Os bebedouros ideais para ambiente com grande circulação de pessoas

O bebedouro facilita o dia a dia de academias, escolas, clubes, refeitórios e escritórios

Publicado por Cristiane | 18 de janeiro de 2021

Atualizado em 12 de junho de 2023

Encontrar o bebedouro certo para o seu negócio nem sempre é uma tarefa fácil. Existe um produto adequado para cada demanda, considerando quantas pessoas deve atender, local de instalação e o design do produto.

Neste conteúdo, vamos distinguir os tipos de bebedouro, as especificidades para instalação e quais são os modelos mais indicados para academias, clubes, escritórios e instituições de ensino. 

Entenda: Quais são as diferenças entre bebedouro e purificador de água?

Quais os principais tipos de bebedouro?

Em ambientes domésticos, os bebedouros de mesa são os mais vistos, por serem mais discretos e compactos. Contudo, quando falamos de ambientes corporativos ou comerciais, é preciso buscar opções com maior capacidade. 

Há os bebedouros de garrafão, de pressão e os industriais. É possível encontrá-los com ou sem sistema de refrigeração. Os modelos que gelam a água podem utilizar placa eletrônica ou compressor. Enquanto o bebedouro com placa eletrônica economiza energia, mas gela um volume menor de água, os sistemas com compressor são os mais eficientes no resfriamento.

De modo geral, os modelos de bebedouros existentes são:

  • Industriais;
  • De coluna;
  • De bancada;
  • De garrafão;
  • De contato;
  • De sensor.

A seguir, elencamos os três principais tipos de bebedouros pensados para lugares com alta circulação de pessoas:

Bebedouro de garrafão

Ideal para lugares onde não há ponto hidráulico, esse bebedouro suporta até galões de 20 litros. É possível encontrar modelos com sistema de refrigeração, capazes de oferecer água gelada ou natural. Entre os bebedouros com refrigeração, há modelos com torneira (manuais) ou eletrônicos, em que basta apertar um botão para acionar a saída de água.  

Bebedouro suporte de galão de água EOS
Bebedouro de Garrafão Coluna EOS Mineralle

Bebedouro de pressão

Esse é o modelo mais comum de se ver em academias e escolas. É abastecido direto pelo encanamento e conta com sistema de filtragem da água. Por não usar galão, gera economia e tem capacidade para atender muitas pessoas.

Bebedouro de coluna adulto e infantil conjugado Karina
Bebedouro de Coluna Adulto/Infantil Karina Inox K40CI

Bebedouro industrial

Com reservatório de alta capacidade, o modelo industrial é o maior bebedouro disponível. Utiliza sistema de filtragem para purificar a água. Alguns bebedouros industriais têm, ainda, termostato para controle de temperatura da água.

Bebedouro Industrial Karina
Bebedouro Industrial Karina K100 Resf I 

O que considerar quando for comprar um bebedouro?

Se o seu negócio precisa de uma solução robusta para servir água, alguns fatores devem ser levados em conta antes de optar por um modelo de bebedouro. 

  • Existe ou é possível instalar uma entrada e saída de água disponível no local onde o bebedouro ficará?
  • Há tomadas por perto para ligar o bebedouro?
  • A instalação é em ambiente externo ou interno?
  • Oferecerá apenas água em temperatura natural ou gelada?
  • No caso dos bebedouros de pressão e industrial, qual é o custo para substituição do refil do filtro?
  • Já considerou os eventuais custos de manutenção do aparelho e se há assistência técnica disponível na sua região?

A partir disso, é possível identificar algumas características que são imprescindíveis para o bebedouro atender às necessidades de cada tipo de negócio. Confira:

Bebedouros para academias

Hidratação é essencial para a prática esportiva. Por isso, prefira aparelhos com refrigeração, a fim de oferecer água gelada para seus alunos e funcionários. 

Um dos modelos mais procurados é o Bebedouro IBBL Puripress Hands Free, com acionamento via pedal, sendo mais higiênico e seguro. Serve até 40 pessoas por hora.

Ao instalar, confira se o posicionamento do aparelho não dificulta a passagem de pessoas pelo ambiente. Com o uso frequente, é necessário ficar de olho na vida útil do filtro. Verifique qual é o prazo ideal para a troca, assim garantindo que a água sempre estará livre de impurezas, excesso de cloro, e sem cheiros e sabores indesejáveis.

Mulher bebendo água em frente aos armários do vestiário da academia
A água é o combustível para os exercícios físicos

Bebedouros para clubes

Os bebedouros de pressão em aço inox são recomendados tanto para instalações internas quanto externas. Por isso, costumam ser os mais procurados para clubes e centros esportivos. 

Graças ao abastecimento contínuo, por estar conectado direto a um ponto hidráulico, evita o risco de ficar sem água. Opte por modelos mais fortes e resistentes para suportar a alta demanda. 

Bebedouros para escritórios

Em escritórios de grande porte, a copa ou a cozinha podem ficar distantes da maioria das salas. Por isso, o ideal é que o ambiente conte com alguns bebedouros, evitando que os colaboradores precisem se deslocar muito durante o trabalho. 

Assim, se o ambiente não possui ponto hidráulico ou saída de drenagem, a opção mais eficiente é adquirir um bebedouro coluna ou de mesa para garrafão. Alguns modelos também possuem compressor que permite gelar a água.

Bastante versátil, pode ser instalado em pequenos espaços ou sobre bancadas, no caso do bebedouro de mesa. Costuma ser o modelo mais em conta, além de ser eficiente no consumo de energia.

Contudo, esses modelos de bebedouro só permitem o enchimento de garrafas e copos,  sem a possibilidade de beber diretamente da bica. Além disso, a altura e disposição das torneiras pode não ser adequada para que se encha qualquer recipiente. Assim, opte por modelos com bandeja pingadeira removível, a fim de que o usuário não precise inclinar sua garrafa para poder abastecê-la, evitando respingos ou derramamentos. 

Mulher bebendo copo de água no escritório
A hidratação adequada melhora a saúde e a qualidade de vida

Bebedouros para refeitórios

Por exigir apenas a entrada de água, os bebedouros industriais são ótimas opções para refeitórios. Diferentemente do bebedouro de pressão, que precisa de saída para esgoto, esse modelo não precisa de drenagem. Assim, torna-se uma solução inteligente para ambientes onde há problemas de encanamento. 

Pode oferecer diversas torneiras, atendendo a altas demandas simultâneas. Além disso, é mais prático para se limpar, garantindo, assim, a qualidade da água sempre.

Bebedouros para escolas e faculdades 

Os bebedouros de pressão são os mais recomendados para colégios. Oferecem duas bicas, uma para beber direto e a outra para encher garrafas e copos. Além da versão tradicional do bebedouro com uma coluna, existem os bebedouros conjugados, que facilitam o uso de crianças e cadeirantes. 

Possui alta capacidade de refrigeração e são bastante seguros, pois são fixos na parede, impedindo que o produto tombe. Possibilita o abastecimento contínuo, por ser conectado direto no ponto hidráulico. No caso dos conjugados, lembre-se que será necessário conectar duas saídas de água.

Bebedouro de água
O bebedouro alia eficiência e custo-benefício

Quer saber mais sobre qualidade da água? Veja esses conteúdos: 

Acompanhe a Frigelar nas redes sociais:

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!