Quais são os tipos de filtros de água e como escolher o melhor para você?

O filtro protege você e a sua família dos agentes contaminantes da água

Publicado por Cristiane | 26 de outubro de 2020

Atualizado em 4 de julho de 2023

Se você possui um purificador de água é porque conhece bem os seus benefícios. Assim como outros eletrodomésticos, o purificador demanda manutenções periódicas, a fim de garantir a sua eficiência e durabilidade. É por isso que o refil do filtro é o assunto deste artigo. 

O filtro é o coração do sistema de purificação de água. Sem ele, é impossível ter certeza que a água que se está consumindo é pura. Mas na hora de comprar o produto, é preciso ter alguns cuidados em relação à qualidade e, também, sobre como descartar o filtro anterior. 

Reunimos as principais dúvidas sobre o assunto. Continue lendo para esclarecê-las: 

Para que servem os filtros de água?

O filtro de água — também chamado de refil ou vela — é o elemento filtrante que o purificador de água utiliza para reter partículas sólidas no líquido e evitar a proliferação de bactérias. 

O purificador de água, por sua vez, serve para assegurar a qualidade da água eliminando impurezas e sujeiras (como barro e areia), assim como o excesso de cloro ou odores e sabores indesejáveis.

Isso é necessário porque, por mais que seja tratada pelas companhias de saneamento, a água pode apresentar altos índices de contaminação devido à falta de manutenção da tubulação e higiene das cisternas, caixa d’água e torneiras. 

Além disso, a quantidade de cloro utilizada nas estações de tratamento para a desinfecção da água pode ser mais alta que a recomendada para o consumo, causando irritação e coceira na pele e nas mucosas. 

Por isso, ao diminuir a quantidade de cloro concentrado, o purificador reduz o gosto e o cheiro da água tratada, bem como mantém os índices aceitáveis de ingestão da substância. 

Em relação ao controle de bactérias, alguns filtros atuam de forma bacteriostática. Isso significa que são capazes de impedir a proliferação das bactérias do tipo Pseudomonas Aeruginosa, causadoras de diferentes tipos de infecções. 

Já os refis com ação bacteriológica não apenas controlam a proliferação como também eliminam as bactérias presentes. 

Portanto, o sistema de purificação de água na casa do consumidor é  complementar e essencial para garantir a qualidade da água. Assim, você pode evitar possíveis doenças ocasionadas pelo consumo de água contaminada.

Quais são os principais tipos de filtros de água?

Existem muitas formas de fazer a filtragem da água e esses tipos de filtro são mais ou menos eficazes a partir de diversos fatores. A seguir, conheça os principais e entenda como funciona cada um deles!

Filtro de barro

Um filtro de barro faz a filtração da água com a ajuda da gravidade. O dispositivo é repartido em uma parte superior e outra inferior, divididas por uma camada de barro. Na parte de cima, ficam duas velas que retêm partículas de sujeira,e a água limpa é direcionada para baixo. 

Filtro de água Soma

O filtro Soma é um dispositivo sustentável e completamente biodegradável feito a partir de um composto plástico encontrado em certos alimentos, como na casca do coco. Ele é capaz de remover o cloro, metais pesados e outros contaminantes. 

Filtro de osmose reversa

No sistema de filtragem da osmose reversa, a água não tratada é empurrada em direção a membrana semipermeável e filtros de carbono com o auxílio de uma bomba de pressão. Ela passa pelos dispositivo deixando para trás partículas de sujeira não dissolvidas. 

Filtro de água de luz ultravioleta

Nos filtros de água de luz ultravioleta, o líquido contaminado é posto contato com lâmpadas especiais que emitem uma luz violeta com um determinado comprimento de onda que tem capacidade de alterar o DNA de microorganismos. 

Filtro de água de carbono

Este tipo de filtro de água faz a purificação do líquido a partir do carvão que, quando ativado, quebra as partículas que formam substâncias nocivas para a saúde, como as bactérias.

Filtro de água ozonizador

O tratamento com ozônio é utilizado em diversos processos de descontaminação ambiental, inclusive da água. Sendo assim, o que os filtros ozonizadores fazem é captar o oxigênio e transformar o gás em ozônio, aplicando-o na água no reservatório. 

Além dessa categorização por modo de funcionamento, os tipos de filtros de água também são separados em classes a partir do nível de impurezas que conseguem reter.

Quais são as classes de filtros de água?

As partículas contaminantes da água são praticamente invisíveis a olho nu. Para ter uma ideia, a menor partícula que nosso olhos podem identificar possui 40 micra (µ). Isso chega a ser cinco vezes menor que um grão de areia, que costuma medir 200 µ.

Para garantir a qualidade dos refis, o Inmetro elaborou uma classificação de eficiência na retenção de partículas, de acordo com o seu tamanho. Essa esquematização possui seis níveis de categorização, nomeados de A até F. 

O nível classe A é capaz de reter todas as impurezas, por menor que sejam. Já a classificação F retém apenas as partículas maiores, fazendo um trabalho básico de purificação. Entenda mais: 

Classe A: retém entre 0,5 a 1 µ de partículas;

Classe B: retém entre 1 a 5 µ de partículas;

Classe C: retém entre 5 a 15 µ de partículas;

Classe D: retém entre 15 a 30 µ de partículas;

Classe E: retém entre 30 a 50 µ de partículas;

Classe F: retém entre 50 a 80 µ de partículas.

A classe do seu refil pode ser observada na caixa do produto ou no site do fabricante. É importante ressaltar todos os níveis são aprovados pelo Inmetro. Ou seja, possuem capacidade de purificação da água adequada para o consumo. 

Confira também: Bebedouro ou purificador de água: quais são as diferenças entre eles?

Purificador de água Consul
O purificador de água é o maior aliado da sua saúde

Quando e como descartar o filtro usado?

Normalmente, o mais indicado é fazer a substituição do seu filtro de água a cada seis meses para manter a qualidade e eficiência do processo de filtragem.

Depois de substituir o refil, chega a hora de destinar corretamente o filtro antigo. Nessa hora, as dúvidas mais frequentes são se o produto é reciclável, se é possível descartar no lixo comum ou, ainda, se há algum risco de contaminação do meio ambiente. 

Os resíduos são categorizados, de acordo com a norma NBR 10004, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), nas seguintes classes: 

Classe I: perigosos (inflamáveis, corrosivos, reativos, tóxicos ou que apresentam risco biológico);

Classe II: não perigosos, que podem ser divididos em:

Classe II A: não inertes (são biodegradáveis, possuem combustibilidade ou solubilidade em água);

Classe II B: inertes (resíduos que não se degradam, como pedras, tijolos, areia e isopor).

O filtro é composto por carvão ativado, um resíduo considerado “não inerte”, e a embalagem é de plástico. Por isso, o refil pode ser destinado como lixo descartável. Se possível, coloque-o na lixeira vermelha, específica para o descarte de plásticos. 

Qual tipo de filtro de água comprar?

Por mais que os refis similares sejam compatíveis com diversos modelos de purificador, é preciso estar atento às especificações técnicas. Se você optar pelo similar, verifique se tem a mesma eficácia de filtragem. 

Para fazer esta avaliação, leve em consideração se o similar possui selo do Inmetro. Este instituto é responsável por regulações e especificações de produtos, certificando a qualidade da matéria prima, fabricação, medição e conservação. Todas as marcas sérias passaram pelos testes de desempenho conforme a norma NBR 16098:2012 do Inmetro. 

Além disso, verifique a tabela de desempenho, comparando a classe de retenção de partículas, se o refil reduz cloro livre e se possui eficiência bacteriológica. Só assim é possível garantir que o seu novo filtro é de qualidade. 

Quer saber mais sobre purificadores de água? Confira os artigos: 

Na Frigelar, você encontra os refis originais e similares das principais marcas do mercado. Consulte o nosso site e veja os modelos de filtro de água disponíveis!

Acompanhe a Frigelar nas redes sociais:

Veja também!

Máquina de gelo EOS: sua bebida sempre gelada

A máquina de gelo EOS promete um design sofisticado e muito mais praticidade para você manter as suas bebidas sempre geladas.

Continue Lendo...

Potência do ar-condicionado para o quarto

O ar-condicionado é um item importante para garantir o conforto térmico, mas desde que a potência seja a correta.

Continue Lendo...

Eletrodomésticos inteligentes: Como reduzir o consumo

Tecnologia, praticidade e economia, sempre estão entre as principais vantagens dos eletrodomésticos inteligentes.

Continue Lendo...

Câmara de Cerveja EOS: ideal para o seu comércio

Conheça a nova Câmara de Cerveja EOS que vai lhe proporcionar o melhor custo-benefício e transformar o seu comércio

Continue Lendo...

Gases refrigerantes EOS: segurança e preservação

A Frigelar se preocupa com a sua segurança! Os gases refrigerantes EOS, possuem alta qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Continue Lendo...

Frigelar em Londrina: A Sua Mais Nova Loja no Paraná!

Visite a Frigelar em Londrina e conheça a mais nova filial da líder em refrigeração e climatização no mercado nacional!

Continue Lendo...

APAS 2024: A Frigelar no Maior Evento de Bebidas e Alimentos das Américas

Líder e referência no mercado nacional em climatização e refrigeração, a Frigelar confirma a sua presença no evento da APAS 2024.

Continue Lendo...

Sobre o blog

O Blog da Frigelar nasceu do intuito de tirar todas suas dúvidas sobre ar-condicionado, refrigeração e ainda trazer dicas especiais para que seu dia a dia seja cada vez mais tranquilo, confortável e repleto de bem-estar!