é perdido para o ambiente externo. Assim, o sistema precisa gastar mais energia para voltar à temperatura ideal. 

Em média, o consumo de energia do equipamento em questão gira em torno de 135 kW/mês (ou 4,5 kW/dia).  Esse gasto pode variar de acordo com as especificações contidas no manual de instruções do aparelho.

4) Cervejeiras tecnológicas

Já pensou em controlar a temperatura, as funcionalidades e até o estoque de bebidas via celular? Alguns modelos de cervejeiras, como a Cervejeira CBE110 da Esmaltec, contam com controle Wi-Fi. Basta baixar o aplicativo para monitorar tudo, sem sair do sofá. 

Além do controle de estoque e temperatura, o app de controle da Cervejeira Smartbeer Consul envia notificações quando suas cervejas estiverem acabando. Você pode definir o estoque mínimo e ela avisa quando é preciso repor. Aliás, você nem precisa sair de casa para comprar. No próprio app Smartbeer Consul, é possível pedir seu delivery em uma das lojas credenciadas. 

A cervejeira com Wi-Fi está longe de ser um luxo dispensável. Algumas funcionalidades, como o alerta de porta aberta e a função Happy Hour, capaz de preservar a cerveja gelada mesmo com o abre e fecha frequente da porta, ajudam a reduzir o consumo de energia e potencializar os benefícios deste produto.

5) Cervejeira não só para cerveja

A geladeira cervejeira foi pensada para gelar cervejas, mas também pode armazenar refrigerantes e outras bebidas. O importante é saber controlar a temperatura adequada, pois ela gela mais do que um frigobar. 

Não se esqueça que as cervejeiras não servem para conservar alimentos. Apesar da temperatura negativa, o eletrodoméstico não consegue congelar ou manter congelados alimentos adequadamente. Além disso, ao misturar alimentos e bebidas na cervejeira, pode ser que desenvolva mau cheiro. 

Leia mais: 5 vantagens de ter uma cervejeira em casa

Adega X Cervejeira: qual comprar primeiro? 

As melhores marcas de cervejeira

Na Frigelar, você encontra diversos modelos e marcas de cervejeiras. Conte com o atendimento personalizado de nossos vendedores em uma das nossas mais de 50 lojas espalhadas pelo Brasil. Se quiser ainda mais praticidade, confira o nosso e-commerce. Garantimos compra segura e entrega de confiança. 

Cervejeira Consul

Com estilo jovem, tecnologia fácil de usar e design inteligente, as cervejeiras Consul conquistam os clientes que gostam de “sacadas criativas”, sem dispensar a confiabilidade de uma marca que está há mais de 60 anos no mercado. 

Com capacidade de 82 litros, a Cervejeira Consul Titanium tem 5 níveis de temperatura para você gelar até 60 long necks de 355ml ou 75 latinhas de 350ml. O sistema Frost Free é sinônimo despreocupação com o degelo. Deixe que a sua cervejeira cuide de tudo! 

O produto ainda conta com iluminação LED interna, display de temperatura, painel de controle digital e uma elegante porta com vidro para visualização.

Cervejeira Consul Titanium
Cervejeira Consul Titanium

A Consul é pertencente ao grupo Whirlpool, líder no setor e maior fabricante mundial de eletrodomésticos. Garantia de qualidade não falta, não é?

Cervejeira Metalfrio

A Metalfrio é a maior fabricante de cervejeiras do país e mantém parceria com gigantes do segmento em todo o mundo. Essa experiência é garantia de know-how no desenvolvimento de tecnologias de ponta e eficiência no consumo de energia.

Sinta-se em um bar com a Cervejeira Vertical Metalfrio Beer Maxx em casa. Ela possui o mesmo sistema de refrigeração comercial, com capacidade para 256 litros, ou seja, até três caixas de cerveja. Com a tecnologia subzero, forma o véu de noiva, aquela fina camada de gelo sobre a garrafa.

Cervejeira Vertical Metalfrio Beer Maxx
Cervejeira Vertical Metalfrio Beer Maxx

As prateleiras reguláveis são perfeitas para gelar diversos formatos e tamanhos de cervejas. Também conta com painel interativo, com botão touch screen, e iluminação LED, garantindo maior visibilidade.

Cervejeira Midea

Já pensou em ter cervejeira, frigobar e adega, tudo em um só produto? A Cervejeira Midea Flex é três em um. Perfeita para quem busca custo-benefício, sem abrir mão da eficiência. Com capacidade de 96 litros, cerca de 67 latinhas, a cervejeira vai de -5 a 18ºC.

Ficou sem luz? A memória inteligente faz com que o aparelho volte à temperatura programada assim que a energia voltar. Conta com iluminação em LED branco, permitindo a maior visibilidade interna. A porta de vidro triplo agrega beleza e elegância a esta versátil cervejeira.  

Cervejeira Midea Flex
Cervejeira Midea Flex

A Midea oferece um amplo portfólio de produtos para atender todo tipo de consumidor. Reconhecida pela qualidade, investe em soluções modernas e criativas, tudo para facilitar a sua vida. 

Cervejeira Esmaltec

Uma central de bebidas, é assim que a Esmaltec define a sua Cervejeira Vertical Esmaltec Geladíssima. O controlador com display touch permite ajuste em três níveis de temperatura e modo econômico. 

Com 348 litros de capacidade, conserva até 269 latas de 350 ml ou 129 long necks. Deixe o sistema Frost Free cuidar do degelo automático. Esse processo é programado para ocorrer três vezes ao dia.

Cervejeira Vertical Esmaltec Geladíssima
Cervejeira Vertical Esmaltec Geladíssima

Com presença em todo o Brasil, a Esmaltec tem a Linha Cervejeiro, pensada especificamente para aliar desempenho e capacidade. Para quem busca por uma geladeira de cerveja pequena, também pode contar com os modelos de 105 litros.

Cervejeira EOS

A excelência da Frigelar também está nos produtos EOS, a nossa marca própria que também conta com modelos de cervejeiras desenvolvidas para atender aos mais rígidos controles de qualidade. Assim, a EOS garante durabilidade, desempenho e inovação.

A Cervejeira EOS Bierhaus 98 Litros Frost Free, possui um compressor com gás ecológico que não agride o meio ambiente. Além disso garante elegância e tecnologia que combinam com a sua casa.

Cervejeira EOS Bierhaus 98 Litros Frost Free.

Essa cervejeira mantém sua cerveja gelada no ponto ideal para se servir. Ela possui controle eletrônico de temperatura, que podem atingir de -5 a 10ºC. Ainda tem porta de vidro tripla Full Glass e sistema de ventilação interno.

Confira também: Você merece! Cinco dicas para uma casa mais confortável

Acompanhe a Frigelar:

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Ventiladores de Mesa: Solução Acessível para o Calor

Saiba como os ventiladores de mesa podem ser opções totalmente acessíveis e ideais para fugir dos dias mais quentes.

Continue Lendo...

Escolhendo Ar-condicionado Ideal: Modelo Split ou Split Inverter?

Quando estiver escolhendo o ar-condicionado ideal para a sua casa, é importante conhecer as características e os diferenciais de cada modelo.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!