Manter a mente ocupada: dicas de entretenimento para os dias de isolamento social

Garanta o bem-estar físico e mental com algumas atividades fáceis de praticar em casa

Publicado por Cristiane | 22 de abril de 2020

Atualizado em 14 de maio de 2021

Nestes tempos de isolamento social, ficar em casa pode ser um desafio. Como estamos acostumados com os dias bem ocupados e com as diversas distrações que temos fora de casa, ficar longe de tudo isso tende a ser complicado, especialmente com todas as informações sobre a pandemia que nos circulam.

Pensando nisso, resolvemos criar um conteúdo com 10 dicas especiais de entretenimento dentro de casa, além de dicas sobre como buscar ajuda, se necessário. Confira:

1 – Evite o excesso de informações

Para começar, vamos focar na chuva de conteúdos sobre a pandemia que a gente recebe todo dia. É claro que estar informado é importante, mas escolha bem quais informações você vai consumir.

Resuma sua atualização diária apenas para o que você ache realmente relevante. Desta forma, você continua sabendo o que está acontecendo lá fora, mas também não sobrecarrega sua mente.

Às vezes, mergulhar em milhões de sites pode trazer frustrações e grande espera para que tudo isso acabe logo. É melhor mantermos a calma e ficarmos em casa para fazer a nossa parte. 

2 – Pratique exercícios

Corpo em movimento também significa mente ocupada. Já que estamos em casa, acabamos deixando muitos exercícios que fazemos no dia a dia de lado. Por isso, pode ser que nosso corpo se acostume com a vida mais parada, mas é ali que a oportunidade de se exercitar existe.

Além de saúde física, praticar exercícios também vai entreter a sua mente. É a combinação de saúde corporal com a mental.

3 – Coloque os hobbies em dia

Tempo livre? Então é hora de fazer algo que você realmente goste. Claro, ainda temos as limitações de espaço e quem gosta de sair pedalando pela cidade precisa deixar esse hobby de lado. Mas ainda existem inúmeras atividades que você pode fazer em casa.

Para ajudar, fizemos uma pequena lista com algumas sugestões: 

  • Ler;
  • Pintar;
  • Fazer tricô, costurar, etc;
  • Escrever músicas ou poemas;
  • Criar jardins dentro de casa.

4 – Meditação

Aperte o play naquela playlist de meditação do Spotify e dê uma oportunidade para essa atividade. Muitas pessoas não sabem o quanto a meditação pode ajudar em momentos de ansiedade e, quando tentam pela primeira vez, acabam percebendo o quanto ela é instigante.

Existem inúmeros sites e apps que podem ajudar com técnicas especiais de concentração. Focar na saúde do nosso cérebro é uma boa medida neste momento.

Meditação para ajudar no isolamento social
Exercícios de concentração e respiração ritmada melhoram a atenção plena

5 – Trabalho manual

Outra forma de manter o cérebro saudável é sair um pouco da produção intelectual (seja consumindo ou criando conteúdo), e focar na produção manual. Mexer as mãos e se entreter com o que você está fazendo no momento pode ser revolucionário para a sua saúde mental.

Então, está na hora de colocar a mão na massa e deixar a casa em ordem. Sabe aquela pintura ou conserto que ficaram para depois? Bom, é hora de aproveitar o final de semana para fazer tudo isso. Assim, você se mantém em casa, ajuda a sociedade em geral, ocupa a mente e ainda tira do papel aquela tarefa que nunca concluía.

6 – Experimente coisas novas

Fazer os seus hobbies é uma ótima oportunidade, como falamos anteriormente. Mas fazer coisas novas também pode ser bem envolvente.

Quem ainda não sabe cozinhar, por exemplo, pode dar uma chance para isso, procurar umas receitas na internet e ir testando temperos. A boa notícia é que você pode fazer e experimentar todas as suas comidas e, aos poucos, ir aprendendo e aperfeiçoando seus pratos. Quando o isolamento acabar, é só juntar os amigos e família e servir a sua receita preferida. 

7 – Reserve um tempo para produção, mas não esqueça do descanso

Até aqui nós falamos de muitas tarefas para fazer, mas esse não é nosso único intuito. Escolha as que mais combinam com a sua personalidade e coloque em prática o que achar melhor. Porém, lembre-se de deixar um tempo no dia para o ócio.

Trabalhar em casa e fazer inúmeras outras tarefas pode sim ocupar a mente e ser saudável, mas levar tudo isso ao extremo também pode ser muito desgastante. Então, pense num ponto de equilíbrio e siga essa ideia. Assim como em nossos dias de trabalho fora de casa, deitar e descansar o cérebro é fundamental para a saúde mental. 

8 – Se desligue do mundo online

Quando estamos vivendo em sociedade e sem isolamento, boa parte do dia conversamos com as pessoas ao nosso redor. Com isso, acabamos nos desligando do mundo online sem nem perceber. Porém, agora que estamos em confinamento, isso pode ser um pouco mais difícil de se fazer. Ficar conectado todo o tempo pode nos prender demais ao celular e outros dispositivos. Por isso, trouxemos a dica “offline”.

Desligue-se de todas as suas conexões diariamente e foque em alguma produção fora do mundo virtual. Seja para fazer os hobbies que mencionamos, a meditação ou tudo mais. O importante é ficar um tempo longe da chuva de informações que recebemos nas redes sociais. 

9 – Estabeleça uma rotina saudável

Tudo isso que mencionamos até aqui pode ser usado por você para criar uma rotina nos dias de semana e outra nos finais de semana. É legal ter uma ideia do que você vai fazer, mesmo sem precisar ficar preso a um roteiro diário. 

10 – Se precisar de ajuda, não hesite em chamar

Sabemos que o confinamento pode ser difícil, mesmo com todas as formas de entretenimento possíveis. Por isso, se você precisar conversar com alguém, indicamos uma ligação para o CVV 188. Lá é possível conversar com um voluntário, 24 horas, todos os dias, de forma gratuita. Saiba mais no site da ação.

Acompanhe a Frigelar:

Confira todos nossos conteúdos e campanhas nas redes sociais Facebook e Instagram. Também é possível ver nossos conteúdos completos direto em nosso Blog. Confira alguns exemplos abaixo:

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

Por Que a Adega de Embutir é Ideal para o Seu Ambiente?

Saiba por que a adega de embutir é ideal para a sua casa e como ela pode inovar e transformar o seu ambiente.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!