Como escolher o aparelho ideal para a sua casa entre os modelos de ventiladores disponíveis?

Os ventiladores são ótimas opções para fugir do calor em dias mais quentes. Saiba algumas dicas na hora de escolher o ventilador ideal.

Publicado por Frigelar | 6 de abril de 2023

Atualizado em 23 de fevereiro de 2024

Com a função de liberar ar frio e refrescar o ambiente, o ventilador é uma boa opção para amenizar o calor, principalmente das pessoas que estão na direção da vazão de ar proporcionada por suas hélices. Por isso, escolher o ventilador ideal para a sua casa pode ser uma tarefa desafiadora, considerando as diversas opções disponíveis no mercado.

Assim, o Blog da Frigelar vai te ajudar com algumas dicas que podem ajudar a determinar qual ventilador é o ideal para sua casa.

7 tipos de ventiladores domésticos

Para escolher o eletrodoméstico ideal para sua casa, é importante considerar os modelos de ventiladores existentes e vários fatores que vão além do seu design e aparência. 

É necessário avaliar o tamanho do espaço em que ele será instalado, a quantidade de pessoas que usam o ambiente, a altura do teto, o nível de ruído que você está disposto a tolerar e, é claro, o seu orçamento.

Considere as seguintes opções:

1. Ventilador de teto

Esse modelo de ventilador é fixado no teto e espalha o ar pelo ambiente através de pás rotativas. Ele é o mais indicado para espaços grandes, pois distribui o ar de forma ampla. A sua principal desvantagem é a necessidade de instalação do ventilador de teto.

2. Ventilador de mesa

Os ventiladores de mesa são os modelos mais tradicionais em residências, pois é pequeno, leve e fácil de carregar, evitando a necessidade de instalação fixa. Ele cria um fluxo de ar direcionado, o que é ótimo para climatizar ambientes pequenos, mas não é tão eficaz em espaços amplos e com muitas pessoas. 

3. Ventilador de coluna

Aparelho muito semelhante em características ao ventilador de mesa, o ventilador de coluna também é indicado para ambientes menores. Mas, em comparação ao modelo de mesa, ele se torna mais silencioso, tem altura ajustável e é mais eficaz em espaços médios.

4. Ventilador torre

O ventilador de torre é um eletrodoméstico moderno, que ocupa pouco espaço e proporciona uma ventilação uniforme em ambientes pequenos. Ele tem o design vertical e distribui o ar por meio de uma coluna interna. Entre as suas vantagens, estão a discrição do modelo e o pouco espaço que ocupa, porém, pode ser mais caro e menos potente que outros modelos.

5. Ventilador de parede

Muito usado em ambientes comerciais, o ventilador de parede é um aparelho grande e pesado que é fixado na parede, proporciona ventilação direcionada em uma área específica. Ele é muito potente em produzir vento, com seu jato chegando em até 20m² e pode ficar fixo ou girar.

A sua principal vantagem é liberar espaço no chão, mas ele pode não ser tão eficiente para ambientes maiores.

6. Mini Ventiladores Portáteis

Os mini ventiladores portáteis são aparelhos pequenos que oferecem ventilação pessoal direcionada e funcionam por meio de bateria ou pilha — o que é excelente para áreas com energia elétrica limitada. Mas atenção: o seu tamanho reduzido resulta em um alcance bastante limitado da ventilação.

7. Ventilador USB

Esse é uma espécie de mini ventilador portátil, mas que é alimentado por uma porta USB, como a de um computador ou adaptador. Assim como o modelo anterior, é eficaz em curtas distâncias, apenas para refrigeração própria.

A Frigelar possui muitas opções de ventiladores e circuladores de ar, todos com ampla tecnologia e com características perfeitas para garantir seu ambiente mais fresco. Além disso, ainda encontra ventiladores da linha EOS, marca própria da Frigelar, que garante toda a qualidade e segurança a você.

Gostou do nosso conteúdo? Não deixe de conferir as ofertas da Frigelar. Acompanhe as opções no site, no APP ou na loja física mais próxima da sua casa.

Como escolher o ventilador ideal?

Apesar de os ventiladores terem ótimas vantagens a oferecer para a sua casa, você deve considerar uma A escolha pelo modelo de ventilador ideal para você vai depender da sua necessidade e das características do ambiente. Além disso, é importante observar as próprias vantagens dos aparelhos e os extras que ele pode oferecer, como controle remoto, filtros de ar, função repelente e luzes embutidas.

Tamanho e tipo de ambiente

Antes de mais nada, comece avaliando o tamanho do ambiente, pois espaços maiores requerem ventiladores mais potentes. Eletrodomésticos maiores são melhores para quartos maiores ou áreas abertas, enquanto modelos menores funcionam bem em espaços pequenos, como quartos ou banheiros.

Aqui, considere também o tipo de ventilação desejada, se será mais direcionada ou ampla. 

Essas questões já vão te ajudar a definir os melhores modelos de ventiladores para você.

Nível de ruído

Se você planeja usar o ventilador durante a noite ou em um ambiente de trabalho silencioso, é importante escolher um modelo com baixo nível de ruído.

Velocidade do ventilador

Verifique se o ventilador tem ajuste de velocidade para que você possa ajustá-lo de acordo com suas necessidades. Alguns modelos têm vários níveis de velocidade, enquanto outros oferecem apenas duas ou três opções.

Consumo de energia

Verifique o consumo de energia do ventilador antes de comprá-lo, especialmente se você planeja usá-lo com frequência. Alguns modelos de ventiladores são mais eficientes em termos de energia do que outros.

Recursos adicionais

Alguns modelos de ventiladores vêm com recursos adicionais, como controle remoto, timer ou luz noturna. Considere se esses recursos são importantes para você.

Marca e qualidade

Pesquise sobre a marca e leia avaliações de outros consumidores para ter uma ideia da qualidade do produto e do atendimento ao cliente.

Quais as vantagens de utilizar um ventilador?

O ventilador é um aparelho simples e eficiente, com a finalidade de aliviar o calor em dias mais quentes. Além disso, esse aparelho ainda pode trazer diversos benefícios para quem o utiliza em casa ou no trabalho. Aqui estão algumas vantagens de usar um ventilador:

Refresca o ambiente

O principal benefício do ventilador é que ele pode ajudar a refrescar o ambiente, proporcionando uma sensação de frescor e conforto. Isso é especialmente importante em dias quentes de verão, quando a temperatura pode ficar muito alta.

Economia de energia

O ventilador é uma opção econômica em comparação com outros aparelhos de ar condicionado, pois consome menos energia. Além disso, o uso de um ventilador pode reduzir a necessidade de ligar o ar condicionado, economizando ainda mais energia.

Fácil de usar e manter

O ventilador é um aparelho fácil de usar e manter. Ele não requer instalação complicada e a limpeza é simples e rápida.

Portátil

O ventilador é portátil e pode ser facilmente transportado de um lugar para outro. Isso o torna uma ótima opção para quem precisa de resfriamento em diferentes locais, como em casa ou no escritório. Vale lembrar, que também existe ventiladores que são fixados e não se aplicam a essa característica.

Ajuda a melhorar a qualidade do ar

O ventilador pode ajudar a melhorar a qualidade do ar, especialmente em ambientes fechados, pois ajuda a circular o ar e reduzir o acúmulo de poeira e outros alérgenos.

Acompanhe a Frigelar 

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Organização sem Estresse: O Espaço de um Freezer Horizontal

Saiba como investir em um freezer horizontal pode garantir uma organização sem estresse para conservar seus alimentos em casa.

Continue Lendo...

Chá a Qualquer Momento: Uso Criativo da Chaleira Elétrica

Saiba como fazer um uso criativo da chaleira elétrica e porque ela pode ser ideal para diferentes funções na sua cozinha.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!