Passo a passo para a instalação de um ventilador de teto

Com cuidado, é possível instalar o aparelho com segurança

Publicado por Frigelar | 7 de dezembro de 2020

Atualizado em 14 de maio de 2021

É bastante improvável que você nunca tenha visto um ventilador de teto. Esse aparelho é um dos mais desejados por quem quer refrescar um ambiente, mas sem investir em um ar-condicionado e evitando o alto consumo de energia. 

Há diversos modelos: desde os mais simples até os aparelhos com lustre para várias lâmpadas. Além de ajudar a refrescar, o ventilador de teto é uma peça que compõe a decoração do seu espaço.

Ventilador de teto na cozinha
Além de refrescar a cozinha, o ventilador de teto confere uma estética mais elegante ao espaço

Na dúvida sobre qual escolher? Acesse o link e descubra qual é o ventilador ideal para você?

Contudo, na hora de montar, surgem várias dúvidas: qual a altura necessária em relação ao chão? Posso instalar no teto de gesso? Como montar o lustre e as pás? Como conectar os fios? Por isso, preparamos este artigo com algumas dicas práticas para a montagem e a instalação.

Dica: O processo pode ser complicado para quem não possui experiência ou habilidades manuais. Na dúvida, chame um técnico especializado. A instalação incorreta pode causar danos ao aparelho. 

Para um trabalho de qualidade e com refino estético, você precisa de escada, trena, furadeira, chave Philips, chave de fenda, chave teste/multímetro, alicate descascador de fios, alicate universal, passa fios, fita isolante, parafusos e buchas. Com esses itens em mãos, pode-se iniciar o processo de montagem e instalação. 

Diferentes tipos de teto

O ventilador pode ser instalado em forro de alvenaria (laje), forro de madeira e viga de metal.  No caso de forros falsos ou de gesso, é preciso ter cuidados redobrados para garantir a absoluta firmeza do aparelho. Em qualquer um deles, é preciso verificar se o teto pode suportar o peso mínimo de 25 kg.

Os fabricantes não recomendam a instalação em caixa de passagem plástica (caixa sextavada). Opte pela caixa de metal e verifique se a caixa de luz pode suportar a carga.

Ventilador de teto no quarto
Para garantir mais segurança, é preciso avaliar a qualidade do teto na hora de instalar

Passo a passo para a instalação do ventilador de teto

Há ventiladores de teto nas voltagens 110v e 220v. Adquira o modelo adequado para a tensão elétrica da sua residência. 

Antes de começar, lembre-se de desligar a chave geral de energia ou os disjuntores. Verifique as condições do teto onde o aparelho será colocado. A instalação deve ser feita em um teto que possa aguentar em torno de 25 kg de carga. Outro ponto importante é checar se as pás do ventilador ficarão a uma altura igual ou superior a 2,3 metros acima do piso e a uma distância mínima de 0,5 metro das paredes.

Montagem do ventilador

Cada modelo possui um padrão de montagem distinto, pois varia de acordo com a quantidade de pás e de lustres. Para esse passo, recomenda-se que você se oriente pelo manual de instruções do seu aparelho.

Nos modelos com pás de madeira, é preciso fixar as garras na parte superior da pá com parafusos e porcas. As pás de plástico já vêm com a garra fixada, assim facilitando a identificação do lado certo para montagem. Depois, basta fixar o conjunto no motor utilizando os parafusos e as porcas. Então, é a vez de montar o lustre e fixar a haste no eixo do motor. Para simplificar o seu trabalho, coloque o vidro do lustre e as lâmpadas somente após completar a instalação.

Está com dúvidas sobre a montagem? Vamos exemplificar com o ventilador de teto Ventisol Wind Light, um dos modelos mais procurados pelos consumidores. 

Montagem das pás

Como as pás já estão com a garra fixada, basta observar o lado correto para a montagem. Fixe o conjunto no motor com os parafusos e as porcas.

Montagem do lustre

Para a montagem do lustre Wind Light, encontre os fios que vêm embalados separadamente. Conecte-os no soquete. Passe esses fios internamente na ponte fixada ao soquete e por também por dentro do niple. Rosqueie o niple na ponte do soquete e aperte com a porca até sentir que está firme. Então, coloque o soquete por dentro da tulipa e prenda-o com a porca.

Como conectar o lustre ao motor

Os fios devem ser ligados a esse conjunto por dentro do motor, fazendo os fios de iluminação saírem junto aos fios do motor. Depois, é só rosquear o conjunto até encostar a porca no eixo do motor e garantir que está firme.

Fixação da haste

Na etapa de fixação da haste no eixo do motor, você deve colocar o copinho na haste pela parte de baixo e a canopla para a parte de cima. Encaixe a bucha na parte inferior da haste e coloque a haste no eixo do motor, passando o parafuso e fixando com a porca. 

A seguir, prenda o fio terra com parafuso no furo que está na parte de cima da haste. Passe os fios do motor e do lustre pela parte interna da haste através da abertura de passagem. 

Ainda tem dúvidas? Confira o vídeo do fabricante:

Instalação no teto

Observe que o ventilador de teto deve ser instalado junto à fiação fixa. Isso quer dizer que, se a sua casa tiver ligações bifásicas, é preciso utilizar um disjuntor bipolar para efetivar o desligamento do aparelho. 

Lembre-se: não segure o ventilador apenas pelos fios, a fim de evitar que se derrube ou cause danos à fiação. 

Faço furos no teto e acomode o suporte onde o ventilador será prendido. Verifique se há alguma folga. É importante que o aparelho tenha alguma folga para permitir o movimento enquanto estiver ligado. 

Ao todo, são utilizados cinco fios para conectar o aparelho à chave de energia: são dois fios para o motor, dois para o lustre e o fio terra. Caso um desses fios não for utilizado, deve-se usar um fio extra da parede até o teto. Para facilitar esse processo, use o passa fios.

Utilize a chave teste ou um multímetro para testar os fios antes de fazer as ligações. É necessário que se conecte os fios fase do motor do ventilador e do lustre ao fio fase da rede elétrica. Então, ligue o retorno da lâmpada ao retorno da chave de controle. O último fio a ser conectado é o de exaustão ao fio de ventilação do motor. Com fita isolante, encape tudo. 

A ordem dos fios é a seguinte: 

  • Ligue o fio fase do lustre (preto) e o fio fase do motor (vermelho) ao fase da rede (vermelho) (em rede 127v);
  • Conecte o retorno da lâmpada (preto) ao retorno da chave controle (preto);
  • Ligue o fio de exaustão e o fio de ventilação do motor (brancos) ao capacitor.

Chegou a hora de ligar os fios na chave de controle. Pegue a chave de controle que acompanha o seu produto e troque o interruptor de luz por ela. 

Assim, ligue o fio da chave de controle no retorno da lâmpada. Conecte os dois fios da chave aos fios do motor. Em seguida, ligue o fio de alimentação à energia. Não se esqueça de isolar o outro fio. Encape todas as ligações com fita isolante. Por fim, insira as lâmpadas e o vidro do lustre. 

Como checar o balanceamento do ventilador de teto

Para garantir o bom funcionamento do aparelho e sua vida útil, é imprescindível que se observe se as pás do ventilador estão balanceadas. Para isso, primeiro verifique se as pás não têm curvaturas (empenamento). Depois, é a vez de ver se os parafusos estão apertados adequadamente. 

Confira se a ponta de cada pá está à mesma distância do teto, assim como a distância paralela entre elas. Ao ligar o ventilador, ele deve funcionar de forma fluída, sem trepidar. 

Se mesmo depois de verificar todos esses fatores o seu aparelho estiver balançando, recomenda-se que retire as pás e gire o ventilador sem elas. Assim, caso pare de oscilar, isso significa que o jogo de pás deve ser substituído.

Quer saber mais sobre ventilação? Confira os artigos: 

Acompanhe a Frigelar nas redes sociais:

Veja também!

Fique por dentro do PMOC e saiba a importância dessa exigência para as câmaras frias

O bom estado do sistema de climatização está ligado às melhores condições de saúde ocupacional

Continue Lendo...

Câmara frigorífica com umidade: quais são as causas e como resolver esse problema?

Confira três dicas imprescindíveis para evitar a umidade na câmara fria

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!