Embraco: A responsável por um a cada cinco compressores utilizados no mundo

A qualidade das peças e dos componentes dos eletrodomésticos é vital para a vida útil dos aparelhos

Publicado por Frigelar | 15 de março de 2021

Atualizado em 23 de dezembro de 2022

É sexta-feira. Você aproveita os últimos minutos da jornada de trabalho para pegar um copo de água no bebedouro do escritório. Logo em seguida, saí da empresa e aproveita o caminho de volta para casa para dar uma passada no supermercado. Passa pela seção dos congelados, atalha caminho pelo corredor dos laticínios e termina a compra garantindo um bom vinho. Em casa, já coloca a garrafa na adega climatizada, guarda o queijo na geladeira e acondiciona a embalagem da refeição pronta no freezerEmbraco.

No breve espaço dessa cena rotineira, é possível que você tenha usado pelo menos seis produtos do portfólio da Embraco. A marca é responsável por um a cada cinco compressores utilizados no mundo, o componente que é o coração de qualquer sistema de refrigeração. 

Embraco, a mãe da tecnologia Inverter

Cada vez mais potente e econômico, o refrigerador há muito deixou de ser um simples eletrodoméstico. A lembrança da barulhenta geladeira colorida decorada com um charmoso pinguim de fraque ficou para trás – e, agora, só está relacionada à moda retrô. 

Só para se ter uma ideia, o uso da geladeira representa 20% do consumo total de energia elétrica de uma residência, segundo estudo de demanda energética realizado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Mais espantoso é saber que a conta seria ainda mais salgada se, há duas décadas, não fosse lançado o Fullmotion, um sistema onde surgiu a primeira solução com a tecnologia Inverter. 

O inversor eletrônico criado pela Embraco é capaz de interpretar as oscilações de temperatura dentro do gabinete e envia sinais ao compressor para mudar sua velocidade e alcançar a temperatura desejada de forma mais rápida e eficiente. Assim, o compressor adapta sua capacidade de acordo com a necessidade de resfriamento do freezer ou geladeira, economizando até 40% do consumo de energia e reduzindo os ruídos. 

mulher com a porta da geladeira aberta
A geladeira corresponde por 20% do consumo total de energia de uma casa

O Fullmotion é fruto de 10 anos de pesquisa desde o depósito da primeira patente em 1989 até o seu lançamento. Hoje, é possível encontrar o sistema de DNA brasileiro em mercados de todo o mundo, principalmente Japão, China e Estados Unidos.

Inovação no produto, economia na conta de energia

Ainda em 1992, a Embraco foi pioneira ao lançar em larga escala um equipamento que não usava gases CFC (clorofluorcarbonos), vilões da Camada de Ozônio. A partir daí, tornou-se uma referência em inovação.

A empresa está cada vez mais focada em oferecer soluções completas que combinem compressores, serviços e tecnologias de alta qualidade e performance. Só nos últimos três anos, foram depositadas cerca de 200 patentes mundialmente. Dessas, 74 são referentes ao FMX, uma solução faz parte da última geração de compressores com tecnologia Inverter para refrigeradores domésticos e comerciais com alta eficiência energética. Compacto e com baixo ruído, traz vantagens para o design de refrigeradores com limitação de espaço interno.

Todo o desenvolvimento de novos produtos e processos é realizado nos 47 laboratórios próprios da Embraco, localizados em sete de suas 11 unidades. Por conta disso, a empresa conquistou mais de 30 prêmios de inovação ao longo de sua trajetória. 

Tecnologias para o comércio

Se o compressor é o coração de um refrigerador, pode-se dizer que o Diili é o cérebro. Seu nome já antecipa os fundamentos do sistema: Data Information Insight Learning Intelligence. 

Graças aos sensores embutidos, o sistema capta informações como temperatura, necessidade de manutenção preventiva do equipamento e até o comportamento dos consumidores na frente do refrigerador, alertando quais itens precisam ser repostos e até sugerindo mudanças na disposição dos produtos para que as vendas aumentem. Todos esses dados podem consultados pelo estabelecimento através de um aplicativo que armazena esses dados na nuvem. 

Um outro case é o Plug n’ Cool, lançado em 2017 após dois anos de pesquisa. Voltado principalmente a aplicações verticais de congelados e resfriados, o Plug n’ Cool pode substituir a casa de máquinas, evitando possíveis vazamentos de gás e proporcionando melhor aproveitamento dos espaços de lojas de conveniência ou supermercados. Por ser modular, em uma eventual falha, o sistema não para de funcionar, porque outras unidades paralelas conseguem manter o frio até que a peça seja substituída.

mulher usando freezer de supermercado
Na Embraco, marca líder mundial na fabricação de compressores, é a inovação quem aquece os negócios

Você também pode se interessar: Conheça os sistemas de refrigeração adequados para restaurantes e cozinhas industriais

Encontre compressores Embraco na Frigelar

Ao longo de sua vida útil, os eletrodomésticos podem precisar de reparos devido a desgastes de peças e componentes. Além de se preocupar com a qualificação do serviço de manutenção que irá contratar, preste atenção nas peças que serão colocadas no seu aparelho. 

Além de alta tecnologia, os componentes e sistemas da Embraco entregam confiabilidade e segurança para os consumidores. A qualidade das peças, assim como o trabalho dos técnicos refrigeristas, é imprescindível para garantir que seu eletrodoméstico dure muitos anos ainda. 

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Como Fazer a Limpeza em Liquidificadores com Design Prático

Saiba como fazer a limpeza em liquidificadores de forma adequada e prática, além de garantir seu alto desempenho e durabilidade.

Continue Lendo...

Escolhendo a Chaleira Elétrica que Combina com seu Estilo de Vida

Saiba como analisar as melhores opções enquanto estiver escolhendo a chaleira elétrica ideal para a sua casa.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!